Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O que é HDR10+?

O que é HDR10+?
Share it:
Muitas vezes ouvimos falar de HDR, HDR10+, etc, nos telemóveis. televisões, câmaras e Boxs TV, mas muitos de nós não sabem bem o que é isto e o que significa. Por isso temos que ir aos primeiros conceitos.

O que é HDR10+?

O Que é HDR?


O High Dynamic Range, mais conhecido como HDR, é uma das tecnologias de vídeo mais importantes basicamente desde que existe o HD (High Definition).

Esta tecnologia tem vários formatos e os mais conhecidos são:
  • HDR10
  • HDR10+
  • Dolby Vision

O HDR basicamente é todo um processo que diz respeito ao uso de uma gama de valores mais extensa para diferenciar as áreas claras e escuras de uma imagem.

A técnica é utilizada para melhorar a qualidade visual de vários tipos de imagem, desde fotos até filmes e gráficos dos jogos.

Nada melhor do que ver um vídeo que mostra muitos exemplos, neste caso com action cam DJI OSMO.


Outro exemplo brutal é num exemplo no Jogo Battlefield V, vamos ver:


O HDR é uma característica muito procurada, principalmente no mundo gaming devido a um maior detalhe nos gráficos dos jogos e de uma maior beleza nas imagens e vídeos.

Jogos que disponibilizam a utilização de HDR apresentam gráficos realistas, com cores vibrantes e diferenciação fortíssima entre áreas claras e escuras, com efeitos de iluminação complexos. 

Basicamente a utilização de HDR é direccionada à optimização da representação realista de fontes de luz e das sombras que são geradas. Isso também implica na visualização melhorada de texturas, que reflectem a iluminação de maneira dinâmica. 

O nível de detalhe aumentado traz requerimentos de hardware e por isso quando adquires um dispositivo tens que ver se ele suporta.

O HDR funciona para filmes, series e jogos e, ao contrário dos aumentos na resolução (como 720p a 1080p), que nem sempre são perceptíveis, o HDR é nota-se logo na imagem.

Claro que para usufruíres desta tecnologia, o ecrã  ou a TV tem que ser compatível com HDR, a Box tem que ser compatível com HDR e o vídeo, filme ou série tem que ser HDR.

E os diferentes dispositivos exibem HDR de diferentes maneira, uns com melhores resultados que outros.

Todos os dispositivos compatíveis com HDR também são compatíveis com o HDR10. Esse formato permite um brilho máximo de 1.000 nits e uma profundidade de cor de 10 bits.

Comparado ao SDR regular (Standard Dynamic Range), o HDR10 permite uma imagem pelos menos duas vezes mais brilhantes, com um aumento correspondente no contraste, ou seja, brancos mais brancos e pretos mais pretos, e um bilião de cores, ao contrário dos aproximadamente 16 milhões do SDR.

O que é o HDR10+?


É um melhoramento do HDR10, aumenta o brilho para 4.000 nits, o que aumenta o contraste também mas não é só isso. E tem uma profundidade de cor de 10 bits.


O HDR10+ é um formato de qualidade de imagem, criado pela Samsung e Amazon, para competir com o Dolby Vision, igualando algumas das vantagens técnicas desse padrão.

Presente em boa parte das televisões da marca sul-coreana lançada, o HDR10+ tornou-se o padrão de grande alcance dinâmico para smart TVs de outras marcas e não só.

Um dos grande melhoramentos do HDR10+ em relação ao HDR10 é o facto dos metadados passarem a ser dinâmicos, permitindo que sejam alterados para cada quadro de vídeo. Isso significa que cada quadro é tratado com o seu próprio conjunto de cores, brilho e parâmetros de contraste, criando uma imagem com aparência muito mais realista.


No entanto, há algumas restrições, a Netflix não suporta o novo formato, mas o Amazon Prime Video, sim. Outro é que deves ter um cabo HDMI na versão 2.1.

E isto da Netflix não suportar tem um motivo que é o facto do HDR10+ conumir muito mais largura de banda que o HDR10.

O principal concorrente Dolby Vision também sofre do mesmo problema.

O que é o Dolby Vision?


O Dolby Vision é outro formato HDR avançado criado pela Dolby Labs, a mesma organização por trás da famosa colecção de tecnologias de áudio Dolby, como Dolby Digital e Dolby Atmos.


O Dolby Vision é muito semelhante ao HDR10+, pois usa metadados dinâmicos e não estáticos, dando a cada quadro seu próprio tratamento HDR exclusivo e oferece um brilho ainda maior que vai até 10.000 nits, e mais cores, com uma profundidade de 12 bits, e uns impressionantes 68 biliões de cores.

A Netflix já é compatível com HDR10 e Dolby Vision.

Para já Dolby Vision vai um passo à frente em relação ao HDR10+.

O que fazer na hora de escolher?


Lembra-te sempre que para usufruíres de tal tecnologia tem que estar tudo em sintonia, ou seja, Box tem que ter, TV também e o vídeo também tem que possuir a tecnologia. Ou seja tudo tem que ser compatível.

HDR10+ e Dolby Vision estão num patamar muito proximo, agora depende daquilo que querias. Se fores consumidor Netflix tens que optar por Dolby Audio. Se fores consumidor Amazon Prime Video tens que ter HDR10+.

No mundo dos jogos tem que ser ver qual a tecnologia utilizada por um jogo especifico.

Foi esclarecedor?
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: