Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Dia Mundial do Backup de Dados: Saiba porque deve começar a proteger os seus dados na cloud

Dia Mundial do Backup de Dados: Saiba porque deve começar a proteger os seus dados na cloud
Share it:
Maior escalabilidade, mais autonomia, informação protegida, partilha de ficheiros simplificada e a possibilidade de aceder de qualquer lugar estão entre as principais vantagens de realizar backups na cloud
Dia Mundial do Backup de Dados: Saiba porque deve começar a proteger os seus dados na cloud
Num mundo em que é cada vez mais comum as empresas terem as suas ferramentas de gestão alocadas online, é essencial implementar soluções que protejam toda a informação digitalizada. Agora que os ciberataques fazem parte do dia-a-dia empresarial, é crucial contar com todas as medidas de segurança possíveis. Na verdade, de acordo com o Security Report 2022 da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder a nível global de soluções de cibersegurança, os ciberataques em Portugal aumentaram 81% em 2021 desde o ano anterior.

Todos os anos se assinala, a 31 de março, o Dia Mundial do Backup de Dados. Em datas como esta, é importante destacar as diferentes formas através das quais as empresas podem proteger a sua informação. Como têm vindo a relembrar os especialistas da Check Point Software, a questão agora não é se uma empresa será ou não atacada, mas quando irá suceder. Como tal, há que acautelar estes riscos.

A cloud é parte integrante do fluxo de trabalho da grande maioria das empresas e, por esta razão, há uma preocupação crescente para com a proteção dos dados no seu armazenamento. Esta plataforma está a tornar-se uma das mais convenientes para realizar backups. Saiba porquê:
  • Maior escalabilidade: numa localização física, o número de backups que podem ser armazenados será sempre limitado devido à capacidade do hard drive. Se for feito através da rede, isto não acontece, uma vez que os fornecedores cloud têm uma maior flexibilidade de armazenamento. A capacidade de armazenamento pode ser escalada à medida das necessidades, de forma a responder à expansão ou redução do volume de negócio de uma empresa fazendo os ajustes necessários.
  • Mais autonomia: quando uma empresa tem um fornecedor de serviço backup remoto, não têm que ter conhecimento de como realizar os mesmos e não precisa de prestar formação extra para executar os processos. Este serviço será realizado automaticamente de acordo com a frequência definida previamente.
  • De qualquer lugar: tradicionalmente, os backups eram uma simples passagem de informação para um dispositivo físico (um hard disk, um CD, etc). Estes dispositivos são passíveis a sofrer danos físicos, podem ser perdidos ou roubados. Além disso, são guardados muitas vezes no escritório, portanto, se um incidente acontecer, a informação está perdida. Implementando o backup remoto tornará a informação acessível de qualquer lugar.
  • Informação protegida e encriptada: Um dispositivo de armazenamento físico está sempre sujeito a possíveis danos de utilização ou falhas de sistema. Os dados podem ser perdidos, algo que não acontecerá na cloud. A informação é armazenada em servidores privados que previnem qualquer tipo de falha. No mesmo sentido, todos os sistemas estão equipados com protocolos de segurança e encriptação avançadas.
  • Partilha de ficheiros simplificada: as ferramentas disponíveis na cloud incluem habitualmente programas HTML5 que correm diretamente no browser. Significa isto que os utilizadores não precisarão de nenhum software específico para aceder ou editar os mesmos. Além disso, permite a edição múltipla e simultânea em tempo real. A possibilidade de trabalhar online enquanto grupo simplificou as tarefas e veio poupar tempo a todos. O trabalho remoto fica assim facilitado e torna-se mais conveniente para os trabalhadores, um dos principais objetivos da tecnologia cloud.

“O progresso tecnológico levou a que cada vez mais empresas começassem a utilizar novas tecnologias para potenciar a produtividade ou facilitar as tarefas diárias. Isto levou à recolha massiva de dados o que, por sua vez, cria a necessidade de ter um sítio seguro para o seu armazenamento. Fazendo o backup de dados na Cloud, a informação e aplicações corporativas estão protegidas por um servidor numa localização remota. Desta forma, as empresas têm a capacidade de guardar e preservar, ao mesmo tempo, os dados da sua própria empresa e os dos seus clientes, de qualquer lugar, evitando a perda destes em caso de qualquer falha tecnológica ou ciberataque”, afirma Rui Duro, Country Manager da Check Point Software Technologies em Portugal.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: