Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

APDC: Empresas multinacionais distinguem Portugal como um incubador de tecnologia

APDC: Empresas multinacionais distinguem Portugal como um incubador de tecnologia
Share it:
  • Na quarta-feira, o episódio conta com Sofia Vaz Pires, CEO da Ericsson Portugal, que fala do potencial do 5G e da forma como o grupo poderá utilizar todo o know-how adquirido lá fora para acelerar a transformação digital no nosso país;
  • Para a presidente executiva da fabricante tecnológica, “o 5G vai ser, sem dúvida, a maior revolução do ponto de vista tecnológico dos últimos tempos”;
  • Os ‘Dot Topics’ são um novo modelo de iniciativas, em formato podcast, que visa abordar grandes temas da atualidade, especialmente da área tecnológica;
  • Podcasts disponíveis nas plataformas Spotify, Apple e Google, entre outras.
APDC: Empresas multinacionais distinguem Portugal como um incubador de tecnologia
Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações lança esta quarta-feira um novo episódio de ‘Dot Topics’, desta vez com Sofia Vaz Pires. A CEO da Ericsson Portugal não tem dúvidas de que “o 5G vai ser, sem dúvida, a maior revolução do ponto de vista tecnológico dos últimos tempos” e que “em Portugal, somos pequeninos, mas muito inovadores”, sendo que as “multinacionais veem Portugal como um incubador da tecnologia, também pela dinâmica que existe no mercado, quer do ponto de vista de empresas, quer dos utilizadores finais.”

Para Sofia Vaz Pires, a pandemia foi um “um acelerador de transformação digital, tanto na forma como as empresas conectam as suas pessoas como na forma como as pessoas se conectam entre si”. E que no 5G, “a fronteira é mesmo a imaginação. Estamos ainda numa fase muito inicial de desenvolvimento e implementação da tecnologia, mas obviamente que agora, à medida que o tempo vai avançado, novas ideias e empresas vão surgindo. Isto não depende apenas da Ericsson e dos operadores, depende do próprio mercado querer adotar determinadas tecnologias e perceber também o papel crucial do 5G no aumento da produtividade e na redução de custos”.

Defende ainda que “para fazer acontecer, precisamos mesmo que o governo também apoie o desenvolvimento desta tecnologia. E, por outro ado, ter outras peças muito importantes neste ecossistema, como universidades, centros de desenvolvimento e startups. São várias peças que se movem, tanto para dar valor às empresas como aos consumidores”, reforça, deixando claro que “a preocupação principal vai ser o retorno do investimento”. Acresce que “não há uma fórmula que sirva a todas as empresas. Tem que ser estudado o seu ambiente, setor, objetivo, os pontos de dor que queremos resolver com a tecnologia e em que sentido é que as características principais do 5G podem realmente causar uma revolução, tanto do ponto de vista de produtividade como de custos”, sublinha.

Tendo em conta que 2022 marca o ano do arranque do 5G no mercado nacional, este tem sido o grande primeiro tema abordado pelo Dot Topics. Em cima da mesa tem estado o impacto que a nova geração móvel poderá ter na sociedade e na economia e o seu potencial disruptivo. Os oradores convidados têm dado a sua visão sobre o que esperam da nova geração da internet móvel, para se perceber melhor o que é o 5G, qual o seu potencial, assim como os desafios e diferentes abordagens.

Os Dot Topics estarão disponíveis nas apps de podcasts, incluindo Spotify, Apple e Google, assim como em vídeocast na página APDC no YouTube ou em www.apdc.pt. Os episódios fazem parte de um novo modelo de iniciativas, em formato podcast, que tem abordado semanalmente grandes temas da atualidade, especialmente da área tecnológica, como o 5G.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: