Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Bootcamps tecnológicos: as carreiras com maior saída profissional

Bootcamps tecnológicos: as carreiras com maior saída profissional
Share it:
Front-end Developer, UX Strategist, Data Scientist e Network Security são algumas das saídas profissionais de bootcamps tecnológicos
Bootcamps tecnológicos: as carreiras com maior saída profissional
Realizar um bootcamp em tecnologia é uma ótima opção para quem tenciona entrar neste setor, em regime intensivo, de forma prática e num curto período de tempo. Seja por qual for o motivo – mudar de carreira, desenvolver um projeto no digital ou sair do desemprego –, esta formação é uma oportunidade para adquirir as competências tecnológicas requisitadas no mercado de trabalho, em pouco tempo e sem ser necessário ingressar num curso universitário. Nos últimos anos, em todo o mundo, a oferta de bootcamps tecnológicos têm vindo a aumentar, com o objetivo de combater a iliteracia tecnológica e a falta de talento no setor.

“A escassez de talento tecnológico e a crescente procura deste tipo de candidatos são as razões principais para o crescimento de ofertas de cursos em tecnologia. Estão a surgir cada vez mais saídas profissionais que são desconhecidas pela maioria das pessoas e que podem ser uma opção para quem termina um bootcamp ou para quem pretende ingressar no setor,” afirma Munique Martins, responsável pelo campus de Lisboa da Ironhack.

Para ajudar a desvendar as oportunidades de carreira, a Ironhack, escola líder de educação em tecnologia, mostra as principais saídas profissionais de cada um dos seus bootcamps:

1. Web Development
No bootcamp de Web Development, tal como nos outros cursos, as saídas profissionais são bastante variadas. Embora a maior parte das pessoas apenas considere a carreira como Web Developer, existem ainda outras oportunidades mais específicas como Front-end, Back-end e Full stack developer. A variedade de profissões faz com que cerca de 97% dos alunos que terminam este bootcamp na Ironhack, em 2020, tenham conseguido emprego, tendo sido o curso com mais saída profissional.

2. UX/UI Designer
As saídas profissionais possíveis para o curso de UX/UI Designer centram-se tanto na compreensão do utilizador, como em web design. A maior parte dos alunos que conclui este bootcamp segue carreiras profissionais de Product Designer, Visual Designer e UX Strategist. Com 95% de taxa de colocação em 2020, foi um dos cursos com maior saída profissional e as competências aqui adquiridas foram adicionadas à lista das 5 skills mais procuradas nos candidatos, desenvolvida pelo LinkedIn.

3. Data Analytics
Para os que pretendem ingressar na área de análise de dados, o bootcamp em Data Analytics, da Ironhack, tem uma taxa de empregabilidade de 95%. Sendo que as saídas profissionais, embora não tão variadas como nos cursos anteriores, são bastante procuradas pelas organizações e empresas, como por exemplo: Data Analytics, Data Scientist e Data Engineer.

4. Cibersecurity
O bootcamp de Cibersecurity é o mais recente e vem colmatar a falta de talento e de formação nesta área, que há poucos anos nem sequer era mencionada como um dos trabalhos do futuro. Ainda assim, e com a crescente ameaça de vírus e malwares, acentuada na pandemia, é uma área em crescimento e cada vez mais procurada pelas empresas. Segundo o Bareu of Labor Statistics, o setor de cibersegurança irá crescer 31% entre 2019 e 2029. As carreiras profissionais que os alunos deste bootcamp, tendencialmente, seguem depois da conclusão do curso são de Network Security, SOC Analytics e Cybersecurity Analyst.

A Ironhack lançou, no início de 2020, o Careerhack, um programa que ajuda os alunos a conseguirem o seu emprego de sonho o mais rápido possível, através de um acompanhamento personalizado dividido em três fases, precisamente para orientá-lo antes, durante e depois de entrarem no mercado de trabalho.
Mercedes-Benz.io, Saltpay, Pipedrive, Reachdesk e E.near são algumas das empresas parceiras que já contrataram alunos da Ironhack.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: