Total Pageviews

19,806,792

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

41% dos escritórios de contabilidade já utilizam software na cloud

41% dos escritórios de contabilidade já utilizam software na cloud
Share it:
Estudo realizado pela consultora GfK para a PRIMAVERA BSS será apresentado no Accounting Summit, o maior evento online gratuito para o setor que se realiza na próxima semana
41% dos escritórios de contabilidade já utilizam software na cloud
Um estudo desenvolvido pela GfK, consultora multinacional de referência em estudos de mercado, revela que a transformação digital do setor da contabilidade já começou. A recolha de dados realizada entre 29 de agosto e 30 de setembro de 2021 junto de 300 escritórios de contabilidade, sediados em Portugal Continental, traça um retrato minucioso do setor, mostrando como estão estas empresas relativamente à digitalização, rentabilidade, número médio de colaboradores, número médio de clientes e dimensão das empresas que recorrem aos serviços dos Escritórios de Contabilidade, valor médio das avenças mensais, evolução do negócio no último ano ou salário médio dos contabilistas certificados.

Desenvolvido para o Accounting Summit, a pedido da patrocinadora principal a PRIMAVERA BSS, este estudo tem como objetivo principal conhecer a realidade e apontar caminhos para a evolução de um setor que atualmente é constituído por cerca de 7.000 escritórios de contabilidade sediados no país. Um dos dados mais relevantes deste estudo prende-se com a digitalização, destacando-se que 41% destas empresas já usa soluções na Cloud, no entanto apenas para faturar e não como ferramenta de trabalho diária, e que 80% dos contactos com os clientes ainda são presenciais, evidenciando que ainda há um caminho significativo a seguir em matéria de digitalização.

Jorge Batista, cofundador da PRIMAVERA BSS e orador convidado do evento online Accounting Summit, onde será apresentado este estudo em primeira-mão e em detalhe, mostra alguma preocupação com estes dados.

“Num tecido empresarial como o nosso, em que predominam empresas de micro e pequena dimensão muito dependentes dos seus contabilistas, é fundamental que os Escritórios de Contabilidade evoluam os seus processos, digitalizem as operações rotineiras, para poderem prestar serviços de real valor acrescentado que contribuam efetivamente para uma maior eficiência e rentabilidade. As empresas precisam de contabilistas mais digitais, que sejam verdadeiros consultores de negócio, que empurrem o tecido empresarial para a nova era digital que traz inevitavelmente mais eficiência e mais competitividade”, frisa o responsável.

Salário médio baixo para profissionais qualificados

O estudo revela também que 78% dos profissionais que trabalham no setor têm qualificação superior ao nível da licenciatura, auferindo salários que variam entre os 800 euros e os 1000 euros brutos/mês (36%) e os 800 euros brutos/mês (25%).

O estudo mostra também que, apesar da pandemia, que os Escritórios de Contabilidade conseguiram manter os seus clientes e 84% até conseguiu aumentar o número de novas empresas clientes (em média nove novos). São as microempresas, com menos de 10 colaboradores, que mais recorrem a estes serviços, representando quase 70% do total de clientes e maioritariamente dos setores do comércio por retalho e serviços.

O Accounting Summit é o maior evento nacional para contabilistas e financeiros, e decorre de 18 a 22 de outubro em formato online e com participação gratuita. As inscrições ainda estão abertas e podem ser efetuadas em https://bit.ly/AS2021_inscricao
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments:

Also Read

Como integrar práticas de Sustentabilidade no Desenvolvimento de Software? Rumos responde no próximo webinar Tech in Progress

Como integrar práticas de Sustentabilidade no Desenvolvimento de Software? Rumos responde no próximo webinar Tech in Pro