Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Epson Europe obtém certificação internacional por alinhar o seu Sistema de Gestão da RSE com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Epson Europe obtém certificação internacional por alinhar o seu Sistema de Gestão da RSE com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Share it:

 Epson Europe obtém certificação internacional por alinhar o seu Sistema de Gestão da RSE com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU


  • Esta certificação reconhece que a empresa alinhou as suas operações para apoiar muitos dos ODS.
  • A Epson Europe trabalhou com o Bureau Veritas num processo de certificação para se alinhar com os ODS das Nações Unidas.

 

A Epson Europe anuncia que é a primeira empresa no seu sector a obter a certificação internacional para alinhar o seu Sistema de Gestão da RSE com o esquema dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas - validado pela organização líder mundial de certificação, Bureau Veritas. Esta certificação reconhece que a empresa alinhou os seus negócios para apoiar um vasto número de ODS - respondendo, com um objectivo real, ao apelo da ONU para mitigar algumas das principais questões que o planeta enfrenta até 2030.

Este anúncio sublinha o compromisso da Epson Europe com um modo de funcionamento justo, responsável e mais sustentável. Com um acordo assinado em 2015, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas são o resultado da colaboração entre mais de 190 países e 1.500 empresas - para identificar e enfrentar oportunidades e desafios globais. Os principais objectivos no âmbito dos ODS abrangem a melhoria da saúde e da educação, a redução das desigualdades, o aumento do crescimento económico e a atenuação das alterações climáticas em 17 áreas bem definidas.


Empresas por um mundo melhor

As empresas destacaram-se como um pilar chave na realização dos 17 ODS, tendo o então Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU) Ban Ki-moon afirmado que "as empresas são um parceiro chave... e apelamos às empresas em todo o lado para que controlem o seu impacto, estabeleçam objectivos ambiciosos e comuniquem os seus resultados de forma transparente".

Yoshiro Nagafusa, Presidente da Epson Europe B.V. comenta: "A Epson respondeu ao apelo da ONU para criar melhores negócios - desenvolvendo as nossas tecnologias eficientes, compactas e precisas para criar um mundo mais próspero e harmonioso. Trabalhámos com o Bureau Veritas para alinhar os nossos objectivos a curto, médio e longo prazo com a realização dessa visão. Os ODS da ONU são agora uma bússola para ajudar a Epson Europe a navegar rumo a um futuro mais justo, responsável e sustentável”.


Padrões globais elevados

A Epson Europe trabalhou com o Bureau Veritas num processo de certificação para se alinhar com os ODS da ONU. Como líder em serviços de auditoria externa e certificação, o Bureau Veritas avalia governos, empresas e outras organizações contra normas globais exigentes. Como tal, o Bureau Veritas tem supervisionado os esforços da Epson para assegurar sistemas e processos rigorosos que avaliam cuidadosa e exaustivamente as acções da empresa em relação aos ODS da ONU.

Pedro Gonzalez, Director Técnico de Certificação do Bureau Veritas, comenta: "A Epson Europe compreende que o compromisso com os ODS da ONU é demasiado importante para deixar ao acaso e, portanto, compreende a necessidade de o integrar na própria base das suas estratégias empresariais. Analisámos e auditámos os seus negócios segundo um padrão rigoroso e a Epson adoptou as alterações necessárias para se tornar a primeira empresa tecnológica a obter a certificação internacional para alinhar o seu Sistema de Gestão da RSE com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Isto aplica-se a todas as operações relacionadas com Vendas, Marketing, Distribuição e Pós-venda de produtos e serviços Epson. O trabalho da Epson aqui é uma prova do nosso compromisso comum de moldar um mundo melhor”.


Transparência, prestação de contas e acção

A obtenção da certificação do Bureau Veritas envolve a adopção de novos sistemas e processos pela Epson. Isto inclui a criação de uma nova política de alinhamento dos ODS que reúne as práticas empresariais e as acções individuais das pessoas que trabalham na Epson para:

  • trabalhar na melhoria contínua para um melhor desempenho em termos de sustentabilidade
  • gerir os riscos de sustentabilidade
  • demonstrar estes compromissos e acções aos intervenientes externos para os motivar a empenharem-se mais nos princípios dos ODS da ONU.

Esta política está ligada ao Sistema de Gestão do UN SDG (SMS), um quadro de governação mais amplo que assegura a sua adopção pelas empresas a nível mundial. O SMS:

  • alinha propósito, missão e direcção estratégica
  • destaca os objectivos globais da empresa
  • fornece orientações para a definição de objectivos e acções locais
  • e documenta os esforços em curso para alcançar os requisitos do Sistema de Gestão da RSE e o seu alinhamento com a norma dos ODS das Nações Unidas.

A Epson Europe está empenhada no Bureau Veritas para continuar esta certificação, com auditorias regulares a terem lugar todos os anos.

Henning Ohlsson, Director de Sustentabilidade da Epson Europe, afirma: "A certificação com os ODS da ONU leva-nos a novos níveis de transparência e responsabilidade. Ajuda-nos a compreender melhor o nosso impacto em relação a marcadores definidos, tais como educação, crescimento económico, trabalho decente, produção e consumo responsáveis, e combate às alterações climáticas. Também compreendemos que a Epson Europe não existe no vácuo, não é uma entidade isolada - e esperamos que o nosso trabalho aqui funcione como um sinal para outras empresas do sector para se juntarem a esta forma de trabalhar e juntos avançamos para um mundo mais justo, mais responsável e sustentável”.

Bertrand Martin, CEO do Bureau Veritas Espanha e Portugal, afirma: "O papel das empresas na consecução do desenvolvimento sustentável é fundamental. Como terceiro independente, ajudamos a integrá-lo na sua estratégia e verificamos o seu cumprimento. A Epson Europe é um exemplo deste comportamento e compromisso que a sociedade exige".

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: