Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Cobee apresenta tendências que vão marcar o futuro dos benefícios para colaboradores em Portugal

Cobee apresenta tendências que vão marcar o futuro dos benefícios para colaboradores em Portugal
Share it:
Saúde mental, tecnologia, flexibilidade no trabalho e bem-estar financeiro são algumas das tendências que veremos destacar-se no nosso país ao longo dos próximos meses.
Cobee apresenta tendências que vão marcar o futuro dos benefícios para colaboradores em Portugal
Desde o início da pandemia, os colaboradores têm sido a principal preocupação das entidades empregadoras, e os departamentos de Recursos Humanos têm a missão de lhes dar a devida importância através de diversos recursos e estratégias. A Cobee, empresa digital que permite gerir de forma flexível e automatizada os benefícios para colaboradores, vinca uma vez mais a importância destes para garantir a satisfação e o bem-estar laboral, apresentando hoje as tendências que vão marcar o futuro da área.

1) Experiência de colaborador no centro da estratégia

O conjunto de interações e experiências que os colaboradores vivem desde o seu primeiro contacto com a empresa deve ser totalmente definido e analisado pelos responsáveis de Recursos Humanos, uma vez que a chamada “experiência de colaborador” é um fator essencial para a felicidade no trabalho. Oferecer um pacote de benefícios é, também, uma oportunidade inegável para capacitar os colaboradores através de soluções digitais, personalizadas e inovadoras que têm um impacto direto no seu bem-estar.

2) Atração tecnológica

Portugal no geral, e Lisboa em particular, estão a emergir e a destacar-se fortemente no ecossistema tecnológico europeu – de facto, desde 2014, as empresas portuguesas têm sido capazes de se adaptar ao mercado internacional através da transformação digital. Para além disso, são muitas as startups que encontraram no nosso país o cenário perfeito para iniciar o seu outsourcing europeu, atraídas pelo talento de profissionais altamente qualificados, custos muito competitivos e um nível de inglês mais elevado do que noutros países europeus. Esta apetência pela área tecnológica vai influenciar o tipo de benefícios que as empresas vão escolher oferecer às suas equipas.

3) Flexibilidade no trabalho

A procura por uma maior flexibilidade no trabalho já é inequívoca, e vai continuar a marcar os próximos meses, seja pela possibilidade de trabalhar a partir de casa ou pela oportunidade de contar com horários diferentes do típico regime 9h-18h. Recentemente, semana laboral de quatro dias tem também sido abordada como mais um desafio (ou oportunidade) para as entidades empregadoras. Neste sentido, cada vez mais empresas vão procurar estratégias que facilitem o equilíbrio do trabalho com a vida pessoal, favorecendo, por exemplo, o cuidar de crianças, dependentes ou idosos, ou simplesmente uma maior satisfação das equipas.

4) Saúde mental

Stress, ansiedade e esgotamentos nervosos são alguns dos problemas causados pelo trabalho que estão a ter um impacto crescente na saúde mental dos portugueses. Para evitar problemas desta natureza, será cada vez mais fundamental encorajar políticas de liderança e gestão mais empáticas, consistentes e respeitosas para com o bem-estar mental dos colaboradores. Encontrar o equilíbrio entre o emprego e a vida pessoal é uma prioridade para os colaboradores e empresas – o trabalho deve afastar-se o mais possível de ser uma fonte de stress, e ter cada vez mais objetivos de felicidade e bem-estar.

5) Bem-estar financeiro

Tal como a Cobee já antecipara em 2021, o bem-estar financeiro posiciona-se cada vez mais como uma das grandes tendências nos benefícios para colaboradores. Com a reforma das pensões anunciada recentemente, os planos de contribuição suplementar promovidos pelas empresas devem ser implementados em todo o país em 2022. De resto, as preferências dos colaboradores portugueses indicam que o bem-estar financeiro é uma necessidade prioritária, pelo que as empresas têm de tomar medidas para a acomodar.

6) Salário “on demand”

A compensação está a evoluir para modelos cada vez mais personalizados, flexíveis e, acima de tudo, adaptados aos tempos em que vivemos. As soluções para facilitar a autonomia do colaborador em relação ao seu salário multiplicam-se – desde remuneração flexível para adquirir os produtos que pretende quando deles necessita, acesso ao salário em tempo real ou adiantamento deste, ou até a distribuição do ordenado por diferentes contas ou moedas. A distribuição mais diversificada da compensação monetária é um benefício cada vez mais relevante, e que se vai afirmar como tendência ao longo dos próximos meses.

“As tendências de futuro que identificámos nos benefícios para os colaboradores demonstram que as empresas necessitam, cada vez mais, de colocar os colaboradores no centro da sua estratégia – o bem-estar mental, físico e emocional já não é um bónus, mas sim algo imperativo no trabalho. Se os colaboradores estiverem felizes, estarão também mais produtivos e motivados, o que só traz benefícios para as empresas,” comenta Borja Aranguren, Co-Founder & CEO da Cobee. “Oferecer um pacote de benefícios diversificado e personalizado de acordo com as necessidades de cada um é algo simples e contribui imensamente para a atração e retenção dos melhores talentos – e de talentos felizes.”
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: