Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

5 sugestões para celebrar as festas online na sua empresa

5 sugestões para celebrar as festas online na sua empresa
Share it:
COMO CELEBRAR AS FESTAS COM OS SEUS FUNCIONÁRIOS REMOTAMENTE?
5 ideias para festas virtuais
5 sugestões para celebrar as festas online na sua empresa
Está na hora do típico jantar de Natal, mas a sua empresa funciona em home office. E agora? Como assinalar a época festiva? Virtualmente, claro. Planear atividades virtuais é mais fácil de dizer do que fazer, mas é uma das formas mais importantes de fazer com que a sua força de trabalho remota se sinta valorizada e ligada nesta época do ano. A Adecco Portugal sugere cinco formas de celebrar online este período especial para todas as empresas que não reúnem as condições para o fazer presencialmente. Nada é impossível e a criatividade pode proporcionar momentos memoráveis.

O início de dezembro marca normalmente o período em que as empresas reúnem os seus funcionários numa celebração especial alusiva às festas de Natal e Ano Novo, frequentemente aproveitando a ocasião para agradecer coletivamente às suas equipas, fazer um balanço do ano transato, perspetivar o ano que inicia e dar um mimo aos seus funcionários. Mas a verdade é que muitas empresas ainda não regressaram totalmente ao regime presencial, muitas há que surgiram nestes últimos 20 meses que trabalham com vários fusos horários e pessoas de diferentes nacionalidades. E muitas haverá que não querem arriscar uma reunião alargada a muitas pessoas numa altura em que se intensificam os contágios por COVID-19 e em que a pandemia está em plena quinta vaga.

Nenhum destes argumentos constitui motivo para não implementar ideias originais que ajudam a consolidar o espírito de equipa, partilha e a brincadeira que tantas vezes marca este período nos ambientes de trabalho. A Adecco Portugal sugere seis dicas para animar virtualmente as equipas neste período.

Festa na cozinha

Se o seu objetivo é mobilizar a equipa em atividades práticas, então uma sessão virtual de cozinha pode ser uma das atividades mais envolventes. Deixe a sua equipa escolher democraticamente uma receita de bolachas, sobremesas de colher ou bolos, que seja rápida e simples.

Certifique-se de que todos têm os seus equipamentos (telemóvel, tablet ou portátil) com bateria a 100%, sugira que desliguem o som em períodos mais atarefados, se preferirem. Para apimentar as coisas, pode até tornar esta festa na cozinha num concurso amigável em que no final todos votam na sobremesa mais bonita e apetecível.

Os prémios serão o que a sua imaginação e orçamento permitirem! Desde T-shirt’s, chapéus, um dia de folga, qualquer incentivo que lhe pareça viável pode fazer a diferença na motivação da equipa. Se tiver na sua empresa um responsável pelos Recursos Humanos, claro que é desejável a sua presença. Dar o exemplo é fundamental!

A ideia é criar um incentivo à participação de todos, e uma oportunidade de a equipa socializar, mesmo que à distância, sem ser em contexto de trabalho. Pode parecer estranho, mas não será preciso muito mais do que iniciativa para mobilizar todos… mesmo quem não tem experiência na cozinha, todos terão oportunidade de aprender com os colegas uma receita simples.

Contrate um anfitrião para uma festa virtual

Pode estar habituado a organizar projetos virtuais, como conferências, mas idealizar uma festa virtual e uma atividade de formação de equipas pode ser demasiado trabalho durante a época festiva. E normalmente também não é uma boa ideia sobrecarregar os funcionários com a realização de um evento que é suposto ser lúdico. Mas não se preocupe, ainda pode fazer de uma festa de Natal virtual uma realidade!

Atribua parte do seu orçamento à contratação de um anfitrião virtual. Há muitas opções à escolha e empresas de organização de eventos tradicionais, que naturalmente se adaptaram às exigências virtuais, estarão em condições de prestar esse serviço e organizar tudo. Apenas tem que decidir o que pretende: um comediante, um animador de jogos, um concerto só para os seus funcionários. Novamente, o que a sua criatividade e orçamento permitirem.

A grande vantagem de contratar um animador para a sua festa de Natal virtual é que retira a carga profissional e de stresse que é normal em ambiente de trabalho em reuniões online quotidianas. Como líder, poderá desfrutar das celebrações da época juntamente com todos os funcionários em vez de se preocupar em tomar a liderança e todas as competências inerentes que são exigidas a um líder numa reunião ou webinar de trabalho e gerir a tecnologia ao longo do caminho.

Organize um workshop virtual

Se a sua equipa está curiosa em aprender novas competências e hobbies, organizar uma um workshop virtual num ambiente puramente lúdico pode ser a atividade perfeita para criar laços. O workshop não deve estar de todo relacionado com o trabalho. De facto, quanto mais dinâmica e ‘fora da caixa’ for, melhor! Aprender algo de novo, e talvez de louco, juntos é quase garantido que irá proporcionar uma memória duradoura e carinhosa entre a sua equipa.

Uma sessão virtual de prova de café, de vinhos, tutorial de tricot, ou workshop de origami, de tai chi, são algumas ideias. Considere os interesses pessoais dos membros da sua equipa e consulte-os para garantir que acerta na ‘mouche’ com uma experiência de aprendizagem memorável e divertida.

Caixinhas surpresa (para abrir durante um encontro virtual!)

Recompensar os seus funcionários com um presente de Natal mostra-lhes que valoriza e aprecia o seu trabalho árduo ao longo do ano. Uma pequena, mas atenciosa, caixa surpresa é capaz de pôr um sorriso no rosto dos membros da sua equipa. Não há nenhuma pessoa que não goste de receber um presente. Claro que terá que as enviar por correio tradicional.

Aqui estão algumas sugestões de orçamento razoável que poderia incluir numa caixa -presente:
  • Cartão ou carta de agradecimento personalizado
  • Caneca ou T-shirt com a marca da empresa
  • Acessórios de férias
  • Blocos de notas, lápis, post-it e outros artigos de papelaria
  • Biscoitos, chocolates, café, garrafa de vinho
  • Assinatura-oferta online (Amazon, Spotify, etc.)
  • Jogos de tabuleiro online (Monopólio, Scrabble, dominó, entre outros)
Estes jogos são ideais para festas virtuais que envolvam equipas pequenas. Apesar de serem fáceis de organizar e realizar, é provável que gerem umas boas gargalhadas com a sua equipa durante uma sessão online lúdica. Claro que a única exigência para que este presente seja um sucesso é que todas abram a sua caixa-surpresa online!

Amigo Secreto online

O ‘Amigo Secreto’ é, se calhar, das mais populares iniciativas das empresas em tempo de festas: há quem odeie, mas são muitos mais os que adoram receber e dar presentes aos colegas. Defina um orçamento máximo para os presentes suficientemente baixo para que todos se sintam à vontade para participar.

No entanto, para quem não tira particular prazer desta iniciativa, mantenha a mente aberta para compreender que, por qualquer motivo, possa haver funcionários que não queiram participar. Se quiser evitar a possibilidade de criar um encargo financeiro para alguém, considere o financiamento do evento como empregador e distribua por todos um montante singelo.

Fale sobre a iniciativa com a sua equipa para que todos estejam alinhados em relação às expetativas e ao empenho que devem dedicar ao seu presente. Os presentes podem ser físicos e enviados por correio (terá que perguntar a todos se estão confortáveis com a divulgação das moradas) ou virtuais, como cartões de oferta, subscrições online ou outros presentes digitais.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: