Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Cinco razões importantes para usar um Garmin enquanto dorme

Cinco razões importantes para usar um Garmin enquanto dorme
Share it:
  • Os smartwatches Garmin integram certas ferramentas e recursos especialmente projetados para nos ajudar a manter um controlo avançado do sono.
  • A medição de diferentes parâmetros durante o sono, darão uma visão geral e permitirão mudar ou adotar novos hábitos que promovam um sono reparador. Algo para o qual tanto o Venu® 2 quanto o Venu® SQ 2 nos podem ajudar.
Embora praticamente não percebamos, muitas mudanças ocorrem no nosso corpo enquanto dormimos: desde a reparação de conexões neurais até a renovação das células dos nossos tecidos e até a recuperação dos níveis de energia, entre muitas outras. Por isso, é essencial dormir, não só o número de horas recomendado para cada idade, mas também fazê-lo de forma adequada, para, em última análise, ter os múltiplos benefícios de um sono reparador. Isto porque a qualidade do nosso sono está intimamente relacionada ao nosso bem-estar físico e mental, já que não dormir adequadamente pode levar a doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, depressão ou até derrames.

Levando isto em consideração, é particularmente interessante ter uma visão completa e detalhada das métricas fisiológicas durante o sono. E nada melhor para isso que os relógios Garmin, principalmente os modelos Venu® 2 e Venu® SQ 2, que vão além de pontuar a qualidade do sono ou ter um alarme integrado para acordar, oferecendo um registo detalhado de outros parâmetros fisiológicos intimamente relacionados ao sono.

1. Conhecer o descanso para mudar hábitos

Todos sabemos que é aconselhável dormir oito horas por dia para o nosso bem-estar físico e mental, mas nem sempre conseguimos, seja porque nos custa adormecer ou porque nos deitamos tarde. Soma-se a isso o desconhecimento sobre a qualidade do nosso sono ou sobre o tempo que ficamos imersos em cada fase. Por isto, é fantástico ter um aparelho que nos mostra os detalhes todas as manhãs e que, também, graças à sua longa duração da bateria, é capaz de registar não só parâmetros fisiológicos durante o dia, mas também à noite. É o caso do Venu® 2 e do Venu® SQ 2 que, além de oferecer uma pontuação pela manhã, ao acordar, como dormiu na noite anterior e o tempo em cada uma das fases do sono, proporcionam autonomia até 11 horas dependendo do modelo.

2. Conhecer a estreita relação entre sono e energia

Durante o sono, recarregamos a energia de que necessitamos para realizar de forma otimizada todas as nossas atividades diárias, por isso, é fundamental ter um sono reparador, o que, por sua vez, se traduzirá num aumento considerável dos nossos níveis de energia. Para saber quais são os nossos recursos energéticos diários, que acumulamos especialmente enquanto dormimos na noite anterior, temos a função Body Battery™ dos relógios Garmin que nos permite saber em tempo real qual a percentagem disponível em cada momento. Para calculá-lo, o relógio usa a tecnologia Firstbeat Analytics, que leva em consideração atividade física, stress, variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e sono, e como cada um desses fatores afeta os níveis de energia. Numa escala de 1 a 100, o número obtido indicará qual a reserva que temos em cada momento para enfrentar uma determinada atividade ou, pelo contrário, se devemos descansar para recuperar forças.

3. Controlar a nossa frequência cardíaca

Ter um monitor de frequência cardíaca não serve apenas para monitorizar como o coração responde ao esforço, mas também quando está em repouso. Portanto, é importante monitorizar a sua atividade durante o sono. Para isso, ambos os relógios possuem um avançado sensor de frequência cardíaca Garmin Elevate™1, responsável por monitorizar os batimentos cardíacos várias vezes por segundo, 24 horas por dia. Assim, especificamente, podemos verificar a nossa resposta cardíaca em repouso, que costuma oscilar entre 60 e 100 batimentos por minuto, sendo esse valor menor quanto mais ativos formos e, também, quanto melhor for a nossa qualidade de sono. Ao mesmo tempo, ele fica atento a possíveis anormalidades na frequência cardíaca enquanto está em repouso, enviando um alerta caso esteja baixa ou alta demais.

4. Medir a oxigenação do sangue, um dos parâmetros mais importantes

Um dos parâmetros mais importantes quando se trata de controlar o sono é a medição de oxigênio no sangue. Tanto o Venu® 2 quanto o Venu® SQ 2 são capazes de fazê-lo, integrando a função Pulse Ox2, graças à qual são capazes de estimar a quantidade de oxigênio que viaja pela corrente sanguínea. Embora nenhum dos dois seja projetado para fins médicos, o que podem fazer é medir a oxigenação do sangue enquanto dorme, dando-nos uma ideia de como funciona o nosso coração, pulmões e sangue. Claro, qualquer pessoa que queira saber mais sobre a sua condição deve procurar aconselhamento profissional para que possa determinar se é necessário realizar os testes de diagnóstico relevantes. Este recurso também é essencial para calcular as diferentes fases do sono (Profundo, Leve e REM).

5. Ajudar na prática de exercícios respiratórios para adormecer

O número de respirações por minuto é outro dado que deve ser controlado durante o sono. Mas, além disso, para conciliá-lo, podemos recorrer a esses dois smartwatches Garmin porque oferecem atividades de respiração guiada diretamente do relógio, incluindo "Tranquilidade" para promover o sono.

Todos estes pontos traduzem-se na viabilidade de utilizar a tecnologia para conseguir um sono reparador que nos permita alcançar um ótimo bem-estar, tanto físico como mental, e enfrentar com energia todas as nossas atividades do dia-a-dia.

2 Este não é um dispositivo médico e não se destina a ser utilizado no diagnóstico ou monitorização de qualquer condição médica; ver https://www.garmin.com/pt-PT/legal/atdisclaimer/. O Pulse Ox não está disponível em todos os países.
Share it:

smartwatch

Post A Comment:

0 comments: