Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Redes Sociais são um dos principais alvos dos cibercriminosos em tentativas de phishing

Redes Sociais são um dos principais alvos dos cibercriminosos em tentativas de phishing
Share it:
Check Point Research acaba de lançar o relatório que destaca as marcas mais imitadas em tentativas de Brand Phishing durante o terceiro trimestre de 2021
A Check Point Research, área de Threat Intelligence da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível global, acaba de publicar o último Brand Phishing Report, referente ao terceiro trimestre de 2021. O relatório destaca as marcas que, durante Julho, Agosto e Setembro, foram mais frequentemente imitadas por cibercriminosos nas suas tentativas de roubar informação pessoal ou credenciais de pagamento.

No terceiro trimestre, a Microsoft continuou o seu reinado como a marca mais frequentemente visada pelos cibercriminosos, embora a um ritmo ligeiramente inferior. Vinte e nove por cento de todas as tentativas de phishing estiveram relacionadas com a gigante tecnológica, em comparação com os 45% registados no segundo trimestre de 2021, comprovando que os agentes maliciosos continuam a ter como alvo as forças de trabalho vulneráveis e distribuídas. A Amazon substituiu a DHL na segunda posição, contando 13% de todas as tentativas de phishing contra 11% no trimestre anterior. A tendência de procurar tirar partido das compras online no período que antecede as férias manteve-se neste último trimestre.

O relatório revela ainda que, pela primeira vez este ano, as redes sociais estão no top 3 dos setores mais imitados em tentativas de ataques de phishing, com o WhatsApp, o LinkedIn e o Facebook a aparecer na lista das 10 marcas mais imitadas.

"Os agentes maliciosos estão constantemente a tentar inovar as suas tentativas de roubo de dados, fazendo-se passar por marcas reconhecidas. Pela primeira vez este ano, as redes sociais tornaram-se uma das três principais categorias exploradas pelos cibercriminosos, numa clara tentativa de tirar partido do número crescente de pessoas que trabalham e comunicam remotamente na sequência da pandemia", disse Omer Dembinsky, Data Research Group Manager at Check Point Software. “Infelizmente, não há muito que estas marcas possam fazer para ajudar a combater as tentativas de phishing. Muitas vezes, é o fator humano que não consegue captar um domínio mal escrito, uma data incorrecta, ou outro detalhe suspeito num texto ou e-mail. Como sempre, encorajamos os utilizadores a serem cautelosos na divulgação dos seus dados, e a pensarem duas vezes antes de abrirem anexos ou links de correio electrónico, especialmente em e-mails que afirmam ser de empresas como a Amazon, Microsoft ou DHL, as marcas mais susceptíveis de serem imitadas. Na sequência dos dados que obtivemos deste último relatório, instamos também os utilizadores a estarem vigilantes quando se trata de quaisquer e-mails ou outras comunicações que aparentem ser de redes sociais como o Facebook ou o WhatsApp".

Num ataque de brand phishing, os criminosos tentam imitar o website oficial de uma marca reconhecida utilizando um nome de domínio e design muito semelhantes aos que se encontram no original. O link do site falso pode ser enviado por e-mail ou mensagem de texto, podendo ainda o utilizador ser redirecionado para o mesmo durante uma simples navegação pela web ou, até, por meio de aplicações móveis fraudulentas. É frequente o website falso conter formulários que visam roubar credenciais, dados bancários ou outras informações pessoais.

Top de marcas utilizadas para ataques de phishing durante o terceiro trimestre de 2021

Abaixo, o top de marcas ordenado consoante a frequência com que são utilizadas em tentativas de brand phishing:
  1. Microsoft (representou 29% de todas as tentativas de brand phishing a nível global)
  2. Amazon (13%)
  3. DHL (9%)
  4. Bestbuy (8%)
  5. Google (6%)
  6. WhatsApp (3%)
  7. Netflix (2.6%)
  8. LinkedIn (2.5%)
  9. Paypal (2.3%)
  10. Facebook (2.2%)
E-mail de Phishing da Google – Exemplo de roubo de credenciais

Durante este trimestre, a Check Point Research identificou um e-mail de phishing que tentava roubar as credenciais de acesso de uma conta Google. O email (ver Fig.1), enviado de um endereço da Google (no-reply@accounts[.]google[.]com), tinha como assunto “Ajude a reforçar a segurança da sua Conta Google”. Um dos indícios suspeitos identificados estava no ano apresentado (“2020 Google”). O atacanta estava a tentar incitar a vítima a clicar num link maliciosos (http://router-ac1182f5-3c35-4648-99ab-275a82a80541[.]eastus[.]cloudapp[.]azure[.]com), que redireciona o utilizador para uma página de login maliciosa que se parece com o website real da Google (ver Fig. 2). Aí, o utilizador teria de inserir os seus dados de conta.



Email de Phishing do LinkedIn – Exemplo de roubo de conta

Neste email de phishing, foi identificada uma tentativa de roubar a informação de conta LinkedIn do utilizador. O e-mail (ver fig.1), enviado de um endereço do Linkedin (linkedin@connect[.]com), continha como assunto: “Tem um novo convite para negócio no Linkedin de ****”. O atacante tentava incitar a vítima a clicar num link malicioso, que redirecionava o utilizador para uma página fraudulenta de início de sessão (ver fig. 2). No link malicioso (https://www[.]coversforlife[.]com/wp-admin/oc/nb/LinkedinAUT/login[.]php), o utilizador teria de inserir o seu nome de utilizador, bem como palavra-passe. No website falso (fig. 2), é possível ver que o ano está desatualizado (“2020 LinkedIn”).

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: