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Google gera €9 mil milhões em valor para os utilizadores dos seus serviços gratuitos

Google gera €9 mil milhões em valor para os utilizadores dos seus serviços gratuitos
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Impacto do digital representa mais de €25 mil milhões na Economia portuguesa

  • Dois estudos realizados pela The Boston Consulting Group (BCG), com o apoio da Google, revelam o impacto económico do Google e do Digital em Portugal.

A utilização dos produtos e das soluções de publicidade da Google gera anualmente em Portugal €2,5 mil milhões de receitas incrementais no tecido empresarial português, mais especificamente, potenciando as vendas digitais ou as vendas viabilizadas digitalmente. Esta é uma das principais conclusões de dois estudos realizados pela BCG, com o apoio da Google: O Impacto do Digital na Economia Portugal e o Impacto Económico da Google em Portugal.  

No estudo de Impacto da Google em Portugal foi analisado não apenas o impacto económico nas receitas incrementais das empresas mas também o seu equivalente no número de empregos e ainda quantificado o quanto valorizam os portugueses os produtos da Google que usam gratuitamente (excedente do consumidor).

Google gera €9 mil milhões em valor para os utilizadores dos seus serviços gratuitos

Em Portugal, a utilização dos produtos e das soluções de publicidade da Google gera, anualmente, de acordo com o estudo da BCG, €2,5 mil milhões de receitas incrementais no tecido empresarial português potenciando as vendas via canais online ou as vendas influenciadas digitalmente.  Assumindo uma produtividade média de €21,6 por hora, o estudo estima que as receitas geradas pelos produtos e serviços da Google em Portugal sejam equivalentes a cerca de 70.000 empregos.

Este valor advém não só da produtividade gerada nas empresas via publicidade (para anunciantes e anfitriões de conteúdo), mas também da ocupação de cerca de 10.000 programadores portugueses, cerca de 15% do total, que se dedicam maioritariamente ao desenvolvimento de aplicações no sistema operativo da Google, o Android. Ou seja, a Google também neste capítulo, dá um forte contributo na criação de emprego.
Google gera €9 mil milhões em valor para os utilizadores dos seus serviços gratuitos

O estudo analisa que a Google consegue este impacto pelo seu papel como motor de crescimento económico, ligando empresas e consumidores e estabelecendo ainda a ponte entre o mundo on-line e offline. Esse encontro valoriza a experiência de compra, por permitir uma melhor adequação dos produtos e serviços às necessidades e desejos dos consumidores.

“A Google está em Portugal há mais de dez anos, e continuamos comprometidos em fomentar a economia digital do país. Este estudo conduzido pela BCG reflete o impacto dos nossos esforços não apenas ao nivel dos produtos que disponibilizamos aos utilizadores, mas também como temos contribuído para a digitalização do mercado portugues e para potenciar os negocios on-line”, destaca Bernardo Correia, country manager da Google Portugal.

Apesar de gratuitidade dos produtos da Google - excluindo os de publicidade - o estudo procurou também conhecer o quanto valorizam os portugueses os produtos da Google e quanto estariam dispostos a pagar para não abdicar deles. No final, o estudo verificou que este valor anual ascende em média a €1.400 por utilizador de internet adulto, com diferentes valorizações consoante o produto em questão mas um terço dos utilizadores afirmou que não abdicaria da função de pesquisa, independentemente do valor da contrapartida oferecida.

Google gera €9 mil milhões em valor para os utilizadores dos seus serviços gratuitos
  

Além de ser um motor de crescimento económico, promovendo a inovação e o desenvolvimento económico das empresas, o relatório aponta ainda outros impactos transformadores da Google em outras vertentes:

  • Um actor democratizador do acesso à informação e à criação de conteúdos.
  • Um palco de expressão individual e uma fórum de colaboração entre indivíduos - como por exemplo no YouTube. Os maiores 250 canais de YouTube portugueses geraram mais de 16 mil milhões de visualizações desde que foram criados. O estudo estima que os criadores de vídeo em Portugal recebam cerca de 12 milhões de Euros por ano através da publicidade associada aos seus vídeos.

  • Contribuinte para o desenvolvimento das competências digitais, necessárias ao papel de Portugal num contexto económico cada vez mais digitalizado – por exemplo, desde o lançamento do Atelier Digital em 2017, a Google já formou mais 49.000 portugueses em competências digitais.
Estudo sobre Impacto do Digital na Economia Portuguesa

Neste segundo estudo, analisou-se que a economia Digital “pura” impactou a economia portuguesa, em 2017, em 9 mil milhões de euros, representando 4,6% do PIB nacional, valor 20% superior ao registado quatro anos antes. O estudo expressa um forte crescimento do Digital nos últimos anos, posicionando-o à frente de setores como o da Construção ou o de Energia, Água e Saneamento no que respeita ao contributo para a economia de Portugal, tendo estes contribuído para 3,5% e 3,3% do PIB, respetivamente, em 2017.

O estudo aborda ainda as transformações que o Digital tem provocado nos mais importantes setores económicos, como o Turismo, Retalho, Banca, Seguros, Telecomunicações. Administração Pública, Educação, Saúde e Transportes e Mobilidade. Ainda que a ritmos e escalas distintas, todos eles têm vindo a adaptar-se a uma nova revolução tecnológica.

Se se considerar não só o impacto direto do Digital, mas também o valor gerado em jornadas de compra que começam online e são terminadas nos canais convencionais, o impacto já ascende a mais de €25 mil milhões, considerando apenas os setores do retalho e turismo.

Ainda assim, o impacto direto do Digital está mais de 3p.p. atrás do verificado para alguns pares Europeus, o que demonstra algum atraso na sua potenciação em Portugal. Isto apesar de esta revolução tecnológica se alicerçar em fatores nos quais Portugal pode ter uma palavra a dizer: talento humano com formação de qualidade, boa qualidade de vida e acesso a mercados com a escala necessária.

É com base nestas ideias que o estudo aponta para a oportunidade de Portugal se estabelecer como um importante Hub Digital para a Europa. Se tal acontecesse, Portugal poderia gerar, anualmente, um crescimento adicional de cerca de 1,5% do PIB, atingindo em 2025 um incremento económico em torno dos 20 mil milhões de euros.

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“Se Portugal continuar a apostar nalgumas dimensões críticas e a trabalhar a sua competitividade digital - apostando em ter mão-de-obra qualificada e uma sociedade com um bom nível de conhecimento, fomentar o investimento, interno e externo, criar boas infraestruturas digitais e apostar na cibersegurança - acreditamos que o país reunirá condições para se assumir como o Hub Digital para a Europa. Mas, para isso, é preciso que os diferentes atores da economia portuguesa trabalhem com esse fim, numa ação altamente concertada”, afirma Pedro Pereira, Partner and Managing Director da BCG.

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Pode aceder aos relatórios completos da BCG e à respetiva metodologia utilizada aqui e aqui.
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