Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

OPPO apresenta MariSilicon X, a sua inovadora NPU de Imagem de 6 nm

OPPO apresenta MariSilicon X, a sua inovadora NPU de Imagem de 6 nm
Share it:
  • Com a melhor eficiência energética da sua classe, gama dinâmica ultra-alta de 20 bits, processamento RAW sem perdas e Modo RGBW Pro melhorado
  • Permite filmar no modo Vídeo Noturno por IA em 4K de alta qualidade e pré-visualizar em direto em smartphones Android pela primeira vez, através do processamento RAW sem perdas em tempo real
  • Disponível comercialmente na série OPPO Find X no primeiro trimestre de 2022
OPPO apresenta MariSilicon X, a sua inovadora NPU de Imagem de 6 nm
A OPPO, marca líder mundial em tecnologia, apresentou hoje a MariSilicon X, a sua inovadora NPU (unidade de processamento neural) de imagem de desenvolvimento próprio. Baseada em tecnologia de processamento de 6 nm, a MariSilicon X combina uma NPU avançada, um ISP (processador de sinal da imagem) e uma Arquitetura de Memória Multicamada para oferecer um desempenho incrível com uma eficiência energética incomparável, o que permite que o processamento RAW sem falhas capte um deslumbrante Vídeo Noturno por IA em 4K com pré-visualização em direto. A MariSilicon X será estreada no primeiro trimestre de 2022 na série OPPO Find X.

“Com mais de dez anos de experiência a ultrapassar fronteiras na tecnologia de imagem, a OPPO tem estado por trás de algumas das maiores inovações do setor no que respeita a módulos de câmara, lentes e algoritmos”, afirmou Jiang Bo, Diretor Principal da OPPO, durante o evento. “A nossa inovadora NPU de imagem constitui o maior salto que já demos até ao momento, oferecendo uma maior potência aos sistemas de imagem móveis e proporcionando experiências extraordinárias aos utilizadores.”

O melhor de dois mundos: quando a ultra velocidade se alia à alta eficiência

A NPU da MariSilicon X funciona a um ritmo imparável de 18 biliões de operações por segundo, capacidade computacional mais do que suficiente para suportar os nossos algoritmos de IA.

Com uma impressionante potência energética de 11,6 TOPS por watt, proporciona também um desempenho topo de gama sem esgotar a bateria.

A NPU contém um pioneiro subsistema de memória Tera bps dedicado, que permite que a MariSilicon X retire o máximo proveito da capacidade computacional da NPU sem sofrer limitações por esgotamento da memória, reduzindo significativamente o tempo necessário para copiar dados entre as unidades de armazenamento e de processamento.

A MariSilicon X também inclui DDR dedicado com uma largura de banda extra de até 8,5 GB/s. A sua arquitetura de memória multicamada minimiza fortemente os atrasos e reduz o consumo de energia causado por repetidos ciclos de leitura e escrita desnecessários.

Quando executa o algoritmo de redução do ruído de IA da OPPO, a MariSilicon X consegue alcançar um desempenho até 20 vezes mais rápido em comparação com o OPPO Find X3 Pro 5G. A MariSilicon X capta Vídeos Noturnos por IA em 4K ao executar otimizações complexas do brilho em cada fotograma em tempo real.

ISP avançado para Ultra HDR

A MariSilicon X inclui um ISP avançado que permite que as imagens sejam captadas com uma gama dinâmica de 20 bits, 120 DB, ou seja, 4 vezes mais do que a do OPPO Find X3 Pro 5G. Estas imagens oferecem um nível de contraste de 1 milhão para 1 entre as zonas mais iluminadas e as mais escuras da imagem, o que resulta em conteúdos mais realistas.

Processamento RAW sem perdas em tempo real

Graças à sua enorme capacidade computacional e alto débito de dados, a MariSilicon X revoluciona o processador da imagem para executar diretamente processamento por IA em 4K em tempo real e fusão HDR de 20 bits no domínio RAW ao nível do pixel. Ao trabalhar com dados de imagem sem perdas, a MariSilicon X consegue alcançar um rácio sinal/ruído de 8dB para as imagens, abrindo as portas a todo um novo mundo para a fotografia computacional.

Modo RGBW Pro permite um desempenho profissional

Recorrendo ao design do Processador de Imagem Duplo e à super amostragem RAW de 2 vezes, a MariSilicon X liberta também o potencial total do sensor de RGBW da OPPO, suportando a separação e a fusão dos sinais de RGB e Branco. Desta forma, é possível obter uma melhoria de 7,9 vezes no rácio sinal/ruído e de 1,7 vezes na qualidade da textura, o que contribui para que os objetos pareçam mais expressivos tanto em fotografia como em vídeo.

Um salto significativo para o Vídeo Noturno por IA em 4K

Enquanto NPU de imagem dedicada, a MariSilicon X marca uma nova era na fotografia computacional. Graças ao seu salto exponencial tanto no desempenho como na eficiência sinergética, liberta o poder dos algoritmos de redução do ruído de IA para criar vídeos mais vívidos e mais nítidos. Oferece também uma maior gama dinâmica e mais cores nas imagens, o que faz com que cada fotograma individual pareça tão rico e definido como uma fotografia estática. Como resultado, a captação de Vídeo Noturno HDR por IA em 4K torna-se possível pela primeira vez em smartphones Android.

A MariSilicon X irá estrear-se comercialmente na série OPPO Find X no primeiro trimestre de 2022, oferecendo consigo a experiência de imagem mais avançada de sempre num smartphone.
Share it:

smartphone

Post A Comment:

0 comments: