Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Dicas da devolo para uma Internet mais rápida

Dicas da devolo para uma Internet mais rápida
Share it:
Desde streaming online e compras no comércio online até à procura de receitas de cozinha e à utilização do escritório em casa — ter uma ligação doméstica à Internet faz tanto parte da nossa vida diária como comer e beber. Por isso, quando o desempenho diminui, a sua série favorita tem falhas de transmissão, a ligação à videoconferência é perdida ou os websites levam uma eternidade a abrir é natural que fiquemos irritados. A devolo oferece-lhe dicas e apoio para que os dados na sua rede doméstica voltem a acelerar.
Internet fraca: comece por reiniciar

Se a sua ligação doméstica à Internet estiver com problemas, isso costuma ser aparente. As videochamadas caem, os vídeos congelam e os downloads para o seu disco rígido arrastam-se. Uma vez que pode haver uma grande variedade de causas possíveis para estes aborrecimentos, recomendamos o passo mais fácil para começar: reiniciar o router. Para o fazer, basta desligar o dispositivo da corrente durante 10 a 20 segundos e depois reiniciá-lo. Isto pode remover possíveis erros na memória, que são capazes de afetar o desempenho.

A segunda abordagem é o menu de definições do router. Aqui, dirija-se ao registo de estado (“status log”) e verifique se existem problemas de fundo com a sua ligação. Pode também verificar se a definição “DHCP” está ativada. Ela garante que o router atribui automaticamente endereços IP a todos os dispositivos da rede. Para uso privado, esta opção deve ser ativada na grande maioria dos casos.

Se também não encontrar quaisquer irregularidades nos menus de definições, a resolução de problemas (“troubleshooting”) é retomada.

Resolução de problemas com o fornecedor

Quando há problemas com a ligação online, não se esqueça que a causa não está necessariamente dentro das suas próprias quatro paredes. Em vez disso, pode haver uma falha nas instalações do seu fornecedor. Para descobrir isto, basta fazer uma pesquisa rápida com um motor de busca popular. Se já houver relatos de uma falha do fornecedor na sua região, o processo de resolução de problemas está terminado. Em alternativa, pode também pedir diretamente ao seu fornecedor de serviços para descobrir se há interrupções ou quanto tempo levará para o serviço ser restaurado.

Se o seu fornecedor não for a causa de um desempenho online inadequado, ainda tem uma solução mais simples: uma substituição de cabo. A sua ligação online congelada ou a total falta de uma ligação pode ser simplesmente devido a um cabo defeituoso. Portanto, verifique todos os cabos ligados ao seu router — o cabo da ligação à Internet do router, bem como os cabos Ethernet que alimentam o sinal na sua rede. Se tiver a opção, também pode substituir os cabos como um teste.

Medindo a velocidade

Se a sua ligação online não falhou completamente, deve usar testes de velocidade para obter uma imagem mais detalhada da perda real de qualidade. Isto envolve ferramentas e websites que podem testar a velocidade de upload e download da sua ligação. O que é particularmente conveniente sobre isto é que estas ferramentas são gratuitas e não requerem registo, por isso é bastante simples fazer o teste. Exemplos recomendados destas ferramentas incluem o Speedtest.net da Ookla.

No entanto, para obter as medições mais precisas possíveis existem algumas dicas que deve observar:
  • Faça várias medições em diferentes alturas do dia.
  • Se possível, faça as medições usando dispositivos terminais que estão ligados ao router através do cabo Ethernet.
  • Se possível, desligue todos os dispositivos com uma ligação online que não são usados para a medição.

Se estas medições verificarem que a largura de banda efetiva que recebe é significativamente inferior ao que foi contratualizado, deve tentar contactar o serviço técnico de atendimento ao cliente do seu fornecedor.

Aplicações com elevada utilização de dados

Além disso, compensa olhar para a lista de dispositivos que estão ligados ao seu router. Poderá reparar num dispositivo particularmente sedento de dados que nem sequer deve estar permanentemente ligado. Talvez até haja convidados não desejados que entraram na sua rede e estão a esgotar a largura de banda. Mas felizmente este caso é bastante improvável.

Se não conseguir encontrar nenhuma fonte potencial de interferência na lista de dispositivos, deve verificar os seus dispositivos terminais para detetar software disruptivo. Os programas utilitários não são os únicos que consomem largura de banda. Por exemplo, se usou recentemente software para configurar uma ligação VPN, certifique-se que verifica se a aplicação correspondente ainda está ativa e se está a estrangular a sua linha.

Otimizando uma ligação cablada

As linhas Ethernet permanentemente encaminhadas (“routed”) são uma raridade na maioria dos apartamentos e casas. O encaminhamento subsequente é tão caro como complicado. Os cabos expostos são uma alternativa barata, mas também podem ser potenciais riscos de tropeçar e não são bonitos de se ver. Uma excelente alternativa é encontrada em adaptadores Powerline como a série de produtos Magic da devolo. Estes adaptadores usam a linha elétrica existente como uma autoestrada de dados e assim convertem qualquer tomada elétrica numa tomada de acesso à Internet. Isto funciona sem quaisquer modificações estruturais ou conhecimentos técnicos especiais. Um adaptador é ligado perto do router e ligado a ele. Adaptadores adicionais podem ser instalados em qualquer tomada de energia e ligam-se automaticamente. Isso completa a sua rede doméstica encaminhada profissionalmente com pontos de acesso que podem ser reposicionados de forma flexível em qualquer altura.

Otimizando o Wi-Fi

Para ligações sem fios, um ponto de início crítico é a posição do router. Ele deve...
  • ... ser posicionado o mais centralmente possível para chegar a todas as divisões com dispositivos terminais Wi-Fi com a mesma qualidade.
  • ... ser mantido fora de armários, se possível, e estar numa posição livre. Móveis (e até vasos de flores com água) também podem impedir a ligação Wi-Fi.
  • ... não estar na proximidade imediata de fontes de interferência, tais como micro-ondas.

No entanto, alguns obstáculos ao seu Wi-Fi simplesmente não podem ser removidos. Paredes e tetos, redes Wi-Fi vizinhas, cada vez mais dispositivos terminais conectados sem fios… estes e outros fatores prejudicam a largura de banda Wi-Fi e cada vez mais levam até os routers de última geração aos seus limites de desempenho. A única solução a longo prazo nestes casos é “estender” o sinal Wi-Fi. Existem basicamente duas opções para isto. Uma delas são os já mencionados adaptadores Powerline, que também estão disponíveis em modelos Wi-Fi e funcionam como pontos de acesso Wi-Fi adicionais. A alternativa são os repetidores, como os WiFi 6 Repeater da devolo, que amplificam o sinal Wi-Fi existente do router.

Qual das duas soluções está correta depende das condições individuais. Os repetidores são brilhantes em espaços pequenos a médios no mesmo piso. Aqui, eles trazem de forma fiável o sinal Wi-Fi para salas que o router tem dificuldade em alcançar a partir da sua localização. Para grandes apartamentos ou casas, por outro lado, recomendamos o uso de adaptadores Powerline. O seu desempenho não é afetado por tetos ou paredes porque utilizam a linha de alimentação para comunicar entre si e oferecem a escolha flexível entre acesso à Internet via cabo Ethernet ou Wi-Fi no destino.

Independentemente da opção que escolher, tanto os adaptadores Powerline como os repetidores suportam o seu router no seu trabalho e ajudam-no a obter um melhor desempenho da sua ligação à Internet.

Internet forte diretamente da Alemanha

A devolo, uma empresa alemã com sede em Aachen, tem vindo a desenvolver uma tecnologia poderosa para redes inteligentes há 20 anos. Os utilizadores recebem tudo o que precisam para uma ligação forte nas suas próprias quatro paredes a partir de uma única fonte. O atual portfólio de produtos inclui soluções flexíveis para a expansão personalizada da rede doméstica usando repetidores ou adaptadores Powerline, que podem ser convenientemente controlados através de uma app para smartphones e tablets.

Mais informações: https://www.devolo.pt/
Share it:

casa-inteligente

Post A Comment:

0 comments: