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GOOGLE PORTUGAL LANÇA RETAIL EXPORT ACCELERATOR PROGRAM

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Sete retalhistas portugueses participam em programa que visa apoiar estratégias de internacionalização

GOOGLE PORTUGAL LANÇA RETAIL EXPORT ACCELERATOR PROGRAM

A Google Portugal deu, hoje, início ao Retail Export Accelerator Program, um programa orientado para as empresas portuguesas de retalho e que visa proporcionar-lhes os recursos e as ferramentas de que precisam para as suas estratégias de crescimento e para a aceleração dos seus processos de internacionalização. Este programa surge na sequência de outros programas de aceleração, projetos e iniciativas lançadas e disponibilizadas para apoiar startups e empresas portuguesas de diferentes dimensões e diferentes indústrias.

Para o Retail Export Accelerator Program, foram seleccionados 7 retalhistas portugueses: Continente, Dott, Hôma, Lion of Porches, Mr. Blue, PCDIGA e Zippy. Com a duração de 10 semanas, o programa é constituído por 8 sessões online com especialistas da Google em diversas áreas onde serão abordados vários temas relacionados com processos de internacionalização, insights de indústria, workshops diversos, sessões com convidados externos e ainda sessões de mentoring individuais.

"Os consumidores hoje não vêem fronteiras, eles querem um produto e um serviço que os satisfaça. Exportar significa crescer o negócio, ser mais rentável, competitivo, inovador e resiliente. As empresas portuguesas têm qualidade para competir internacionalmente e queremos que, com as ferramentas e estratégias certas, este programa ajude a diminuir a lacuna entre o retalho em Portugal e a exportação via digital”, explica Nuno Pimenta, Industry Head Start Ups, Retail & Travel na Google Portugal.

As empresas foram selecionadas com base nas suas fortes propostas de valor e por contarem com equipas ágeis que poderão testar e adaptar os seus comportamentos e estratégias de modo a aproveitar ao máximo cada uma das sessões do programa. Ao longo do programa serão estudados diversos mercados ao nível da procura, concorrência, logística, pagamentos e outros temas operacionais. Com base nisso, o objectivo é que cada uma das empresas escolha quais os mercados em que quer entrar e chegue ao final das 10 semanas com vendas em pelo menos 1 novo mercado.

No início do ano, a Google Portugal tinha já trazido para Portugal a primeira edição do StartUps Growth Lab, um programa Google for Startups constituído por workshops, formação e mentoring para startups portuguesas para acelerar o crescimento por via da aquisição de novos clientes e de receita. No mês passado, a Indico Capital Partners juntou-se à Google para lançar o Indico Accelerator by Google for StartUps em Portugal. Além dos programas de aceleração, desde 2016 temos em Portugal o Atelier Digital, cursos de formação gratuitos e ferramentas para ajudar as pessoas a encontrarem trabalho, progredirem nas suas carreiras ou fazerem crescer os seus negócios.

Quotes

Gaspar d'Orey, CEO da Dott
"O Dott pretende ser um marco no e-commerce e na digitalização portuguesa, e este programa é uma oportunidade de representar e levar as quase 1000 empresas portuguesas que estão no nosso shopping on-line aos mercados externos. Esperamos chegar ao final deste programa com melhores ferramentas para desenhar e construir o caminho da internacionalização."

Nelson Arrifes, Head of Marketing & Web Content Manager PCDIGA
“Estamos muito satisfeitos pela oportunidade de participar neste programa exclusivo. Trata-se de um reconhecimento do nosso trabalho e crescimento online por parte da Google. A estratégia da PCDIGA é feita no terreno, através das lojas físicas, e online, com a plataforma de eCommerce. As duas crescem lado a lado, por isso, além de expandirmos a redes de lojas, registamos também um crescimento sustentável online. Um dos objetivos da PCDIGA é alcançar mercados internacionais e este programa vai permitir acelerar todos os processos e especializar, ainda mais, as nossas equipas.”

Joana Rocha, E-commerce Manager da hôma
“A hôma é uma marca portuguesa, com 20 anos de experiência, em artigos de decoração para o lar. A estratégia desenhada para a hôma é expandir a marca pela via do modelo de franchising em mercados alvo já identificados. Sob o lema “HAPPY HOME LIVING FOR EVERYONE” pretende-se potenciar o poder de compra das famílias, para que possam fazer da sua casa o lugar mais feliz do mundo! A participação no Retail Export Accelerator Program permitirá consolidar e reforçar o nosso know-how para entrarmos nos mercados alvo.”
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