Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Num fim de semana programadores Checos desenvolveram sistema gratuito que o governo iria gastar 16 milhões!

Num fim de semana programadores Checos desenvolveram sistema gratuito que o governo iria gastar 16 milhões!
Share it:
Esta história já correu o mundo até provocou demissões no governo Checo.

O Ministério dos transportes Checo precisava de um sistema informático para gerir autorizações electrónicas nos transportes públicos através de pass.

E com isso contratou a uma empresa por uma quantia aproximada de 16 milhões de Euros.

Mas vários voluntários consideraram um valor completamente absurdo e decidiram efectuar a proposta que efectuariam aquele serviço num fim de semana sem qualquer custo.

A história chegou ao primeiro-ministro Checo que demitiu o ministro dos Transportes, até porque esta tinha sido uma compra sem licitação.

Num fim de semana programadores Checos desenvolveram sistema gratuito que o governo iria gastar 16 milhões! 
O pedido de 400 milhões de coroas Checas (quase 16 milhões de euros) incluía o desenvolvimento de uma loja online e duas aplicações para iOS e Android.

O contrato de quatro anos para o desenvolvimento e suporte do site foi assinado com a Asseco Central Europe, sem edital público.

O negócio provocou indignação na comunidade de TI Checa devido ao “desperdício óbvio” por parte do governo.

O proprietário da Actum Digital, Tomas Vondracek, chamou a proposta de “absurda” e acrescentou que o trabalho poderia ser feito “em alguns dias”. Vondrachek convidou programadores locais a unirem-se a fim de criarem um sistema análogo.

Eles planearam fazer tudo durante um fim de semana no escritório da Actum Digital em Praga e simplesmente transferir o código para o governo Checo como presente e um exemplo de como os impostos dos cidadãos são gastos. “Fomos motivados pelo desejo de resistir ao sistema de super estimar contratos estatais, onde há repetidos abusos. Neste caso, nosso dinheiro simplesmente entrava pelo cano”, disse.

Mais de 300 programadores da República Checa responderam às chamadas nas redes sociais. Eles criaram a plataforma fairznamka.cz, que atendia aos requisitos do serviço de 16 milhões de euros.

Os voluntários desenvolveram o serviço em 22 horas de trabalho e o site ganhou um módulo público de teste. A aplicação ainda não está conectada ao sistema estatal, mas cumpre todas as funções necessárias.

Durante o primeiro dia, o serviço foi visitado por mais de 175 mil pessoas que experimentaram e fizeram as primeiras compras. Os pagamentos foram feitos simbolicamente. Mas quem quisesse, poderia pagar de verdade, o dinheiro arrecadado iria para organizações de sem fins lucrativos do país.

O governo Checo inicialmente ofereceu-se para pagar pelo sistema, mas depois aceitou o site fairznamka.cz de presente, como o pretendido pelos programadores.

Num fim de semana programadores Checos desenvolveram sistema gratuito que o governo iria gastar 16 milhões!

Babish enfatizou que o Ministério dos Transportes realizará uma licitação pública para encontrar uma empresa que implante o sistema ainda este ano. Espera-se que o valor do contrato seja muitas vezes menor que o original.

Por vezes aqui no nosso território deveria-se fazer a mesma coisa.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: