Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

4 Dicas da Google para fazer compras seguras

4 Dicas da Google para fazer compras seguras
Share it:
As promoções na temporada de compras começaram a aparecer e embora esta época possa ser entusiasmante para os consumidores este é também a temporada para cibercriminosos visarem consumidores menos atentos. E por isso, é ainda mais importante os consumidores protegerem as suas informações pessoais e de pagamento no momento em que fazem compras nas lojas ou online. Eis 4 sugestões da Google para fazer compras com confiança:
Passo 1: Guarde o seu cartão

Ao fazer compras em loja utilize a Carteira da Google (Google Wallet) no seu dispositivo Android ou com WearOS e com um toque pague as suas compras. Quando se usa a Carteira da Google, as transações são usadas com um número de um cartão alternativo (um token) que é específico do dispositivo e está associado a um código de segurança dinâmico que muda em cada transação. Isto protege as informações do cartão e diminui a probabilidade de perda ou roubo do cartão. E caso o telefone seja roubado ou perdido basta usar a funcionalidade “Find My Phone” para bloquear instantaneamente o dispositivo a partir de qualquer local, protegê-lo com uma nova palavra-passe ou até apagar a informação no telefone.


Passo 2: Procure o símbolo de um cadeado 

Para garantir que o utilizador está a navegar em websites de forma segura enquanto faz compras nesta época de compras - em especial quando se usa um Wi-Fi público ou gratuito - basta usar o Chrome e verificar que na barra de endereço do URL há um ícone cinza com um cadeado o que indica que se trata de uma ligação segura. O utilizador deve certificar-se de que os websites que visita utilizam o protocolo HTTPS e que indica que o navegador de internet ou a aplicação estão ligados de forma segura ao website que está a visitar. A Google simplifica o processo de verificação de segurança de um website com a Navegação Segura que protege mais de 5 mil milhões de dispositivos com avisos aos utilizadores sempre que tentam aceder a um website perigoso ou descarregar arquivos perigosos.


Passo 3: Elimine o phishing com o Gmail e o Chrome

Durante esta época de compras é sempre importante um olhar mais atento a potenciais emails de phishing relacionados com shopping. Os utilizadores do Gmail têm uma proteção avançada já que bloqueia diariamente mais de 100 milhões de tentativas de phishing e evita que 99,9% de spam, malware e de links perigosos cheguem à caixa de entrada dos utilizadores. Ao detectar um e-mail suspeito, o Gmail irá sinalizá-lo ao utilizador e, mesmo antes de abrir um anexo de email suspeito, se estiver a usar o Google Chrome ou o Google Drive, a Google irá analisar automaticamente os documentos à procura de vírus e garantir que não se trata de uma campanha de phishing.


Passo 4: Proteja as palavras-passe

Quando um utilizador compra em tantos websites diferentes (em muitos deles pela primeira vez) irá acabar por criar muitas contas novas com várias palavras-passe diferentes. E uma das regras básicas de segurança é não repetir palavras-passe. Para tornar as coisas mais fáceis, aproveite este momento para fazer uma verificação de segurança, antes de iniciar a jornada de compras, e garantir que todas as suas definições de segurança e palavras-passe estão em condições. Esta ferramenta simples irá reforçar muito a segurança das contas Google permitindo ao utilizador uma viagem passo a passo e simples para personalizar os seus controlos de segurança e em função das suas preferências. Estas etapas incluem tirar partido de funcionalidades como:

O Gestor de Palavras Passe da Google irá guardar as palavras passe do utilizador, utilizá-las automaticamente em websites para autenticação, criar palavras passe fortes e garantir que não são inseridas em websites maliciosos e alertar o utilizador sempre que uma das suas palavras passe estiver comprometida.

Verificação em duas etapas (2SV) requer uma segunda forma de verificação para acesso à conta além da palavra passe do utilizador. Por isso, se alguém tentar aceder à conta do utilizador terá sempre muito maior dificuldade pois será necessária uma segunda forma de verificação.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: