Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Limewire - Ja lá vão 20 anos...

Limewire - Ja lá vão 20 anos...
Share it:
Era uma época onde pouco se falava da partilha de ficheiros e na altura o Napster era dominante, e muito devido à partilha de musicas.
 
Limewire - Ja lá vão 20 anos...

O LimeWire como ferramenta fácil de usar foi ganhando popularidade e assumiu o controle como principal ferramenta de partilha de ficheiros na altura, de P2P.

Hoje em dia a Ferramenta foi substituída pelo Muwire e já não está no mercado, mas foi um peça fundamental naquele tempo.
 
O que costumava ser uma actividade de nicho, reservada apenas para os tecnicamente inclinados, de repente tornou-se um passatempo popular para as todas as pessoas. 
 
A LimeWire foi fundada pelo empresário e gerente de fundos de hedge Mark Gorton . A aplicação foi criada sob as asas do Lime Group, LLC, por um pequeno grupo de developpers com grande interesse em tecnologia peer-to-peer. 
 
De acordo com os livros de história online, o software baseado em Gnutella foi lançado pela primeira vez em 3 de maio de 2000. No entanto, na época, ainda não era chamado de LimeWire. A aplicação como as pessoas o conhecem, o cliente de partilha de ficheiros baseado em Gnutella, foi lançado alguns meses depois.
 
Num ano, mais de três milhões de cópias do software foram baixadas, algo com que a maioria dos developpers só poderia sonhar. Foi um crescimento explosivo do LimeWire. 
 
Durante o período em que o negócio de partilha de ficheiros estava a crescer, o LimeWire cresceu mais rápido do que os concorrentes. Esse crescimento foi também ajudado pelo encerramento de concorrentes como o Napster e o Grokster. 
 
Além disso, o site era menos agressivo em anúncios e barras de ferramentas do que alguns concorrentes. Isso não significa que não tivesse desvantagens, é claro. A rede Gnutella tinha na mesma spam e falsificações, e nem sempre o download era aquilo que se pretendia. 
 
O LimeWire tornou-se a ferramenta de partilha de ficheiros dominante durante a primeira década deste milénio. Enquanto o BitTorrent gerava mais tráfego, o LimeWire atraía um público mais amplo de utilizadores de partilhas casuais de ficheiros. Um em cada cinco PCs tinha LimeWire. 
 
O software tornou-se a ferramenta ideal para milhões de pessoas, muitas das quais o usaram para encher os MP3 players que estavam em alta na altura. 
 
Ao mesmo tempo, foi lançada a versão 'Pro', que teve muito aderentes na altura e isso trouxe dinheiro e a hipótese de melhorar o serviço.
 
O LimeWire também era relativamente livre de vírus nos primeiros anos. Isso tornava-o diferencia de concorrentes como o Kazaa, cujo algoritmo de hashing permitia que vírus e ficheiros falsos se disfarçassem de genuínos. 
 
A expansão aparentemente ilimitada do LimeWire tinha que ter um fim. Isso começou em 2006, quando um grupo de produtoras de musica, representado pela RIAA, processou o Lime Group por violação de direitos de autor.
 
Olhando para trás, muitas pessoas acreditam que o boom da partilha de ficheiros ajudou a mudar a indústria musical. Embora as produtoras afirmem que perdem muito com a pirataria a verdade é que há estudos que indicam bem o contrário. 
 
A Pirataria permitiu o surgimento de serviços como Spotify, iTunes e outros novos modelos de distribuição. 
 
O fim do LimeWire chegou em definitivo em 2010. A empresa concordou em pagar 105 milhões de dólares em danos e uma mensagem no site oficial instava os utilizadores a remover o software.
 
Passado 20 anos é bom recordar!
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: