Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Estão escolhidos os 50 estudantes que vão receber uma bolsa de estudo financiada pela Huawei e .PT

Estão escolhidos os 50 estudantes que vão receber uma bolsa de estudo financiada pela Huawei e .PT
Share it:
  • Huawei apresenta no dia 13 de abril os 50 estudantes selecionados do seu programa de bolsas;
  • Registaram-se mais de 3000 candidatos, 45% do género feminino;
  • Júri independente, constituído por 10 personalidades de reconhecido mérito, analisou as candidaturas
Estão escolhidos os 50 estudantes que vão receber uma bolsa de estudo financiada pela Huawei e .PT
Com o objectivo de promover o talento nacional, a Huawei e o .PT anunciam os e as 50 estudantes do ensino superior das áreas de Engenharia e Tecnologia que irão receber bolsas de estudo, reconhecendo e apoiando financeiramente as suas competências. Com 25 estudantes do género feminino na lista final, a escolha destes candidatos e candidatas teve em conta não só o seu percurso académico, mas também pessoal.

O período de apresentação das candidaturas para a primeira edição do Programa de Bolsas terminou em fevereiro. A partir daí, um júri independente constituído por 10 personalidades de reconhecido mérito, analisou as cerca de 3000 candidaturas recebidas, das quais 45% são mulheres, e seleccionou os 50 jovens portugueses que vão receber apoio financeiro para a continuação dos seus estudos.

O anúncio dos candidatos foi realizado pela Huawei e pelo .PT durante uma reunião online, que ocorreu na passada sexta-feira, dia 1 de abril. Fazendo um enquadramento do programa e sobretudo salientando que estes jovens “vão marcar a diferença fruto da sua aprendizagem e capacidades adquiridas”, Diogo Madeira da Silva, Director da Huawei em Portugal, guardou para o final da sua intervenção a verdadeira razão desta convocatória: “se estão nesta videochamada, fazem parte do grupo vencedor que recebeu as bolsas de estudo”, avançou o responsável, causando total surpresa entre todos os presentes.

Entre os 50 bolseiros, encontram-se estudantes de todo o território nacional e jovens com diversos graus académicos, da licenciatura ao doutoramento, com especial incidência para a licenciatura (40% dos alunos) e para jovens entre os 18 e os 23 anos (72%). Dos vários cursos existentes nas áreas STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), os de Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica de Computador e Engenharia Informática incluem a maioria dos estudantes, com 28 no total.

Consciente da qualidade do talento português, a Huawei investe 250 000€ nesta iniciativa e apoia cada um destes 50 alunos com 5 000€, para que possam enriquecer os seus percursos académicos. “Acreditamos que a paixão desbloqueia o potencial e, para isso, a Huawei pretende investir em jovens com capacidade para transformar o mundo e as suas comunidades num lugar melhor através da tecnologia”, afirma Diogo Madeira da Silva. Corroborando as palavras do Director da Huawei, Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do .PT, deixou também um conselho: “Desafiem-se a vocês próprios e invistam em áreas desconhecidas, que muito provavelmente serão as áreas do futuro. Envolvam-se em projectos que tragam mais valias aos vossos estudos.”

De acordo com a Pordata, um total de 87 733 alunos e alunas formou-se em Portugal durante 2020, um aumento de cerca de 61% face a 2000. E, face a esta realidade, Luisa Ribeiro Lopes defende que “todas as pessoas têm direito a uma educação de alta qualidade, nomeadamente, nas competências digitais, e investir na valorização do talento nacional é uma das principais estratégias e prioridades para o futuro de Portugal”. “Esta geração é a mais bem preparada de sempre, nunca tivemos tantos e tantas jovens a estudar no ensino superior como nos últimos anos”, remata a responsável.

O programa, além de ser planeado em estreita colaboração com o .PT, contou ainda com a contribuição do INCoDe.2030 e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade do Género, e com os apoios do Portugal Digital e da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, uma vez que o objectivo era atribuir metade das bolsas a estudantes no feminino.

Para encerrar a primeira edição do Programa de Bolsas, a Huawei Portugal realiza na próxima semana uma cerimónia de entrega dos diplomas aos 50 estudantes. Ao longo de mais de 17 anos, a empresa tem investido na capacitação do talento no nosso país, para formar novas gerações de talento, alinhadas com os desafios de transição energética e digital.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: