Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

O Natal também é uma época associada ao desperdício nas empresas de retalho

O Natal também é uma época associada ao desperdício nas empresas de retalho
Share it:

 O Natal também é uma época associada ao desperdício nas empresas de retalho 

Como reduzir e incentivar a redução do desperdício no Natal? A Phenix dá 4 dicas 

O Natal é uma época tipicamente associada ao desperdício, tanto para consumidores, como para as empresas de retalho. Os tradicionais jantares de família, associados a inúmeras refeições partilhadas, aumentam a procura de alimentos e, consequentemente, a produção e o desperdício também aumentam. A Phenix, uma das marcas líderes no combate ao desperdício na Europa, partilha algumas dicas para as empresas de retalho sobre como diminuir e incentivar a diminuição do desperdício nesta época: 


1. Fazer uma seleção dos produtos mais vendidos no Natal 

Existe produtos alimentares que são tradicionalmente, ou mesmo unicamente, comercializados nesta época. Desta forma, constituir o foco nesta seleção de produtos, ao invés de promover uma grande diversidade dos mesmos, ajuda a uma gestão mais eficiente dos recursos e do desperdício, havendo uma maior garantia de escoamento e, consequentemente, uma quebra mais reduzida; 


2. Criar um livro de receitas antidesperdício dedicado ao consumidor, com produtos típicos do Natal 

Muitas são as empresas de retalho que têm revistas de marca própria com receitas incluídas. E como o desperdício é um problema característico da época natalícia, porque não adicionar algumas receitas temáticas e dicas, a esses suportes, que permitam reinventar aquilo que é o menu, maioritariamente constituído por sobras, nos dias seguintes aos festejos? 


3. Adotar técnicas de recuperação das perdas e do desperdício alimentar 

O desperdício deve ser sempre considerado um dado adquirido e, neste sentido, deve ser sempre preparado um plano de contingência, de forma a reduzir, ou mesmo mitigar, este problema. A contratação de empresas que giram o excedente, o escoamento de produtos para ração animal, ou a doação do desperdício a fábricas de recuperação energética, são algumas das soluções que podem ser adotadas neste período mais propício ao desperdício alimentar. 


4. Monitorizar 

Monitorizar e avaliar o processo é uma parte essencial da redução do desperdício nas empresas de retalho. A sua experiência e o seu know-how permitem prever resultados, identificar e antecipar percentagens de desperdício e pensar em soluções que permitam lidar com o excedente nesta época em particular. Assim, monitorizar a estratégia estabelecida aumenta as hipóteses de eficácia e de sucesso.  

Evitar o desperdício alimentar é cada vez mais uma prioridade e está ao alcance de todos. Mais dicas sobre como fazer parte desta missão estão disponíveis no Instagram e no Blogue da Phenix.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: