Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Worten assegura autonomia com migração de Microsoft 365 para tenant próprio em parceria com a Bizdirect

Worten assegura autonomia com migração de Microsoft 365 para tenant próprio em parceria com a Bizdirect
Share it:
Com o apoio da Bizdirect, a Worten desagrega os seus serviços de Cloud das restantes empresas do Grupo Sonae, obtendo maior flexibilidade e capacitação da sua gestão de TI.
Worten assegura autonomia com migração de Microsoft 365 para tenant próprio em parceria com a Bizdirect
A Bizdirect, empresa tecnológica portuguesa do grupo Sonae IM, foi selecionada pela Worten para assegurar a migração do Microsoft Office 365 para um tenant próprio. O projeto partiu da necessidade de dividir a infraestrutura de TI do Grupo Sonae e tornar as empresas mais autónomas ao nível da gestão informática.

Originalmente, o tenant existente continha diversas empresas que pertencem ao mesmo grupo, mas que operam em setores de atividades diferentes e possuem requisitos de negócios próprios. A gestão, incluindo o pacote de produtividade online Microsoft 365, era feita de forma centralizada pela equipa de TI, para todas as empresas.

Devido às limitações subjacentes à gestão multi-tenant, o Grupo Sonae identificou a necessidade de garantir maior autonomia a cada negócio, optando por dividir a infraestrutura de TI existente. Nesse sentido, a Worten desafiou a equipa de Cloud da Bizdirect para realizar a migração do tenant Microsoft Office 365, obtendo assim um tenant próprio e desagregando os seus serviços Cloud das restantes empresas do grupo.

“Os serviços Microsoft 365 não foram desenhados a pensar em cenários multi-tenant, ou seja, não permitem que haja uma segregação funcional de informação e responsabilidades para que, por exemplo, duas empresas de um mesmo grupo possam coexistir no mesmo tenant de forma segregada e autónoma. Por este motivo, tipicamente, quando existe a fusão ou separação de empresas, é necessário consolidar ou segregar os utilizadores e a respetiva informação, com o menor impacto possível e evitando a disrupção do serviço”, explica José Freire, Cloud Services Manager na Bizdirect.

Considerando a dimensão deste projeto, em que estavam envolvidos mais de 3000 utilizadores, e que incluía as migrações dos workloads de Email, OneDrive, Teams, SharePoint, Planner e Power BI, a estratégia contemplou duas fases: em primeiro lugar, foi realizada a cópia de todos os itens criados no tenant nos últimos 3 meses; seguidamente, foi realizada a troca do tenant e a restante migração de todos os documentos e ficheiros. Para realizar a migração dos workloads e tendo em conta a complexidade deste projeto, a Bizdirect contou com o apoio fundamental da BitTitan, através da sua ferramenta MigrationWiz.

“A Bizdirect, em parceria com a BitTitan, tem o know-how e a experiência comprovada em vários projetos desta natureza, nomeadamente, na definição, planeamento e execução da migração dos utilizadores e respetivos dados. Com base nisto, a migração dos dados referentes aos respetivos utilizadores ocorreu de forma rápida e completamente segura”, acrescenta o responsável da Bizdirect.

A solução implementada pela Bizdirect permite à equipa de TI da Worten ganhar mais autonomia e flexibilidade, além de proporcionar uma maior capacitação de gestão do seu roadmap e mitigar significativamente as limitações informáticas do Office365, para o mercado ibérico.

Para mais informações: https://www.bizdirect.pt
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: