Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Onboarding digital: prioridade para as empresas em tempos de pandemia

Onboarding digital: prioridade para as empresas em tempos de pandemia
Share it:
  • O onboarding digital é essencial para a fidelização e a produtividade dos novos elementos recrutados
  • A Talentia Software oferece dicas e conselhos para a criação de um plano de integração digital eficaz e benéfico para toda a organização

Não é novidade que a pandemia de COVID-19 veio alterar quase totalmente a realidade empresarial que conhecíamos – e com ela um aspeto fundamental, a gestão de pessoas. Muitos dos processos envolvidos na aquisição de talento estão agora a decorrer em contextos digitais e a um ritmo muito rápido. Assim, a Talentia Software, fornecedor especializado em soluções de software para gestão de Rendimento Financeiro e Capital Humano, aconselha a criação de um plano de onboarding digital.

Onboarding digital: essencial para a fidelização e a produtividade

De acordo com um estudo realizado pela Headway Executive Research, 75% dos colaboradores não têm boas memórias dos seus primeiros passos nas respetivas empresas. As divergências e os potenciais desajustes no processo de “aterragem” podem ser substancialmente reduzidos com um plano de onboarding adequado. Este programa de acolhimento deverá incluir:
  • Dar a conhecer as dinâmicas internas da organização;
  • Transmitir e ajudar a interiorizar a filosofia e a cultura corporativas;
  • Conhecer aprofundadamente as características do cargo que ocupa, assim como as suas funções e responsabilidades;
  • Localizar o colaborador no organograma geral, bem como a sua posição no respetivo departamento e em relação à restante equipa.
Atualmente é cada vez mais frequente recrutar talento noutros países recorrendo ao trabalho freelancer, uma realidade que se vai incrementar com a implementação generalizada do trabalho remoto. Assim, facilitar os processos acima descritos através de um plano de onboarding digital é mais eficiente, rápido e cómodo. Mas traz ainda mais benefícios: segundo o estudo “The true cost of a bad hire” do Brandon Hall Group, as empresas que têm um sólido processo de integração conseguem 82% de lealdade nas novas contratações e aumentam em mais de 70% os níveis de produtividade. Não se trata apenas de conceber um acolhimento “amigável” para novos talentos, mas sim criar um ambiente propício ao desenvolvimento de dinâmicas positivas para toda a equipa, a longo prazo.

Como conseguir um onboarding digital eficaz 

Um onboarding requer certos elementos mínimos para poder ser considerado “bem-sucedido”. Contar com uma ferramenta de software que permita conceber e implementar o plano – como o Talentia Recruiting & Onboarding - permite a gestão centralizada de todo o processo, desde a identificação das necessidades e a planificação das etapas de recrutamento, até à gestão das propostas e dos diferentes processos de seleção. Deve também oferecer a possibilidade de implementar planos específicos para novas incorporações e formação ad hoc – neste caso com vista sobretudo ao inboarding, ou seja, para construir lealdade e melhorar o desempenho do talento da empresa.

É essencial que a ferramenta eleita para o onboarding digital conte com Inteligência Artificial, pois esta facilita o tratamento massivo de dados para a seleção do perfil mais apropriado. Além disso, proporciona ao Recruitment Manager indicadores de grande utilidade para a gestão remota de RH, que ultrapassam mesmo os processos de integração.

A nova sociedade que enfrenta esta pandemia tem de ser capaz de dar resposta aos novos desafios, e as empresas devem estar equipadas para o fazer também. Os recursos humanos talentosos vão continuar disponíveis, e contar com os melhores talentos vai ajudar na adaptação a este contexto em constante mudança. Assim, todos poderão sair vitoriosos num confronto que nunca deixou de ser competitivo.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: