Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Álvaro Filho escreve Livro ao Vivo

Álvaro Filho escreve Livro ao Vivo
Share it:
Escritor premiado mostra nas redes sociais como se faz um romance


Não é uma aula de escrita criativa nem tão pouco um colóquio literário. Em Livro ao Vivo, o escritor Álvaro Filho mostra o processo de escrita de um romance que promete ser o mais pertinente do ano de 2020. O autor afirma: "Durante a quarentena criativa na web, cada um colabora com o que sabe fazer: os chefs cozinham, os músicos tocam, os personal trainers dão treino e parece-me lógico que o escritor, escreva."

"Delito, Amor e Pandemia" é o título do livro que Álvaro Filho está a escrever à vista de todos, em tempo real, palavra a palavra. Através da página do autor na rede social Facebook é possível acompanhar como se constrói um texto literário. O título não deixa margem para dúvidas, em plena pandemia de coronavírus, numa Lisboa cada vez mais deserta e assustada, quatro jovens delinquentes que ganham a vida em pequenos golpes tentam reverter a crise provocada pela quarentena dos seus clientes com "visitas" aos apartamentos dos infetados que estão no hospital. Só não contavam com os rumos que a pandemia iria tomar nem com os efeitos colaterais de um vírus bastante conhecido dos homens, mas ainda assim, incontrolável: o amor.

As sessões de Livro ao Vivo ocorrem habitualmente ao fim da manhã e no princípio da noite e o escritor compromete-se a não escrever fora deste horário de trabalho. Nos diretos que faz no Facebook, Álvaro Filho explica a estrutura do romance, edita o texto, muda a voz das personagens, responde a perguntas dos espectadores. "Sempre achei estranho e, até, comovente a história de que o escritor está condenado a um ofício solitário. Talvez a tecnologia permita também partilhar a solidão," explica o escritor.

O projeto Livro ao Vivo, tem a duração prevista de duas semanas, devendo terminar durante a Páscoa, altura em que se previa o fim da quarentena. Durante esse período, o escritor terminará o romance que levanta o véu sobre o que pode vir a acontecer em Portugal.

Premonições e prémios de um escritor

A ligação com a atualidade é uma marca fundamental dos textos de Álvaro Filho. Em junho de 2019 surpreendeu tudo e todos ao lançar um policial que seria apontado pela crítica como uma espécie de premonição sobre os assassinatos que viriam a ocorrer nesse verão, em contexto de especulação imobiliária. Em “Alojamento Letal”, Álvaro Filho montou uma trama em torno de um assassino em série e da sua provável próxima vítima. Nada naquele romance policial é o que parece e o exercício de leitura é verdadeiramente surpreendente.

Jornalista, escritor, autor premiado, Álvaro Filho nasceu no Brasil e vive em Lisboa. Com “Meu Velho Guerrilheiro” venceu o Prémio Literário da Academia Pernambucana de Letras 2017, na categoria Ficção, com o "Curso de Escrita de Romance - Nível 2" tornou-se o Grande Vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura 2016 e escreveu também "Tudo que as mulheres queriam saber sobre futebol, mas tinham medo de perguntar" e "Jornalismo para Iniciantes". O conto “Otelo” valeu-lhe o prémio Novos Talentos Escrita Fnac, em 2018 e nesse ano foi também semifinalista do Prémio Oceanos.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: