Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

AEP lança guias e ferramentas digitais gratuitas para os mercados asiáticos

AEP lança guias e ferramentas digitais gratuitas para os mercados asiáticos
Share it:
As ferramentas gratuitas de apoio à internacionalização do Next Challenge Asia estão disponíveis no website www.aepnextchallengeasia.com
AEP lança guias e ferramentas digitais gratuitas para os mercados asiáticos
No âmbito do projeto Next Challenge Asia, a AEP – Associação Empresarial de Portugal disponibilizou guias e ferramentas digitais, com vista a apoiar as PME portuguesas no seu processo de internacionalização para três dos mais importantes mercados asiáticos – Japão, Coreia do Sul e China.

Os três guias digitais (um por mercado-alvo) integram informações essenciais para as empresas que pretendem exportar para o Japão, Coreia do Sul e China, e reúnem, entre outras, informações regulamentares específicas para o acesso aos mercados, permitindo às empresas consultar informação sobre os mercados/Fileiras e indicações sobre como obter, a cada momento, informação atualizada.

Por sua vez, as três ferramentas digitais vão facilitar às PME (que exportem ou pretendam exportar para estes países) o acesso a estes mercados e um conhecimento mais pormenorizado dos mesmos. Estas ferramentas funcionam gratuitamente como instrumentos de pesquisa de mercado, autodiagnóstico do grau de maturidade e apoio na definição da estratégia da empresa para a internacionalização, baseada em informação relevante sobre as características do tecido empresarial de cada um dos países.

A Business Intelligence, é a primeira dessas ferramentas e dedica-se à caracterização dos três mercados, permitindo às empresas comparar e identificar oportunidades e características chaves de cada um, por forma a auxiliar na tomada de decisão.

Através da Business Knowledge é possível diagnosticar o nível de preparação atual, no que concerne aos fatores críticos de sucesso, para iniciação de um processo de internacionalização nos mercados asiáticos alvo. Os utilizadores precisam apenas de responder a um inquérito sobre seis tópicos essenciais – conhecimento, capital humano, capital relacional, capacidade financeira, reputação e visão internacional.

A terceira ferramenta é a Business Strategy, e dedica-se à preparação do plano estratégico individual de abordagem aos mercados através de um questionário que avalia aspetos essenciais da envolvente interna e externa da empresa e estabelecimento de objetivos a curto e médio prazo. Daqui, resultará uma estratégia de definição de segmentos de mercado, posicionamento e marketing-mix.

Estas ferramentas podem ser utilizadas em separado ou em conjunto, sendo que a utilização das três irá assegurar uma tomada de decisão mais eficiente e completa.

O Next Challenge Asia destina-se a micro, pequenas e médias empresas portuguesas das fileiras Agroalimentar, Casa, Infraestruturas (Água e Energia) e Materiais de Construção que exportem ou pretendam iniciar a sua expansão para os exigentes mercados japonês, sul-coreano e chinês, mas também como uma iniciativa de promover o potencial e posicionamento dos produtos portugueses no mundo.

O projeto Next Challenge Asia é promovido pela AEP e cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

Mais informações sobre o projeto em www.aepnextchallengeasia.com
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: