Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Phenix comemora 5º aniversário em Portugal com 18 milhões de refeições salvas através de programa de conversão de excedentes

Phenix comemora 5º aniversário em Portugal com 18 milhões de refeições salvas através de programa de conversão de excedentes
Share it:
  • Phenix chegou a Portugal em 2016 com programa de conversão de excedentes de grandes superfícies comerciais em doações a IPSSs;
  • Atualmente, intervém em mais de 350 lojas de retalho, que incluem as várias insígnias Continente, da Sonae MC, beneficiando mais de 1 000 instituições;
  • Em 5 anos, o número de refeições salvas ascende aos 18 milhões, tendo sido evitada a emissão de mais de 21 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera;
Phenix comemora 5º aniversário em Portugal com 18 milhões de refeições salvas através de programa de conversão de excedentes
A Phenix, uma das marcas líderes no combate ao desperdício na Europa, assinala o 5.º aniversário da sua entrada no mercado português. A start-up iniciou a sua atividade em Portugal há cinco anos com um programa de conversão de excedentes de grandes superfícies comerciais em doações a instituições particulares de solidariedade social, que apoiam indivíduos e famílias em situação de carência.

Desde 2016, através deste serviço, a Phenix já salvou mais de 18 milhões de refeições, evitando que mais de 21 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera. Para além de alimentos e refeições, a marca atua no combate ao desperdício de produtos não alimentares, tendo evitado, até agora, que mais de 1 472 toneladas de bens nesta categoria, nomeadamente têxteis (onde a taxa de sucesso se aproxima de 100%), artigos para casa e para decoração (81%), detergentes (57%), entre outros, acabassem no lixo.

Maria Alice Campos, da Refood Braga, uma das instituições que recebe o apoio da Phenix, explica que “Através da nossa parceria com a Phenix, conseguimos manter as portas abertas e, hoje, ajudamos 197 adultos e 56 crianças a terem uma alimentação de qualidade com comida que, por quebras de fluxo, iria parar ao lixo. O trabalho da Phenix, ao dar apoio à circularidade da economia, é fundamental. Diríamos mesmo que imprescindível”.

Ao abrigo do programa de conversão de excedentes, a Phenix faz uma auditoria inicial aos seus clientes, aferindo o nível de desperdício; presta formação contínua na triagem, separação e acondicionamento dos excedentes; e estabelece a ponte com uma rede de instituições parceiras, para que sejam recetoras dos mesmos. Hoje, intervém em mais de 350 lojas de grande retalho, que incluem as insígnias Continente, Modelo Continente e Continente Bom Dia, da Sonae MC, beneficiando mais de 1 000 instituições parceiras.

Pedro Lago, Diretor de Inovação e Sustentabilidade na Sonae MC, partilha que “A Phenix ajudou-nos a triplicar em 4 anos o montante dos alimentos doados. Com a ajuda da Phenix, a Sonae MC evitou em 2020 o desperdício de cerca de 30 milhões de euros de alimentos, resgatando mais de 33 000 toneladas de CO2”.

Realçando a importância de soluções como a Phenix para a sustentabilidade dos negócios, Ana Paula Magalhães, responsável pela Responsabilidade Social da Sonae MC e Missão Continente, acrescenta que “A Phenix tem sido um parceiro essencial para conseguirmos fazer a nossa parte e tem-nos permitido fazer a mais eficiente gestão deste processo que envolve milhares de pessoas – entre colaboradores, voluntários e beneficiários -, fomentando uma verdadeira economia circular e um espírito de entreajuda à escala nacional”.

Em paralelo com o programa de doações, em 2019, a Phenix expandiu a sua atividade, com o lançamento da Phenix app, uma aplicação anti-desperdício que permite que a comunidade adquira alimentos e refeições excedentes de estabelecimentos comerciais de todas as dimensões, por um preço reduzido. Ao fim de dois anos, são já cerca de 1 200 os estabelecimentos parceiros que disponibilizam os seus produtos na aplicação, atualmente com uma base de utilizadores na ordem dos 200 000, em Portugal.

Frederico Venâncio, Diretor-Geral da Phenix Portugal, faz um balanço muito positivo, concluindo que “Cinco anos de Phenix em Portugal são o resultado de um trabalho conjunto extraordinário. Principalmente com o nosso programa de doações, conseguimos transformar o que se ia tornar em desperdício em valores essenciais: dignidade, humanidade e solidariedade. Tal como o trabalho da Phenix foi e continua a ser fundamental para que o excedente de uma grande superfície comercial chegue até uma família carenciada, também a confiança da nossa rede de parceiros em nós o é. Foi um caminho trilhado com base na entreajuda e é esta economia circular que queremos continuar a fomentar, à medida que fazemos crescer a comunidade Phenix”.

Em Portugal, a Phenix atua em todos os distritos do continente com o seu programa de conversão de excedentes em doações. A aplicação anti-desperdício está disponível nas regiões da Grande Lisboa e Grande Porto, Braga e Aveiro, com planos para se expandir a outras cidades do país já no início de 2022.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: