Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Startup portuguesa desenvolve solução para limpeza e deservagem biológica

Startup portuguesa desenvolve solução para limpeza e deservagem biológica
Share it:
A solução de limpeza urbana tem como ação secundária a deservagem biológica, tornando-se assim a alternativa orgânica ao glifosato, que é potencialmente tóxico para o ser humano.
Startup portuguesa desenvolve solução para limpeza e deservagem biológica
A startup portuguesa Inokem desenvolveu uma solução biológica de futuro para a limpeza urbana. Esta solução orgânica e biológica permite simultaneamente a lavagem das vias públicas, bem como a deservagem biológica, evitando a utilização de herbicidas nefastos para o meio ambiente e para as pessoas.

O glifosato é o ingrediente ativo dos herbicidas mais utilizados no mundo, servindo para eliminar as ervas daninhas em ambientes urbanos e também para fins agrícolas. Apesar de não haver certezas sobre os efeitos da exposição das pessoas ao glifosato, este pode ter um impacto negativo na saúde das pessoas, tendo sido considerado, em 2015, pela Organização Mundial da Saúde, um “carcinogénico provável para o ser humano”.

Em 2017, os representantes da União Europeia discutiram a utilização do glifosato, que viu a sua licença prolongada até 2022, altura em que vai ser feita uma nova avaliação.

Por sua vez, em dezembro de 2019, foi discutida no Parlamento português a utilização deste herbicida tendo em vista a restrição da sua utilização, que acabou por não ser aplicada. Já nos Açores, foi aprovada, em setembro deste ano, a proibição de utilização de glifosato em espaços públicos.

Foi por este motivo que a Inokem, no ano de 2019, desenvolveu o Biosupra 360. Esta solução alternativa desenvolvida por esta empresa portuguesa é “amiga” do ambiente, sendo orgânica, de componente biológica. Além disso, garante a segurança das pessoas que utilizam as vias públicas no período de limpeza urbana, bem como daqueles que aplicam a solução.

Esta solução alternativa é já utilizada nas vias urbanas (passeios, estradas, valetas e caminhos, áreas industriais, áreas urbanas, espaços verdes, vias-férreas, canais, etc.), por parte de algumas câmaras municipais, juntas de freguesia, e empresas de limpeza urbana no país, num total de mais de 30 entidades públicas e privadas.

“O Biosupra 360, que surge como uma alternativa de futuro na limpeza urbana, consegue cumprir a sua função secundária de deservagem biológica, ou seja, de eliminar as ervas daninhas, e permite ainda limpar e desodorizar os passeios, garantindo sempre a segurança das pessoas”, explica o CEO da Inokem, Pedro Santos Martins.

Entretanto, a Inokem lançou uma campanha de sensibilização, onde irá plantar uma árvore por cada embalagem de Biosupra 360 comprada.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: