Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Sophos divulga as 10 técnicas mais utilizadas para pressionar as vítimas de ransomware a pagar o resgate

Sophos divulga as 10 técnicas mais utilizadas para pressionar as vítimas de ransomware a pagar o resgate
Share it:
A Sophos, líder global em soluções de cibersegurança de próxima geração, publicou o artigo “The Top 10 Ways Ransomware Operators Ramp Up the Pressure to Pay”, onde detalha como os atacantes de ransomware estão a implementar uma vasta diversidade de táticas sem escrúpulos para pressionar e persuadir as suas vítimas a pagar o resgate. 
O artigo baseia-se em provas e contributos da equipa Rapid Response da Sophos, que trabalha 24/7 para ajudar organizações que estejam a ser alvo de um ciberataque ativo. O artigo evidencia também a alteração das técnicas de pressão utilizadas no ransomware, que evoluíram da encriptação de dados para passar a incluir outros pain points, nomeadamente o assédio de colaboradores.

“Desde que as organizações começaram a melhorar os seus sistemas de backup de dados e a ser capazes de restaurar ficheiros encriptados, os atacantes começaram a complementar as suas exigências de resgate com outras medidas de extorsão para aumentar a pressão para pagar,” declarou Peter Mackenzie, Director, Incident Response da Sophos. “A equipa Rapid Response da Sophos tem assistido, por exemplo, a casos em que os atacantes enviam emails ou telefonam aos colaboradores da empresa sob ataque, tratando-os pelo seu nome e partilhando informações pessoais que roubaram – como ações disciplinares ou a informação no seu passaporte –, com o objetivo de os assustar e os forçar a exigir ao seu empregador o pagamento do resgate. Este tipo de comportamento mostra como o ransomware passou de um ataque meramente técnico, que visava sistemas e dados, para um ataque que também aponta a pessoas”.

O artigo inclui ainda uma mensagem de voz gravada que um membro do grupo responsável pelo ransomware SunCrypt enviou a um colaborador de uma empresa sob ataque (divulgado com a permissão dessa mesma empresa).

Como os atacantes estão a aumentar a pressão para pagar

Segundo a Sophos, estas são as 10 formas mais utilizadas para aumentar a pressão sobre as vítimas de ransomware, na tentativa de as forçar a pagar o resgate:
  1. Roubar dados e ameaçar publicá-los ou leiloá-los online
  2. Enviar emails e telefonar aos colaboradores, incluindo executivos seniores, ameaçando revelar informações pessoais
  3. Notificar ou ameaçar notificar parceiros de negócio, clientes, meios de comunicação e outros sobre a fuga e exfiltração de dados
  4. Silenciar as vítimas, avisando-as para não contactarem as autoridades
  5. Recrutar informadores internos que ajudam a aceder às redes da organização
  6. Redefinir passwords
  7. Lançar ataques de phishing direcionados aos emails das vítimas
  8. Eliminar backups online e shadow volume copies
  9. Imprimir cópias físicas da nota de ransomware em todos os dispositivos conectados, nomeadamente terminais de pontos de venda
  10. Lançar ataques de denial-of-service nos websites das vítimas

O artigo explica cada tática em maior detalhe, dando exemplos de grupos de ransomware que implementaram cada uma delas. Inclui ainda conselhos para que as equipas de segurança consigam proteger a sua organização e colaboradores contra atacantes e ciberameaças no geral.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: