Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Fibrenamics lança nova Plataforma Digital de I&D

Fibrenamics lança nova Plataforma Digital de I&D
Share it:
Plataforma Internacional da Universidade do Minho distinguida pela Comissão Europeia como exemplo a seguir na promoção da cooperação entre universidades e empresas.

Fibrenamics lança nova Plataforma Digital de I&D

A Fibrenamics, plataforma internacional da Universidade do Minho, acaba de lançar uma nova Plataforma Digital que tem como objetivos a aproximação da comunidade empresarial e a divulgação de conhecimentos científico e tecnológico, assim como o reforço e a consolidação a nível internacional do trabalho desenvolvido por este grupo de investigação aplicada ao mundo das fibras.

Esta mais recente versão da plataforma Fibrenamics apresenta um conjunto de novas ferramentas que visam a divulgação do conhecimento científico sobre materiais fibrosos e as suas inúmeras aplicações. Com mais conteúdo técnico, como relatórios de intelligence, eBooks, artigos e webinars, esta nova plataforma tem ainda uma área de acesso privado com fóruns para networking e partilha de experiências com especialistas, possibilidade de troca de mensagens entre os membros registados e o acesso a uma ferramenta de Technology Trend Mapping.

“A geração, valorização e a transferência de conhecimento está na génese da Fibrenamics, é com base nessas três premissas que desenvolvemos o nosso trabalho diário. É por isso que apostamos nesta nova plataforma com a publicação de mais conteúdos e ações de formação avançada, como conferências e workshops, que visam valorizar e responder às necessidades de I&D dos nossos parceiros, ao mesmo tempo que contribui para o incremento qualitativo e quantitativo do conhecimento científico respeitante ao extraordinário mundo das fibras”, afirma Raul Fangueiro, Coordenador da Fibrenamics.

Tendo como missão ser um denominador comum para a inovação e cooperação multissetorial, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico e a competitividade empresarial, de forma sustentada, a plataforma da Fibrenamics tem ainda uma área de gestão de projetos para as empresas com as quais estão a desenvolver produtos em conjunto, para que possam acompanhar o processo.

A Fibrenamics tem atualmente mais 1500 membros de países como Portugal, Brasil, Índia, Itália ou Holanda, e trabalha diariamente com cerca de 300 empresas em todo o mundo no desenvolvimento de produtos inovadores. Todas as atividades e o trabalho desenvolvido no que respeita à transferência de conhecimento e tecnologia junto do meio empresarial e a promoção da cooperação entre empresas e universidades, levaram a Comissão Europeia a distinguir a Plataforma Internacional Fibrenamics como caso de estudo e um modelo a seguir a nível Europeu.

Alicerçada numa equipa multidisciplinar, com áreas científicas que vão desde uma multiplicidade de engenharias (Têxtil, Civil, Polímeros, Biomédica, Mecânica, Materiais, Química, Eletrónica, etc.) até às ciências humanas e da comunicação, a Fibrenamics possui 45 patentes, mais de 700 artigos publicados em conferências e revistas científicas, e tem diversos produtos inovadores desenvolvidos conjuntamente com agentes industriais que estão a ter sucesso no mercado.

“A recente elaboração do white paper para a produção das máscaras de proteção contra a Covid-19 é apenas um dos exemplos do trabalho que a equipa da Fibrenamics tem vindo a desenvolver para dar resposta às necessidades de muitas empresas e também aos desafios que surgem na sociedade. A disponibilização deste e outro tipo de documentos na nossa plataforma visa exatamente promover essa partilha de conhecimento entre a comunidade científica, as empresas e as universidades”, reforça o professor da Universidade do Minho, Raul Fangueiro.

Nova plataforma da Fibrenamics disponível em https://www.fibrenamics.com/
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: