Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

25 anos de VPNs - Nunca foram tão relevantes como agora

25 anos de VPNs - Nunca foram tão relevantes como agora
Share it:
A VPN comemora o seu 25º aniversário e poucas áreas do mundo da tecnologia cresceram tão rapidamente quanto a indústria virtual private network (VPN) nos últimos anos. 
25 anos de VPNs - Nunca foram tão relevantes como agora
Projetados para preservar a privacidade online e ajudar a contornar as restrições à internet, serviços de VPN têm tido mais sucesso após incidentes como o escândalo Cambridge Analytica, que abriu os olhos do público na extensão da coleção de dados moderna. 

Em territórios com leis rigorosas da internet, as VPNs também desempenharam um papel central no desbloqueio de recursos on-line e no combate à desinformação. E essas qualidades ganharam nova importância durante a pandemia, que alguns regimes têm usado para contrabandear através de iniciativas de vigilância e censurar novas regulamentações web. 

O mercado das VPNs deve valer mais de 75 biliões de dólares até 2027, o que representaria um aumento de três vezes em menos de uma década. 

Quando nasceu a VPN?

A primeira instância da tecnologia VPN pode ser seguida até um engenheiro da Microsoft chamado Gurdeep Pall, agora um dos vice-presidentes corporativos da empresa. Em meados da década de 1990, Pall e a sua equipe estavam a trabalhar num mecanismo para aceder dados de negócios de fora do escritório de forma segura. 

A solução que eles criaram acabou por ser conhecida como o Protocolo de Tunel Ponto a Ponto (PPTP), que ainda está em uso hoje, embora de forma diferente.

Protocolos

Desde a chegada do PPTP, no entanto, vários novos protocolos VPN foram desenvolvidos, todos os quais oferecem um conjunto ligeiramente diferente de atributos. 

O protocolo OpenVPN, por exemplo, ganhou destaque no início dos anos 2000 como uma alternativa versátil e altamente segura, com criptografia de 256 bits via OpenSSL. Ao contrário de muitos outros protocolos VPN, ele também é de código aberto, o que significa que seu código está disponível para qualquer pessoa usar e ver. 

Essa filosofia permitiu que o OpenVPN se estabelecesse como uma força dominante no mercado de VPN, mas outro protocolo de código aberto, chamado WireGuard, está a começar a bater à porta. 

O objetivo de qualquer protocolo de encriptação é fornecer os níveis máximos de velocidade e encriptação, ao mesmo tempo em que consome o menor número possível de recursos de computação. 

O WireGuard foi desenvolvido com este princípio frontal, oferecendo maiores velocidades de throughput e tempos de ping mais baixos do que o OpenVPN e funcionando em apenas 4.000 linhas de código. 

No entanto, enquanto fornecedores de VPN como CyberGhost e PIA introduziram o suporte ao WireGuard, muitos outros estão a adotar uma abordagem de esperar e ver. 

Em linhas gerais, maiores velocidades de encriptação traduzem-se em menor segurança e alguns fornecedores estão preocupados que o WireGuard possa não ser tão estável quanto projetos mais maduros. 

Outros fornecedores de VPN, como o ExpressVPN, desenvolveram novos protocolos especificamente para os seus respetivos serviços. Talvez previsível, o ExpressVPN afirma que o seu protocolo Lightway é mais rápido e confiável do que outras alternativas. 

O Lightway é composto por apenas 1.000 linhas de código, o que significa que deve levar apenas frações de segundo para estabelecer uma conexão VPN. 

As origens do primeiro protocolo VPN podem estar em empresa, mas nos últimos anos esse tipo de inovação na camada protocolar tem sido impulsionada em grande parte pela explosão do mercado consumidor. 

Mudança 

O consenso é que um despertar geral para problemas em torno da privacidade online e da coleção de dados criou uma procura significativa onde antes havia muito pouco. 

Acredita-se que as fugas de informação de Edward Snowden (2014) e o escândalo Cambridge Analytica (2018) tenham desempenhado um papel importante, alertando o público para os tipos de dados que tanto empresas privadas quanto agências governamentais estão a colecionar. 

Outro fator no crescimento do mercado de VPN do consumidor, é a expansão da censura na internet, particularmente na Ásia e no Oriente Médio. 

Nos últimos meses, por exemplo, o tráfego para sites de VPN aumentou em resposta às discussões sobre uma possível proibição do TikTok nos EUA e à erupção do golpe militar em Mianmar. 

Mantendo-se fiel às raízes 

Embora os serviços de VPN do consumidor tenham tido o crescimento mais dramático dos últimos anos, a tecnologia também permanece relevante no seu contexto original, na empresa. 

Alguns profetaram a morte da VPN empresarial, mas a pandemia serviu para consolidar o seu lugar na pilha de tecnologia. 

As organizações que operam no espaço estão cientes das fraquezas da tecnologia num contexto corporativo - ou seja, em torno da segurança e escalabilidade - mas estão igualmente convencidas de que as soluções tecnológicas são capazes de resolver as falhas. 

A próxima geração de VPNs empresariais, precisará apoiar uma abordagem de confiança zero, caracterizada pelo princípio "nunca confies, verifica sempre". E com o trabalho híbrido esperado para se tornar a norma, as empresas precisarão de uma maneira de segregar a rede e estabelecer túneis encriptados entre funcionários e recursos de uma maneira que as soluções atuais nem sempre permitem. 

O que vem a seguir para VPN? 

Na sua trajetória atual, a indústria de VPN espera alcançar um crescimento maciço nos anos seguintes, mas a mudança também é inevitável. Num mercado tão lucrativo como este, com a tecnologia subjacente  a desenvolver-se o tempo todo, é apenas uma questão de tempo até que uma nova inovação desencadeie um novo debate. 

O OpenVPN acredita que o setor entrará em breve num período de consolidação, durante o qual os serviços de VPN do consumidor se misturarão em browsers da Web.

É possível que um processo semelhante de consolidação já tenha começado com a chegada do novo serviço de VPN do Google, disponível com assinaturas de armazenamento na nuvem do Google One. 

Outros gigantes da tecnologia Apple e Amazon também estão a preparar ofertas de VPN próprias, que poderiam plausivelmente vir embaladas com as adesões Apple One e Prime, respetivamente. 

Outros, por sua vez, acreditam que as VPNs da próxima geração integrarão tecnologias emergentes para levar a privacidade do utilizador ao próximo nível, ocultando a atividade de navegação do próprio fornecedor de internet. 

OrchidVPN, por exemplo, é um serviço de VPN peer-to-peer que usa a tecnologia blockchain para liquidar pagamentos, proteger o anonimato e cortar intermediários do mercado. 

Em vez de pagar uma taxa de assinatura mensal, os utilizadores são cobrados com base no uso e transacionam usando a criptomoedanativa da rede. 

De acordo com o NordVPN, entretanto, o amadurecimento da computação quântica terá um papel importante no desenvolvimento da VPN. Com computadores capazes de resolver problemas cada vez mais complexos, as técnicas de encriptação usadas pelos fornecedores de VPN precisarão se tornar mais avançadas pela mesma magnitude. 

Com o potencial de tantas tecnologias diferentes para trazer melhorias ou necessitar de mudanças, a forma futura da indústria VPN é difícil de esboçar. 

As empresas precisarão de uma maneira de dar aos funcionários acesso remoto aos ativos corporativos, especialmente agora, após a pandemia. E, infelizmente, os consumidores precisarão de uma maneira de proteger sua privacidade online e sair debaixo do polegar de regimes opressivos.

Fonte: Techradar
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: