Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Fundación Cepsa apoia 5 projetos solidários em Portugal no âmbito dos Prémios ao Valor Social

Fundación Cepsa apoia 5 projetos solidários em Portugal no âmbito dos Prémios ao Valor Social
Share it:
No total, os Prémios ao Valor Social da Fundación Cepsa vão distribuir mais de 64 mil euros pelas cinco entidades vencedoras.
Fundación Cepsa apoia 5 projetos solidários em Portugal no âmbito dos Prémios ao Valor Social
Na sua 17ª edição, os Prémios ao Valor Social da Fundación Cepsa distinguiram 5 projetos de ação solidária implementados em Portugal. No total, serão distribuídos mais de 64 mil euros pelas 5 instituições vencedoras, de forma a apoiar os programas que desenvolvem. Este ano, para além de reconhecer e promover diferentes projetos sociais que promovam a inclusão e a qualidade de vida de pessoas ou grupos mais desfavorecidos, a Fundación Cepsa decidiu ampliar o foco de atuação para iniciativas sustentáveis que contribuam para a transição energética.

É o caso do projeto Aldeias Pedagógicas, da Associação de Desportos de Aventura, Juventude e Ambiente (AZIMUTE). A intervenção tem como objetivo combater o isolamento e a solidão das pessoas mais velhas de 6 aldeias do distrito de Bragança, criar atividades e dinâmicas que envolvam os idosos e as suas famílias e/ou comunidade de forma presencial ou recorrendo a novas tecnologias, e promover o envelhecimento ativo e positivo em comunidade.

Um novo espaço CADin Setúbal, da Associação Neurodesenvolvimento e Inclusão CADIn, é outro dos premiados. Vai permitir a abertura de um novo espaço para esta entidade, com mais gabinetes que permitam aos seus profissionais atenderem mais utentes, respondendo assim a uma necessidade urgente.

Foi igualmente distinguido o projeto EntreGerações, promovido pela Associação Florestal de Portugal (FORESTIS). Esta iniciativa visa fomentar a aproximação dos proprietários florestais, na sua maioria idosos, aos jovens em áreas onde impera a pequena propriedade e consideradas zonas desfavorecidas. Foram selecionadas duas áreas de intervenção para este projeto: Concelho de Arganil e Concelho de Terras de Bouro, devido às suas características socioeconómicas e ao tipo de proprietários florestais presentes nestes concelhos.

O projeto Escola Joyeux, da Associação Vila com Vida (VilacomVida), é dirigido a pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento (DID), para que os jovens com potencial para uma vida autónoma não fiquem parados, institucionalizados ou em casa e desperdicem os seus talentos. Tendo em vista a sua integração no mercado de trabalho, o projeto assenta num plano de formação da escola Joyeux em Portugal aplicado em contexto de trabalho (vão abrir dois cafés em 2022, em Lisboa e em Cascais, implementados pela VilacomVida). O referencial de formação irá preparar os colaboradores Joyeux para 4 funções: Barista, Empregado de mesa, Caixa, Cozinha.

Já o projeto NEAR - NEwly ARrived in a common home, promovido pela Ação e Integração para o Desenvolvimento Global (AIDGLOBAL), propõe testar um modelo e uma metodologia para fomentar e facilitar a orientação social de pessoas imigrantes, no período inicial da sua chegada e inclusão nas comunidades locais de acolhimento.

As ações do projeto visam desenvolver um caminho de reforço progressivo do sentimento de pertença ao novo contexto social e à nova comunidade local em que os imigrantes serão incluídos à sua chegada.

O painel de jurados que elegeu estes 5 projetos portugueses foi liderado por Conceição Zagalo (Presidente do Conselho Consultivo do GRACE, Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial) e teve ainda como júris cinco elementos da Cepsa Portuguesa.

A nível nacional, a Fundación Cepsa recebeu este ano 60 candidaturas no total. Para esta nova edição, manteve a dotação excecional de 500 mil euros para distribuir entre os projetos vencedores de Portugal, Espanha, Colômbia e Brasil.

Os Prémios ao Valor Social foram criados em 2005, com o intuito de reconhecer e promover a atividade social de diferentes entidades que trabalham para melhorar a qualidade de vida de grupos muito diversos: pessoas em situação de vulnerabilidade social, desempregados, doentes, pessoas com diversidade funcional, grupos étnicos, infância, jovens e adolescentes, idosos ou vítimas de violência de género, entre outros.

Nos últimos 16 anos, estes prémios já permitiram desenvolver 385 projetos, que permitiram melhorar a qualidade de vida a cerca de 60 mil pessoas.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: