Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

InPost S.A. regista um crescimento robusto em Portugal

InPost S.A. regista um crescimento robusto em Portugal
Share it:

 InPost S.A. regista um crescimento robusto em Portugal


O Grupo InPost, o principal fornecedor europeu de Lockers que está a redefinir a produtividade, conveniência e sustentabilidade do comércio eletrónico de última milha na Europa, reportou outro trimestre de crescimento acelerado de volume de negócios, com um enfoque renovado na expansão da sua rede em Portugal.

PRINCIPAIS DESTAQUES

  •  Em Portugal, o negócio expandiu a rede de Ponto Pack (pontos de recolha e entrega) no terceiro trimestre (3T) em 69%, para um total de 658 Ponto Pack.
  • Os volumes em Portugal no 3T mantiveram-se em linha com os do 2T, no seguimento do crescimento acentuado de 390% registado entre o primeiro e o segundo trimestre.
  •  Ao nível do Grupo, o volume total de encomendas no 3T registou um incremento anualizado de 32%, com as receitas a crescerem 33% para 359,36 milhões de euros (3T 2021: 270,9 milhões).
  • Fortes credenciais ambientais – cada Locker na Polónia reduz 53 kg de emissões de CO 2 por dia 1 – em termos anuais, o benefício equivalente ao plantar 3.000 árvores – providenciando uma solução sustentável para entregas de última milha.


DESTAQUES OPERACIONAIS

  • Forte crescimento do volume – volumes globais de encomendas no 3T com crescimento anualizado de 32 e crescimento em todas as principais geografias.
  • Polónia – Crescimento anualizado de 26% impulsionado pelo crescimento das entregas não-domiciliárias
  • França – Crescimento anualizado de 34%, sobretudo em virtude do crescimento C2C da Mondial Relay
  • RU – Crescimento do volume de encomendas de 227% face ao ano anterior, devido sobretudo à oferta de devoluções diferenciadas com os comerciantes e a um novo serviço “locker-to-locker” para clientes individuais

  • Expansão continuada da rede Ponto Pack em Portugal com um total de 658 pontos registados no final do trimestre.


DESEMPENHO FINANCEIRO

  • As receitas reportadas do 3T cresceram 33% face ao ano anterior para 359,36 de euros, impulsionadas pelo forte crescimento em todos os principais mercados.
  • Numa base de 9 meses, as receitas reportadas aumentarem 69% para 1.047,8 milhões de euros. Numa base “like-for-like”, o crescimento das receitas excluindo a Mondial Relay (que foi adquirida em julho de 2021) foi de 24%.
  • O EBITDA ajustado do 3T 2 cresceu 12% face ao ano anterior para 96,9 milhões de euros.
  • Numa base de 9 meses, o EBITDA ajustado cresceu 24,7% face ao ano anterior para 292,5 milhões de euros numa base reportada, e 7,9% numa base “like-for-like”.
  • Tal como na primeira metade do ano, o fluxo de caixa livre foi positivo no terceiro trimestre com 16,6 milhões de euros, impulsionado pelo crescimento do EBITDA ajustado e pela moderação do Capex.
  • A dívida líquida para o EBITDA ajustado de 3,2x manteve-se inalterada em relação ao 2T, em grande parte devido à sazonalidade mais fraca do EBITDA ajustado do 3T e ao desfasamento temporal entre a inflação de custos e os aumentos de preços que se alinharão no 4T.

PERSPETIVAS

  • Apesar das reservas sobre o ambiente macroeconómico, a empresa está confiante nas perspetivas a médio e longo prazo no sentido e continuar a ganhar quota de mercado em todas as regiões à medida que os consumidores e os comerciantes adotam os benefícios do modelo da InPost.
  • A perspetiva para o resto do ano de 2022 mantém-se positiva, esperando-se que o volume de encomendas no período até ao Natal cresça face ao terceiro trimestre.
  • Portugal continua a ser um mercado-chave para o desenvolvimento da InPost, com uma expectativa de crescimento do negócio e continuação da expansão da rede de Ponto Pack.


Rafał Brzoska, Fundador e CEO da InPost

O crescimento da InPost continua a acelerar em cada um dos nossos principais mercados. O desejo dos consumidores por conveniência e flexibilidade atrai-os para os nossos serviços, enquanto as lojas de comércio eletrónico procuram as soluções sustentáveis e com uma boa relação custo/benefício que fornecemos. Com as pressões inflacionistas a continuarem a desafiar os comerciantes, a necessidade de uma maior produtividade dos serviços de entregas e de uma solução automatizada de última milha nunca foi tão grande.

Em Portugal, temos sido encorajados com o aumento significativo do volume de encomendas ao longo de 2022. Vemos isto como um mercado-chave, que até agora tem sido impulsionado pelo sucesso da infraestrutura existente de Ponto Pack. À medida que avançamos no 4T e em 2023, vamos procurar diversificar a rede com a instalação de Lockers [cacifos inteligentes], em linha com a nossa estratégia. A nível de Grupo, a InPost implantou 2.064 novos Lockers na sua rede no 3T, elevando o número total de Lockers para 26.330.

Durante este período de crescimento, mantivemo-nos focados na nossa missão de fornecer soluções sustentáveis de última milha. Estou orgulhoso do trabalho que foi alcançado neste trimestre para reduzir a necessidade de embalamento nas entregas da InPost e melhorar a eficiência da nossa rede de Lockers. Na Polónia, um único Locker reduz as emissões de CO2 em 53kg por dia; anualmente, isto equivale a plantar 3000 árvores. À medida que o mundo persegue as suas ambições de emissões ‘net-zero’, acreditamos que a abordagem da InPost fornece soluções cada vez mais sustentáveis e muito necessárias para o setor logístico.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: