Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Comemore o Dia do Livro com o Google Arts & Culture

Comemore o Dia do Livro com o Google Arts & Culture
Share it:
O dia 23 de abril é uma data especial para os fãs de leitura e para os bibliófilos. Assinala-se o Dia Mundial do Livro, uma comemoração mundial que procura promover a leitura e reconhecer esta indústria e os direitos de autor. Os leitores ávidos podem celebrar este dia no Google Arts & Culture, que reúne inúmeras coleções sobre a vida de autores conhecidos, a história dos livros e da leitura, para além de passeios virtuais por incríveis bibliotecas do mundo -- o que vai permitir que os leitores comemorem este dia a partir das suas casas.

Comemore o Dia do Livro com o Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture nasceu em 2011 para oferecer a possibilidade de explorar a arte, a história e as maravilhas de uma forma muito próxima. Destacamos, abaixo, algumas das coleções literárias que podem ser visitadas na plataforma a partir do sofá de casa:

Uma breve história dos livros

Através da coleção "Livros: dos pergaminhos aos ecrãs", os utilizadores vão poder descobrir como os livros passaram de pergaminhos manuscritos a publicações digitais. Também poderão descobrir quais foram os primeiros livros deste género, como o primeiro atlas moderno ou o primeiro livro de contabilidade. A exposição virtual contém uma experiência com o Google Books, através do qual os utilizadores podem obter recomendações literárias a partir de imagens. Além disso, entre outras opções, a coleção oferece um espaço de destaque que abrange as diferentes etapas da elaboração de um manuscrito medieval.

Explore as bibliotecas mais incríveis do mundo

Para comemorar o Dia do Livro, os utilizadores podem visitar virtualmente algumas das bibliotecas mais emblemáticas em diferentes partes do mundo através da coleção ' 10 bibliotecas incríveis em todo o mundo'. Entre elas está a Biblioteca Marciana, em Veneza, que possui uma das maiores coleções de textos clássicos do mundo, a Biblioteca Barroco Clementinum, construída em 1622 em Praga ou a Biblioteca Antiga do Trinity College, em Dublin. Além disso, os utilizadores vão poder explorar a brilhante sala de leitura branca de cinco andares da biblioteca pública de Estugarda ou até a famosa Sala de Leitura Real Portuguesa no Rio de Janeiro. Em Portugal, também pode ficar a conhecer ou voltar a visitar, se for o caso, a biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, uma das mais importantes bibliotecas portuguesas, com um valioso acervo de cerca de 30.000 volumes. Este acervo é único em Portugal e raro em todo o mundo. Há exemplares únicos em Portugal e em alguns casos apenas mais dois ou três em todo o mundo.

Descubra os lugares que inspiraram obras famosas da literatura

Através da plataforma, os utilizadores podem fazer uma viagem pelos diferentes lugares que inspiraram diferentes autores nas suas obras mais conhecidas mundialmente. Por exemplo podem fazer uma viagem pela vida de Virginia Woolf em Londres pelo Street View e ver os lugares que marcaram a sua obra. Os fãs das irmãs Brontë podem descobrir os lugares que inspiraram o trabalho das três irmãs através de um tour literário virtual. E, por último, através da coleção '10 lugares para os amantes de Jane Austen', os utilizadores podem explorar os lugares que inspiraram as obras da autora inglesa como Orgulho e Preconceito, Emma ou Mansfield Park, bem como os locais de filmagem das suas adaptações para a televisão e para o cinema bem como os lugares que marcaram a vida da autora.

Conheça a vida e obra de Miguel de Cervantes

O Dia do Livro coincide com a morte de autores bem conhecidos, incluindo os autores Miguel de Cervantes e William Shakespeare. Cervantes é um dos autores espanhóis mais reconhecidos em todo o mundo, e no Google Arts & Culture há diferentes coleções sobre a vida e obra do autor espanhol. Os utilizadores poderão fazer uma viagem pela Espanha de Cervantes e pelos diferentes lugares que o autor representa em Don Quixote; assim como poderão conhecer as suas personagens literárias, desde a primeira obra, La Galatea até à última, Los trabajos de Persiles y Sigismunda. Os utilizadores também têm ainda a oportunidade de conhecer em profundidade a vida do autor e fazer um tour pelo seu Museu Casa Natal.

Faça também uma Visita Guiada pelo Mundo com o Poeta Luís Vaz de Camões e conheça melhor o maior poeta de Portugal e os locais que visitou.

Recuperar o mundo mágico de Harry Potter

Através da coleção 'Harry Potter: Uma História Mágica', os utilizadores podem passear pela exposição da Biblioteca Britânica sobre a obra de J.K Rowling e seguir a viagem onde tudo começou. Além disso, também é possível explorar as ilustrações da coleção de livros da saga e os primeiros rascunhos dos manuscritos da própria autora. Trata-se de uma coleção mágica através da qual os utilizadores podem conhecer os quase seis metros de pergaminho de Ripley, um manuscrito extraordinário que descreve como criar a lendária Pedra Filosofal e ver as criaturas mágicas dos livros. Para aqueles que pretendam estudar como se fossem um verdadeiro feiticeiro ou bruxa esta coleção contém várias exposições on-line com as diferentes disciplinas ensinadas nas aulas de magia de Hogwarts, como as aulas Poções, Defesa Contra as Artes das Trevas ou Lidar com Criaturas Mágicas.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: