Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Escola Parque Silva Porto recebe máscaras inclusivas para comunicar com alunos

Escola Parque Silva Porto recebe máscaras inclusivas para comunicar com alunos
Share it:
Xula Mask doou máscaras transparentes para ajudar na comunicação com alunos surdos e com outras necessidades educativas
Escola Parque Silva Porto recebe máscaras inclusivas para comunicar com alunos
A Xula Mask doou máscaras transparentes a professores da Escola Básica Parque Silva Porto, em Benfica, Lisboa, que agora podem comunicar melhor com alunos surdos e com outras necessidades educativas especiais.

Criada em plena pandemia para facilitar a leitura labial, a marca de máscaras com tecido transparente Xula Mask fez a doação, no final de setembro, de máscaras a três professores titulares de turma, dois professores de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e a três professores de educação especial.

A Escola Básica Parque Silva Porto conta com 49 alunos surdos e um total de 71 alunos com necessidades educativas especiais, que agora podem melhor comunicar com os seus professores, uma vez que as máscaras de tecido transparente permitem a leitura labial.

Segundo um estudo da revista científica Ear and Hearing, as máscaras transparentes facilitam a compreensão do discurso para pessoas com audição normal e melhoram em 10% a compreensão da linguagem no caso das pessoas surdas.

Já em 2020, num inquérito da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), 13,7% dos professores questionados alertava que professores e alunos deveriam usar máscaras transparentes para facilitar a compreensão da Língua Gestual Portuguesa.

“Ensinar uma turma de alunos bilingues, em tempo de pandemia, é um desafio para qualquer docente. A Língua Gestual Portuguesa implica, além dos gestos, toda uma expressão corporal e facial. Apesar de a Língua Gestual Portuguesa ser a primeira Língua para alunos surdos, é igualmente importante o desenvolvimento da oralidade. Com a pandemia, a expressão facial e a visão da boca, tornou-se impossível com uso obrigatório da máscara”, começa por referir Ana Margarida Gomes, professora titular de uma turma bilingue na Escola Parque Silva Porto.

“Durante os dois anos de pandemia, foram surgindo no mercado algumas possíveis soluções para o ensino de alunos surdos, mas nenhuma se mostrou eficaz, até ao surgimento da Xula Mask. O uso da Xula Mask no ensino de alunos surdos veio permitir tudo aquilo que uma máscara normal nos impediu: trabalhar a oralidade, as expressões faciais e a comunicação com toda a comunidade surda, na escola (alunos, docentes e auxiliares). Como docente da uma turma de alunos bilingues, fiquei muito satisfeita, como o surgimento da Xula Mask: consigo ensinar melhor os meus alunos e comunicar com a restante equipa que trabalha comigo”, acrescentou.

“Desde a sua génese que o objetivo da Xula Mask é defender a inclusão. Estamos muito felizes por ajudar a Escola Básica Parque Silva Porto a melhorar a inclusão dos seus alunos, munindo os professores com as melhores ferramentas para comunicarem dentro da sala de aula”, sublinha, por seu turno, Ricardo Correia, representante da Xula Mask em Portugal.

A Xula Mask foi concebida para pessoas surdas que precisam de ler os lábios. É ainda essencial para pessoas autistas, com demência ou doença de Alzheimer que ficam facilmente desorientadas quando não podem ver o cuidador.

A Xula Mask garante proteção de nível 2, cumpre a nova normativa europeia CWA 17553 e a especificação UNE 0065/2020, com eficácia de filtro de aerossóis superior a 96% e eficácia de filtro de partículas superior a 95%. Tem ainda um novo tratamento repelente de água de alta tecnologia, melhorando as taxas de impermeabilidade e, portanto, a segurança do utilizador contra gotas externas potencialmente contaminantes.

Feita de um têxtil reutilizável, esta máscara pode ser lavada 40 vezes. Mesmo após 40 lavagens, mantém uma eficácia de proteção de 86%. Pode ser lavada à mão ou na máquina, e seca com um secador para reativar o revestimento protetor. Por ser um têxtil altamente respirável, evita a condensação e embaciamento dos óculos.

Em colaboração com a empresa suíça HEIQ, a máscara dispõe da tecnologia antiviral VIROBLOCK como revestimento final. Esta inovação testada em laboratórios europeus neutraliza a ação de germes, vírus e bactérias em 99,9% num período máximo de 10 minutos.

Recentemente, a Xula Mask associou-se à FPAS - Federação Portuguesa das Associações de Surdos e atribui um desconto de 10% à comunidade surda na compra de máscaras transparentes, doando ainda 1 euro por cada unidade vendida em Portugal.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: