Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Como descobrir o teu próprio endereço de IP?

Como descobrir o teu próprio endereço de IP?
Share it:
Existem vários motivos para que uma pessoa querer descobrir qual é o seu próprio endereço de IP. Caso seja uma dessas pessoas e queiras saber um pouco mais sobre esse número de identificação eletrónico e como descobri-lo, este é o artigo certo para si!
Como descobrir o teu próprio endereço de IP?
Embora se fale muito no endereço de IP e que uma das perguntas mais comuns nos motores de busca continua a ser “como descobrir o meu ip, o facto é que muitas pessoas não sabem, em concreto, o que significa este conceito. Mesmo quando sabem, muitas não compreendem concretamente as diferenças entre o IP interno e o IP externo, ou simplesmente não sabem como podem descobri-lo.

Quando surge uma situação que torna necessária a descoberta do endereço de IP, por isso mesmo, existem várias dúvidas.

De facto, a primeira coisa a fazer quando se deseja saber qual é o seu IP é compreender de que número em concreto se está a falar (interno ou externo), para que possas, depois disto, seguir todos os passos que te levam à descoberta do mesmo.

Neste processo compreenderás que os processos para descobrires o IP interno e externo são distintos, sendo o primeiro mais simples e realizado nas configurações do sistema operativo, enquanto o segundo pode ser mais complexo, implicando o recurso a outras ferramentas digitais. Sabe mais.

A diferença entre o IP interno e externo

Conhecer os tipos de IP é uma boa forma de saber, em concreto, de que número de identificação estás à procura, facilitando todos os processos de realização do processo.

O IP trata-se do número que identifica o teu dispositivo numa rede e é a sigla de Protocolo de Internet. Com este número, o teu dispositivo terá um acesso funcional, que permite o envio e a receção de dados, assim como o acesso remoto a funcionalidades específicas.

Os dois tipos de IP que existem são o IP interno e o IP externo. O interno trata-se do IP que, como o nome indica, não é conectado a dispositivos externos e o seu uso é mais comum em sistemas fechados e empresas. O IP externo identifica o dispositivo numa determinada rede e é utilizado para ligações externas.

Como descobrir o teu próprio endereço de IP?

Descobrir o IP interno

O IP de conexão é importante para que o ISP (Provedor de Serviço de Internet) registe as tuas informações e reconheça o teu dispositivo. Assim, o IP interno trata-se do código que permite que um dispositivo possa ligar-se a uma rede, seja esta global ou local.

Descobrir o teu IP interno é algo que pode fazer através das configurações do sistema operativo, sendo que o processo altera-se um pouco dependendo do dispositivo que o utilizador está a usar e se este é Android ou iOS.

Descobrir o IP interno em Windows

Em sistemas Windows, o IP interno pode ser descoberto ao clicar no menu de “Iniciar” e carregar na lupa para digitar “cmd”. Nesta fase, clica em “Enter”.

Seguidamente aparecerá uma caixa, o Prompt, onde deve digitar “ipconfig”. Clique novamente em “Enter”.

O espaço onde pode ler “IPv4” terá a tua informação de IP.

Descobrir o IP interno em MAC

Para quem usa sistemas Mac, será necessário visitar o menu Apple, clicando depois em “Preferências do Sistema” e “Rede”/ “Network”.

Seleciona Ethernet (ligação por cabos) ou Wi-Fi (conexão sem fios) e verifica a identificação do IP.

Descobrir o IP Interno em Android

Vais a Definições - Wifi. Clicas na rede que estás ligado e depois tens várias informações incluindo o endereço IP.

Descobrir o IP Interno em iOS

Vais a Definições (Ajustes) - Wifi. Clicas na rede que estás ligado e depois tens várias informações incluindo o endereço IP.

Como posso descobrir também meu IP externo?

Descobrir o IP externo torna-se ainda mais simples. Para isto, deverás aceder a um site onde surgirá o número de IP, representado por um código de 11 números divididos em quatro divisões. Isto indica a tua localização geográfica e o fornecedor de internet que utilizas.

Alguns programas e websites servem especificamente para o efeito e apoiam-te ao longo de todo o processo.
Share it:

Android

info

IOS

MAC

windows

Post A Comment:

0 comments: