Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Conheça os momentos mais marcantes do Google Maps nos últimos 15 anos

Conheça os momentos mais marcantes do Google Maps nos últimos 15 anos
Share it:
Post de, Elizabeth Reid, VP of Engineering, Google Maps, 15+ year veteran of Google’s geo efforts

Uma retrospectiva dos 15 anos a mapear o mundo

Há 15 anos lançámos o Google Maps como uma forma útil para ajudar as pessoas a movimentarem-se. Com os esforços das equipas de GEO da Google ao longo de 15 anos o Maps cresceu para algo que nos dias de hoje se tornou numa experiência inacreditável. À medida que foram sendo adicionadas funcionalidades e capacidades, o Google Maps evoluiu para algo que é mais do que um website que disponibiliza direções. Hoje, tornou-se numa porta para explorar o mundo - quer digitalmente quer no mundo físico, a pé, de carro, de transportes públicos ou numa cadeira de rodas.

Para assinalar os 15 anos do Google Maps olhamos para alguns dos momentos mais excitantes do Google Maps ao longo dos anos:

1. Nascimento do Google Maps

No dia 8 de Fevereiro de 2005, é lançado o Google Maps - primeiro para a versão de Desktop - que era apresentado como uma forma de ajudar as pessoas a deslocarem do ponto A para o ponto B. Hoje, o Google Maps é usado mensalmente por mais de mil milhões de pessoas em todo mundo.

 

2. Lançamento do Google Earth

Alguns meses, mais tarde, aterra o Google Earth. Traz imagens 3D do planeta para o Desktop. A tecnologia de imagem melhorou significativamente desde essa altura. Hoje, o Google Earth disponibiliza mais de 90 milhões de quilómetros quadrados de imagens de satélite em alta definição que permitem uma navegação e exploração virtual do mundo.

3. Abertura a programadores 

É difícil imaginar um momento em que websites de todo o mundo não incorporavam ainda o Google Maps nas suas páginas - Em meados de 2005 era anunciada a API do Google Maps. Hoje mais de 5 milhões de websites e aplicações usam semanalmente a plataforma do Google Maps.

4. Google Trip Planner chega a Portland 

Em Dezembro de 2005, a cidade de Oregon em Portland tornou-se na primeira a usar o Transit Trip Planner, ajudando as pessoas a verem e a acompanharem os horários e as rotas dos transportes públicos. Começou como um produto autónomo e depois integrado no Google Maps. Ao longo dos anos, esta funcionalidade foi-se espalhando por outras cidades em todo o mundo.


 

5. Trânsito em tempo real 

Cerca de dois anos depois do lançamento do Google Maps chega a funcionalidade de condições de trânsito em tempo real para mais de 30 cidades norte americanas.

 

6. Chega o Street View

O dia 29 de Maio de 2007 marca o início do Street View que se tornou uma parte muito apreciada do Google Maps. Para recolher as imagens para o Street View foram colocadas câmaras em vários tipos de veículos e mesmo em camelos. No total foram registadas mais de 25 milhões de quilómetros.

 

7. Maps ganha versão mobile

No mês de Novembro de 2007, o Google Maps dá o salto do desktop para os dispositivos móveis. Inicialmente disponível para dispositivos Palm e Blackberry. No ano seguinte é lançada a primeira aplicação para Android e em 2012 chega a versão para iOS.

8. Apoio à Navegação

No ano de 2009, o Google Maps ganha uma atualização com a chegada à aplicação da navegação curva a curva. Perdermo-nos quando se fazia uma viagem de carro passou a ser muito mais complicado.

 

9. O Trekker do Street View leva-nos a locais impensáveis

As pessoas já sabiam que o Street View já tinha registado locais menos comuns mas em 2012 chega o Street View Trekker, um equipamento com tecnologia de ponta que se coloca nas costas e permite registar imagens. Primeiro levámos o Treeker para explorar o Grand Canyon e desde aí tem capturado imagens pouco acessíveis como a Amazónia ou o topo da Torre Eiffel.

 

10. Chegam os hidden gems

O Google Maps não ajuda apenas a explorar o globo. Sempre gostámos de ajudar as pessoas a encontrarem as coisas à sua volta. Alicerçado no trabalho da Google de proporcionar informação local relevante, tornámos mais simples o acesso a informação local como horários de funcionamento, classificações e preços de restaurantes, bares e hotéis. Hoje é possível ver todo o tipo de detalhes para mais de 200 milhões de negócios e locais em todo o mundo - mesmo junto do separador explorar.

11. Ajudando os negócios

Sempre quisemos ajudar os negócios a partilharem informação relevante no Google e em Junho de 2014 tornámo-lo ainda mais simples com o Google My Business. Trata-se de um local onde os proprietários de locais podem gerir a sua presença no Google Maps e Pesquisa e que lhes permite adicionarem informação sobre o negócio, fotografias, responder a comentários e muito mais.

12. Sem ligação à Internet?

Não há problema. Em Novembro de 2015 chegam os Mapas offline de modo a que mesmo que não tenha ligação à Internet continue a ter acesso às direções de condução, a poder pesquisar por destinos específicos e a poder encontrar informação útil sobre os locais.

 

13. Conheça os Guias Locais

No mesmo mês, lançámos o programa de guias locais, uma comunidade apaixonada de utilizadores (neste momento o número já chega aos 120 milhões) que partilham comentários, fotografias e conhecimento sobre locais em todo o mundo.

14. Em cadeiras de rodas, também é possível viajar 

Em Março de 2018, trouxemos as rotas acessíveis em cadeiras de rodas para o Google Maps para tornar a navegação mais simples para quem tem problemas de mobilidade. Hoje o Google Maps inclui informação sobre acessibilidades, como por exemplo, entradas ou casas de banho acessíveis em cadeiras de rodas de mais de 50 milhões de locais em todo o mundo.

 

15. E eis que chega o Live View

No passado mês de Fevereiro anunciámos o Live View, que recorre à realidade aumentada para ajudar os utilizadores a compreenderem qual o caminho a seguir através da disponibilização de setas e direções diretamente no ecrã do telemóvel e sobrepostos ao mundo físico. O mundo está a mudar constantemente, e também a nossa maneira de o contornar. E, à medida que isso acontece, o Google Maps estará presente a cada passo, criando novas ferramentas que ajudarão você a navegar, explorar e fazer as coisas, onde quer que esteja.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: