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Bosch: Projeto 5G NetMobil desenvolve soluções de comunicação em tempo real para aumentar a segurança e a eficiência

Bosch: Projeto 5G NetMobil desenvolve soluções de comunicação em tempo real para aumentar a segurança e a eficiência
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Mais um marco histórico no caminho para a condução totalmente conectada: Projeto 5G NetMobil desenvolve soluções de comunicação em tempo real para aumentar a segurança e a eficiência


  • O projeto de pesquisa avança para a última geração na comunicação direta vehicle-to-vehicle e veículo-infraestrutura.
  • Os resultados abrem caminho para a padronização e produção em massa.
  • Dezasseis parceiros - grandes players, empresas de média dimensão e instituições de investigação – estão à procura de soluções para os principais desafios da comunicação automóvel em tempo real.
Mais seguro, mais conveniente, mais ecológico: os veículos conectados que conseguem comunicar com a infraestrutura/berma da estrada em tempo real reduzem as emissões e o risco de acidentes. Essa comunicação requer uma ligação de dados estável e fiável, fornecida por 5G de elevada performance, a nova tecnologia sem fio de quinta geração para redes móveis, ou por alternativas com base em Wi-Fi (ITS-G5). Dezasseis instituições de pesquisa, médias empresas e grandes players têm vindo a trabalhar no projeto de pesquisa 5G NetMobil com esse objetivo, ao longo dos últimos três anos. Após esse período, estes parceiros apresentam agora os resultados, que vão permitir alcançar grandes avanços para uma nova era na mobilidade. “Com o projeto 5G NetMobil, alcançamos marcos decisivos no caminho para uma condução totalmente conectada e estamos a demonstrar como as modernas tecnologias de comunicação podem tornar o tráfego rodoviário mais seguro, eficiente e económico, tudo ao mesmo tempo”, explica Thomas Rachel MdB, Secretário de Estado Parlamentar no Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha. O seu ministério financiou este projeto de pesquisa com 9,5 milhões de euros. As bases deste projeto nas áreas de redes, segurança e protocolos de comunicação sustentam os esforços para padronizar especificações, desenvolver novos modelos de negócios e acelerar os primeiros ciclos de produção dos parceiros.


Uma plataforma de lançamento para uma engenharia de tráfego inovadora

Em muitas situações de trânsito é praticamente impossível para os motoristas ver tudo aquilo que precisam, como peões a atravessar cruzamentos complicados ou veículos que surgem repentinamente de locais com pouca visibilidade. Sensores de radar, ultrassom e vídeo são os olhos dos veículos modernos. Estes dispositivos monitorizam a situação do tráfego ao redor do veículo, mas não conseguem ver através das curvas ou atrás de obstáculos. A comunicação direta vehicle-to-vehicle (V2V), veículo-infraestrutura (V2I) e veículo-rede (V2N) permite que os veículos partilhem dados em tempo real entre si e com o meio envolvente - até dados sobre coisas que não podem ser vistas. Os parceiros do projeto 5G NetMobil estão a utilizar esse recurso de comunicação para desenvolver ferramentas como um assistente de travessia para proteger peões e ciclistas em cruzamentos sem visibilidade. Uma câmara instalada na infraestrutura na berma de estrada deteta peões e avisa veículos em apenas alguns milissegundos para evitar situações críticas, por exemplo, quando um carro muda de direção numa rua lateral. Outro tópico da agenda de pesquisa é o platooning. No futuro, os veículos comerciais poderão juntar-se em pelotões semelhantes a comboios, onde a aceleração, a travagem e a condução sincronizada permitem que os camiões operem em fileiras muito próximas, graças à comunicação V2V. Esse composição automatizada - ou seja, circulação com um veículo colado a outro - reduz o consumo de combustível e aumenta a segurança nas autoestradas. Especialistas das empresas e universidades participantes estabeleceram as bases para o platooning de veículos com menos de dez metros de distância e para o platooning em veículos agrícolas. “O trabalho do projeto de pesquisa é relevante para uma ampla gama de aplicações. Não beneficia apenas os parceiros do projeto da indústria e da pesquisa, mas principalmente os utilizadores das estradas”, diz Frank Hofmann, da Robert Bosch GmbH, que está a coordenar o projeto de pesquisa na parte da manufaturação.

Preparar o caminho para a padronização e novos modelos de negócios

O resumo deste projeto de pesquisa passou por encontrar soluções para os principais desafios da comunicação automóvel em tempo real. Há uma boa razão para isso: a comunicação direta V2V e V2I deve ser à prova de falhas, com altas taxas de dados e baixa latência, para que uma condução totalmente conectada se torne realidade. Contudo, o que acontece se a qualidade da ligação de dados mudar, deixando menos largura de banda disponível para comunicação direta V2V? Os especialistas desenvolveram um conceito ágil de "qualidade de serviço" para detetar alterações na qualidade da rede fornecida e alertar as funções de condução conectadas de acordo com isso.

Dessa forma, a distância entre veículos num pelotão pode ser aumentada automaticamente quando a qualidade da rede diminui. Outro ponto importante desta pesquisa foi dividir a principal rede móvel em redes virtuais discretas (repartidas). Uma sub-rede separada está agora reservada para funções críticas de segurança, como por exemplo, alertar os motoristas relativamente a peões num cruzamento. Essa proteção garante que a comunicação de dados para essas funções esteja sempre ativa. Outra rede virtual discreta lida com transmissões de dados para transmitir vídeos e atualizar a rota. As suas operações podem ser temporariamente suspensas quando a taxa de dados cai. Este projeto de pesquisa fez também significativas contribuições à comunicação híbrida, onde a conexão mais estável - a tecnologia de rede móvel ou uma alternativa baseada em Wi-Fi - é usada para impedir que a ligação de dados caia enquanto o veículo estiver em movimento. “Os conhecimentos alcançados com este projeto estão agora a fluir para a padronização global da infraestrutura de comunicações. São eles os pilares das empresas parceiras para os esforços de desenvolvimento”, reforça Hofmann.


Outras perguntas e respostas:

Todos os parceiros do projeto 5G NetMobil vão usar a nova tecnologia de comunicações móveis 5G para conectar os seus veículos?

Não, os parceiros participantes estão a adotar diferentes abordagens tecnológicas para permitir a comunicação direta entre veículos e infraestrutura - com base na tecnologia de rede móvel ou em alternativas com base em WiF-Fi (ITS-G5). Este projeto teve como objetivo construir as bases para padronizar as duas tecnologias e permitir a comunicação independentemente do fabricante e da tecnologia.

Quais os casos de uso desenvolvidos neste projeto?

O projeto 5G NetMobil concentrou-se em cinco aplicações: platooning de alta densidade de veículos comerciais separados por menos de dez metros, platooning paralelo de tratores, um assistente de travessia que usa deteção baseada em infraestrutura para proteger peões e ciclistas, e controlo de tráfego inteligente que permite que os veículos montem uma onda de luzes verdes e guiá-las rapidamente pelo tráfego da cidade. Outra tarefa na agenda deste projeto foi elaborar especificações para a rede móvel de quinta geração de modo a responder aos requisitos de aplicações relacionadas com a segurança e disponibilizar ao utilizador uma experiência satisfatória.

Parceiros do projeto 5G NetMobil:

Robert Bosch GmbH (project coordinator)
Technische Universität Dresden (project co-coordinator)
Acticom GmbH
Ericsson GmbH
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