Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Xpand IT analisa futuro das Apps bancárias

Xpand IT analisa futuro das Apps bancárias
Share it:
  • Apps são o futuro da banca; 
  • Para se diferenciarem, é essencial que os bancos adotem uma estratégia centrada no cliente; 
  • Análise de boas práticas de outras indústrias; 
  • Normas PSD2 e Open Banking são oportunidades para o setor da banca, e não devem ser vistas apenas como mais uma legislação a respeitar. 
Xpand IT analisa futuro das Apps bancárias

A Xpand IT, empresa Portuguesa especializada em Digital Xperience, Big Data, BI & Analytics, Data Science, Middleware, Colaboração e Desenvolvimento de Software, acaba de lançar um relatório com uma análise abrangente ao setor da banca a nível global - Indústria Bancária: Swipe into the future.

O relatório, desenvolvido pela tecnológica portuguesa, revela algumas das melhores soluções, do ponto de vista dos utilizadores, existentes na indústria bancária e analisa as práticas comuns da banca de retalho e das fintechs. Com esta análise ao mercado, a Xpand IT pretende dar a conhecer os desafios, as tendências, bem como os próximos passos que a banca deve adotar para se manter competitiva e com capacidade para atrair novos clientes.

Devido à grande procura dos consumidores, pelo aparecimento de formas mais práticas e ágeis de tornar o seu dia-a-dia ainda mais funcional, surgiram, nos últimos anos, diversas fintechs que vieram provar que a agilidade e a desburocratização também são possíveis na banca, apresentando inúmeras soluções inovadoras.

“Os bancos ditos “tradicionais” estão a aperceber-se da necessidade de acompanhar as tendências para não perderem a corrida. Com a entrada em vigor da norma PSD2, que a União Europeia lançou com o intuito de preparar o mercado para as novas tecnologias, e de forma democrática para todos os agentes, entramos numa fase crucial da banca em que o caminho da evolução é claro, mas em que as certezas ainda são poucas. Existem atualmente diversas aplicações através das quais somo capazes de, por exemplo, pagar com o telefone sem precisar do cartão físico, transferir dinheiro para números de telefone de forma imediata, ter um controlo on-timing das despesas pelas aplicações bancárias com geolocalização, conseguimos fazer seguros e pedir empréstimos em minutos a partir do telefone, conseguimos não pagar taxas de câmbios, entre muitas outras funcionalidades que eram impensáveis e que tornam o futuro da banca ainda mais desafiante”, comenta Sérgio Viana, Partner da Xpand IT.

Desta forma o relatório da Xpand IT destaca que existem algumas questões a ser trabalhadas pela banca no sentido de conseguirem chegar aos potenciais utilizadores Comunicado de Imprensa das aplicações que são disponibilizadas pelo setor: a Digitalização, que obriga a ter sistemas recentes, com capacidade e com tecnologia segura que consiga resistir a fraudes; a Segurança, a principal preocupação, sendo fundamental garantir a segurança e o cumprimento de todas as regulamentações; a Inovação, tornando as transações mais rápidas e com um custo mais reduzido, uma maior transparência e uma maior acessibilidade; e o Engagement, evidenciado na criação de um produto/serviço que seja direcionado aos interesses dos consumidores.

Xpand IT analisa futuro das Apps bancárias

Neste relatório da Xpand IT foram destacadas, ainda, algumas aplicações de outras indústrias pelas suas boas práticas e pelo seu poder disruptivo, como é o caso da Amazon, da Uber, do Waze, do Spotify e do Netflix. A Amazon e a Uber, por exemplo, têm-se focado nas “dores” dos consumidores e, por isso, estão constantemente a trabalhar para oferecer experiências livres de qualquer complexidade. Estas empresas tornaram as suas soluções muito mais simples e facilitaram a vida do consumidor através da diminuição de dificuldades no que toca ao pagamento que é tratado apenas na app.

A Mint e a Prism por seu lado, apresentam-se como um agregador de ecossistemas financeiros, que personaliza a experiência do utilizador ao fornecer dicas e aconselhamento para que seja possível melhorar a situação financeira do indivíduo. A HSBC é o primeiro banco de retalho a integrar numa única app todas as contas do utilizador, quer sejam do próprio banco ou de outra entidade financeira; e a Acorns, por exemplo, ajuda os utilizadores a investirem todas as poupanças que advêm das despesas mensais.

“Os próximos anos serão, sem dúvida, desafiantes para a indústria da banca, tanto para as fintechs, como para a banca de retalho mais tradicional, que para vingar, tem de se Comunicado de Imprensa modernizar e oferecer soluções à altura da procura dos consumidores. Estes, cada vez mais, procuram experiências inovadoras e formas simples e práticas de gerir o seu dinheiro”, conclui Sérgio Viana, Partner da Xpand IT.

O PSD2 e o Open Banking devem ser vistos como oportunidades para uma reinvenção em prol da experiência digital, colocando as necessidades dos consumidores em primeiro lugar. Para prosperar, é essencial que os bancos adotem uma estratégia centrada no cliente.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: