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Como a Google Cloud está a ajudar durante o COVID-19

Como a Google Cloud está a ajudar durante o COVID-19
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Estamos no meio de um momento extraordinário - não apenas para as nossas equipas, colegas e clientes, mas para o mundo em geral. O impacto do novo coronavírus (COVID-19) criou muitos novos desafios e, para muitos de nós, exigiu a adoção de novas formas de trabalhar.

Como a Google Cloud está a ajudar durante o COVID-19

Em todo o mundo, empresas e utilizadores dependem do Google Cloud para os ajudar a permanecer ligados e a fazer o seu trabalho.

E a Google leva esta responsabilidade muito a sério. Hoje, a Google partilha muitas das formas pelas quais está a trabalhar para apoiar empresas, instituições governamentais, investigadores e outros.

Vamos ver algumas.

Post de Thomas Kurian, CEO, Google Cloud

Ajudar os funcionários a trabalhar remotamente a permanecerem ligados

À medida que mais e mais empresas dependem da conexão da força de trabalho em casa para manter a produtividade, deparámo-nos com um aumento significativo na utilização do Google Meet, o nosso produto de videoconferência, numa escala que nunca tínhamos visto antes. Nas últimas semanas, o crescimento diário do Meet ultrapassou os 60% e, como resultado, a sua utilização diária cresceu 25 vezes face a Janeiro. Apesar deste crescimento, a procura tem estado dentro da capacidade de nossa rede.

Porque sabemos como é fundamental manter os colegas ligados e empenhados para a continuidade dos negócios, tornámos as funcionalidades avançadas do Google Meet gratuitas para todos os clientes do G Suite e G Suite for Education, a nível mundial. Também disponibilizamos o Meet Hardware em mais mercados, incluindo Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan, Indonésia e África do Sul, de forma a garantir que os clientes têm o hardware certo para complementar a sua solução Meet.

Escutámos o feedback de várias empresas sobre como o G Suite os ajudou na transição para o trabalho remoto. O Groupe Macif (MACIF), associação francesa, líder em seguros mutualistas conseguiu garantir a continuidade do negócio e manter o vínculo entre os seus colaboradores através do G Suite, já implementado junto de 8.000 colaboradores. A equipa do Groupe MACIF passou das suas reuniões presenciais para mais de 1.300 videoconferências diárias no Google Meet e a utilização de salas virtuais colaborativas facilitou o contato humano e a capacidade de resposta num período inesperado de trabalho remoto.

A empresa coreana de jogos Netmarble disse-nos que o G Suite ajudou-os na transição de toda a empresa para o trabalho em casa de forma tranquila, afirmando que: “Com a videoconferência através do Google Meet, a colaboração via Google Docs e com acesso a todos os dados disponíveis no Google Drive, não há realmente nenhuma diferença ao trabalhar em casa ou no escritório”.

Oferecer oportunidades de formação para funcionários com qualificações

À medida que as pessoas fazem a transição para o trabalho remoto e a aprender em resposta ao COVID-19, muitas dessas pessoas procuram desenvolver as suas competências e aumentar os seus conhecimentos enquanto estão em casa. Para as ajudar, estamos a disponibilizar o nosso portfólio de recursos de aprendizagem do Google Cloud, incluindo o nosso extenso catálogo de formações, workshops práticos no Qwiklabs e webinars interativos do Cloud OnAir sem qualquer custo até ao próximo dia 30 de abril. Qualquer pessoa pode ganhar experiência em cloud através dos nossos workshops onde quer que se encontre - e aprender como criar um protótipo de uma aplicação, criar modelos de previsão e muito mais - e ao seu próprio ritmo. As equipas também podem desenvolver as suas capacidades através dos nossos cursos a pedido nas plataformas Pluralsight e Coursera. Entre os mais populares incluem-se Cloud Architecture e Data Engineering que estão agora disponíveis para todos.

Como estamos a ajudar as organizações governamentais e instituições de ensino


Apoiar os esforços dos governos para combater a COVID-19

Estamos a trabalhar com organizações governamentais de todo o mundo em projetos como o desenvolvimento de tecnologia de conversação baseada em IA para ajudar estas entidades, com imenso trabalho, a responder mais rapidamente às solicitações dos cidadãos; reforçando os websites de agências governamentais que disponibilizam informações críticas ao público com o acesso gratuito à Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN) e a serviços de load-balancing; e disponibilizando serviços e ferramentas para rastrear a propagação do vírus.

Nos EUA, estamos a trabalhar com a Casa Branca e a apoiar instituições no desenvolvimento de novas técnicas de mineração de texto e de dados para analisar o COVID-19 Open Research Dataset (CORD-19), a mais extensa coleção de literatura sobre coronavírus legível para máquinas até ao momento.

Também estamos a trabalhar com agências estaduais como o Departamento de Saúde do Estado de Oklahoma em soluções para a equipa médica se envolver remotamente com pessoas em risco que possam ter sido expostas ao coronavírus. Em 48 horas, o departamento implementou uma aplicação que permitiu à equipa médica acompanhar diretamente as pessoas que mostravam sintomas e direcionava os cidadãos afetados aos locais de teste. Trabalhámos com o nosso parceiro MTX Group para criar a aplicação e agora estamos a implementá-la com os governos da Flórida, Nova York e em muitos outros estados para que possam usar as nossas ferramentas para entender como a propagação do vírus está a afetar os cidadãos e os sistemas de saúde estatais.

Internacionalmente, estamos a trabalhar com vários governos para fornecer soluções e ferramentas de colaboração para rastrear a disseminação do COVID-19. Por exemplo, em Espanha, criámos uma aplicação para o governo regional de Madrid ajudar os cidadãos a realizar autoavaliações dos sintomas do coronavírus e oferecer orientação e aliviar o sistema de saúde. O governo espanhol também planeia implementar esta aplicação noutras regiões do país nos próximos dias. Na Itália, os mais de 70.000 funcionários que trabalham no sistema de saúde da região de Veneto confiam no G Suite para manter o seu alto nível de serviço e atendimento aos pacientes durante a crise do COVID-19. Esta semana, o Departamento de Saúde do governo australiano lançou a sua aplicação Coronavirus Austrália. Desenvolvida na Google Cloud, a aplicação oferece informações e conselhos em tempo real sobre a pandemia do COVID-19.

E no Peru, o Poder Judicial está a utilizar o Google Meet para continuar a trabalhar durante a quarentena em todo o país. Através de videoconferências realizam reuniões internas e também audiências. Ao fazerem isto, advogados e funcionários judiciais não precisam comparecer fisicamente no tribunal e, assim, impedem a propagação do vírus enquanto mantêm a administração da Justiça no país.

Auxiliar instituições de ensino com conteúdo, ferramentas e ensino à distância

As instituições de ensino foram particularmente afetadas pelo coronavírus e estamos a realizar várias iniciativas para as apoiar, desde a disponibilização de conteúdo gratuito e ferramentas educativas ao apoio a iniciativas de ensino à distância que ajudam os educadores a continuarem a ensinar os alunos que estão em casa.

Por exemplo, nas últimas semanas, lançámos o Google Classroom para mais de 1,3 milhões de estudantes na cidade de Nova York, para que possam continuar virtualmente o seu ano escolar a partir de casa. E continuamos a fornecer infraestrutura crítica para a organização de educação sem fins lucrativos Khan Academy, que apoiou 18 milhões de alunos por mês antes da crise. Desde o início do encerramento das escolas, a Khan Academy está a registar um crescimento recorde em todas as métricas: o tempo gasto no website é aproximadamente 2,5 vezes o normal, os registos dos alunos e professores aumentaram cerca de seis vezes face ao mesmo período do ano passado, e os registos dos pais aumentaram 20 vezes do que o normal.

Na Malásia, onde as escolas estão fechadas devido ao COVID-19, temos vindo a organizar seminários on-line diários para professores, informando-os sobre como podem aproveitar as ferramentas do Google para ensinar em casa.

E na Indonésia, fornecemos a infraestrutura da tecnologia para a plataforma de serviços de educação on-line Ruangguru, que abriu um serviço gratuito de escola on-line em resposta ao encerramento de escolas na Indonésia e que foi acedido por mais de um milhão de alunos no primeiro dia.

Em Itália, trabalhámos com o Ministério da Educação - o órgão responsável por milhões de crianças italianas em idade escolar - para mudar rapidamente os alunos para o ensino remoto. As nossas equipas uniram-se e os engenheiros trabalharam durante várias horas ininterruptamente para acelerar o processo de inscrição e até disponibilizando um suporte virtual para ativação e apoio. O resultado foi que o Ministério da Educação conseguiu ajudar a colocar online milhões de estudantes numa questão de dias.

Como estamos a ajudar outras organizações


Apoio a investigadores, hospitais e mais

A saúde é a indústria mais atingida durante uma pandemia e a tecnologia pode ser uma ferramenta crítica para ajuda. Estamos a proporcionar soluções para ajudar a comunidade de investigação científica a identificar novas terapias e tratamentos e auxiliar os sistemas hospitalares no rastreamento da pandemia e proporcionando soluções de telemedicina e monitorização remota de pacientes.

No campo da investigação científica estamos a disponibilizar gratuitamente conjuntos de dados públicos para consultas, como dados do Johns Hopkins Center for Systems Science and Engineering COVID-19 data, do U.S. Census Bureau's American Community Survey e do OpenStreetMaps. Estamos também a disponibilizar $20 milhões em créditos da Google Cloud para instituições académicas e organizações de investigação que estudam potenciais terapias e vacinas, fazem o rastreamento de dados críticos e identificam novas formas de combate ao COVID-19. Investigadores de instituições académicas acreditadas poderão submeter uma proposta ao COVID-19 High Performance Computing Consortium, enquanto que os investigadores que precisam da capacidade da Google Cloud para trabalhos sobre o COVID-19 poderão submeter propostas diretamente a nós.

Na semana passada, juntamo-nos à COVID-19 Healthcare Coalition, um grupo de organizações de saúde, de tecnologia e de investigação que se juntou para partilhar recursos e lutar contra o vírus. Entre os membros da coligação incluem-se athenahealth, Mayo Clinic, University of California Health System entre outros. Enquanto parte da coligação estamos a ajudar a criar um sistema de troca de dados que permita aos membros da coligação a partilha e análise de dados com segurança - em última instância permitindo que muitos investigadores de topo a nível mundial trabalhem os dados em conjunto.

Estamos também a apoiar os hospitais de várias formas. Na Ásia, desde o surto de COVID-19 muitas pessoas recorreram aos serviços de telemedicina do Doctor Anywhere e optaram por consultas de vídeo com médicos locais registados e com medicação entregue nas suas casas. De acordo com Rishik Bahri, Chief Technology Officer, da Doctor Anywhere, “registámos um acréscimo de 70% na nossa aplicação de telemedicina desde o surto do coronavírus e é mais importante do que nunca proporcionar aos utilizadores e parceiros um acesso simples e igual à aplicação Doctor Anywhere.”

No Reino Unido, o sistema público de saúde (NHS) está a explorar a utilização do G Suite para lhes permitir recolher informação em tempo real e crítica sobre a resposta hospitalar ao COVID-19, como os níveis de ocupação hospitalar, incidentes e capacidade de emergência.

Apoio a retalhistas, fabricantes e outros negócios

As empresas estão a enfrentar globalmente desafios sem precedentes em termos de previsão da procura da parte dos clientes e com o impacto do Covid19 nas cadeias de abastecimento globais. Para ajudar na parte da procura ativámos o nosso protocolo de Black Friday/Cyber Monday para retalhistas e outras empresas, registando acréscimos exponenciais de tráfego - reunindo serviços profissionais, gestores técnicos e recursos de apoio ao cliente para, em conjunto, apoiarem, planearem e reagirem à procura dos utilizadores durante estes períodos movimentados.

Um dos maiores retalhistas canadianos - Loblaw - pediu a nossa ajuda no acréscimo do tráfego para o seu serviço de entrega de mercearia e para a sua plataforma de recolhas. A equipa da Google Cloud disponibilizou-lhe os recursos para garantir que podiam escalar o seu sistema e ajudar as pessoas a poderem obter comida e outros bens essenciais durante este período. Hesham Fahmy, GM at Loblaw Companies Limited explica: “A equipa da Google Cloud foi um parceiro fantástico durante este tempo de constante mudança. Apreciámos o nível de envolvimento e de ajuda que a Google nos proporcionou. É por uma grande causa: fazer com que os canadianos não tenham que com que se preocupar com os bens essenciais nestes tempo de incerteza”.

O retalhista alemão de moda de luxo Breuninger emprega 5000 pessoas e decidiu encerrar temporariamente 11 lojas e focar-se apenas na sua loja online. Toda a equipa, subitamente, a trabalhar remotamente apresentava grandes desafios e as ferramentas colaborativas para videoconferência que tinham eram incapazes de lidar com o acréscimo súbito de utilização. A equipa da Google Cloud conseguiu, em 48 horas, ajudar a colocar 1100 funcionários da empresa a funcionar no G Suite - com mais colaboradores a serem adicionados nos próximos dias. Além disso, estão a explorar formas de interagir com os clientes através de novos serviços digitais permitidos pelo G Suite.

Proporcionar uma plataforma estável para telecoms, media e entretenimento

As empresas de telecomunicações e de entretenimento estão a observar diferentes desafios. Enquanto que a indústria de telecomunicações está a trabalhar arduamente para manter as pessoas conectadas, a indústria de media viu crescer a procura à medida que as pessoas procuram por notícias e entretenimento e a indústria de videojogos também está a viver um grande pico de utilização já que mais pessoas estão a ficar em casa. Estamos a trabalhar com algumas das maiores agências de notícias e publishers de gaming de forma que as pessoas possam continuar informadas e tenham algum divertimento nestes tempos desafiantes.

Os operadores de telecomunicações estão a tirar partido da nossa tecnologia para proporcionar serviços de forma suave e sem problemas. Por exemplo, a Vodafone está a utilizar a Google Cloud Platform para analisar simultaneamente o tráfego de rede e a prioritização do tráfego para direcionar a largura de banda para os utilizadores que mais precisam.

Nos media, ajudámos na transição da equipa de TV da Yahoo Finance com 150 repórteres, apresentadores e técnicos de um estúdio de TV tradicional para um modelo 100% a partir de casa e de um momento para o outro. Em poucas horas, a nossa equipa trabalhou com eles para ajudar a estabelecer uma emissão em direto com a duração de 8 horas, via Google Meet, e partir de diferentes locais nos Estados Unidos e em Londres, proporcionando às pessoas informação e notícias importantes, em particular neste tempo de incerteza.

No gaming, a Unity Technologies, que lançou, recentemente, em parceria com a Organização Mundial de Saúde a iniciativa #PlayApartTogether verificou um aumento significativo por jogos online devido à COVID-19 e à necessidade do distanciamento social. Apesar destes picos elevados de procura por jogos online, a solução Unity’s Multiplay server hosting não registou até ao momento qualquer inatividade. A parceria da Unity's com a Google Cloud ajudou-os a garantirem que os jogos online em tempo real se mantêm operacionais e continuam a proporcionar grandes experiências de jogo, independentemente das variações na procura.

Olhando para o futuro

Apesar de todos estarmos a enfrentar um extraordinário de incerteza, tenho orgulho em poder dizer que na Google Cloud estamos preparados - activámos o serviço remoto de atendimento ao cliente e o nosso protocolo de suporte para os períodos de pico de actividade, planeámos detalhadamente os planos para gerir a nossa capacidade e cadeia de fornecimento e testámos de forma rigorosa a resiliência dos nossos processos e infraestrutura. Todos estes preparativos foram implementados para garantir que podemos dar suporte aos nossos clientes durante um período como este.

Vamos continuar a trabalhar de forma incansável nestas e em outras iniciativas para apoiar os nossos utilizadores, clientes e comunidades neste tempo de necessidade. Sou muito grato aos muitos colaboradores da Google Cloud que trabalharam arduamente para disponibilizar tantos recursos aos nossos clientes.
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