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5 empresas que impulsionaram o desenvolvimento da indústria Esports no mundo

5 empresas que impulsionaram o desenvolvimento da indústria Esports no mundo
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Há empresas visionárias que contribuíram para o desenvolvimento dos Esports quando os jogos de vídeo ainda não eram levados a sério, eram considerados uma perda de tempo e não como uma indústria rentável.

5 empresas que impulsionaram o desenvolvimento da indústria Esports no mundo
O mundo mudou sua mentalidade e os esportes eletrônicos tomaram maior expansão económica convertendo-se numa indústria fortalecida, consolidada e capaz de superar outras indústrias de relevância mundial como a música e o cinema.

Segundo a pesquisadora de mercado de videogames, Newzoo, em 2019 a indústria de eSports produziu receita de US$ 148,8 bilhões em todo o planeta, 7,2% a mais do que no ano anterior.

A reconhecida analista do setor estima que os lucros dos eSports atingirão US$ 1,1 milhão no final de 2020, os dividendos provêm de patrocínios e direitos da media, ingressos, artigos vários e infraestrutura.

De acordo com investigações recentes publicadas pela agência global de pesquisa de consumidores 2CV e ProdegeMR emitidas em 2020 estipula-se que as receitas de apostas duplicarão as cifras de 2019, aumentando de 7 bilhões a 14 bilhões de dólares como consequência da pandemia que afetou o mundo.

É evidente que o mercado de jogos de vídeo registou um crescimento vertiginoso, há até plataformas em linha como a Betway, nas quais se pode apostar em desportos virtuais, ligas e jogadores individuais dos eSports. Mais e mais empresas se somam a esta tendência para aproveitar as grandes oportunidades de negócio que oferece, enquanto os usuários desfrutam de entretenimento saudável.

De seguida, mostramos-lhe as empresas que foram determinantes para que os esportes eletrónicos tivessem um crescimento considerável nos últimos anos.

1 - Twitch

Twitch popularizou os streams de videojogos e permitiu que os utilizadores seguissem os eventos e competições dos eSports através de transmissões ao vivo.

A plataforma amazonense é pioneira em vídeos sociais para gaming tem uma audiência apoteótica que atinge 15 milhões de visitantes diariamente. Pode-se dizer que Twitch é o site perfeito em que são unidos gaming streamers e espectadores para formar uma comunidade seguidora dos eSports.

2 - Riot Games

Riot Games é uma empresa de desenvolvimento líder no mercado eSports. Trabalha há mais de uma década na arena de batalha dos esportes eletrónicos e acumulando experiência na produção de títulos de renome mundial.

Em 2009 lançou no mercado o videogame de estratégia multijogador ˈLeague of Legendsˈ que conquistou um sucesso retumbante, hoje em dia é considerado o esporte eletrónico mais competitivo do mundo com diversas versões online.

A magnitude de eventos globais como o Campeonato Mundial de League of Legends, as Séries de Campeonato e o Convite de Meia Temporada confirmam que Riot Games tem desempenhado um papel importante no crescimento e na ampla popularidade dos esportes eletrónicos.

3 - Epic Games

Com quase 30 anos de operações no mercado de jogos de vídeo Epic Games é consagrada como uma empresa desenvolvedora de prestígio e grande popularidade. ˈUnrealˈ catapultou esta empresa no mercado em 1998 com propostas inovadoras como o motor gráfico Unreal Engine, o desenvolvimento de Ips e a entrega de licenças das variantes do motor.

Em 2017 lançou ˈFortniteˈ no mercado, o título do gênero Battle Royale revolucionou o ambiente dos eSports porque permitia aos usuários jogar de graça, marcou o início de uma cultura que se mantém hoje. 

É impossível pensar no crescimento dos videogames e dos esportes eletrónicos sem mencionar ˈFortniteˈ, um jogo que envolve milhões de dólares em cada torneio.

4 - Activision Blizzard

Antes da fusão entre a Activision e a Blizzard, as empresas operavam separadamente, mas a Blizzard já tinha uma longa história em jogo online. Em 2008 ambas as empresas se tornam uma única empresa com títulos altamente procurados como ˈCall of Dutyˈ, ˈOverwatchˈ e a saga de ˈCandy Crushˈ.

Uma década mais tarde Activision Blizzard tornou-se uma das mais importantes empresas de jogos de vídeo da América e Europa, e com mais lucros no mercado. A Activision Blizzard dedicou-se a promover os desportos electrónicos, lançando projectos concretos como as ligas oficiais de ˈCall of Dutyˈ, ˈStarcraftˈ e ˈOverwatchˈ.

5 - Team Liquid

A Team Liquid é uma entidade profissional dos eSports criada em 2000. Esta organização de esportes eletrónicos tem equipas a participar em vários torneios eSports de títulos de vídeojogos como ˈFortniteˈ, ˈCall of Duty: Modern Warfareˈ, ˈCounter-Strikeˈ, ˈPUBGˈ, ˈLeague of Legendsˈ, ˈApex Legendsˈ, ˈClash Royaleˈ, ˈRocket Leagueˈ, ˈSuper Smash Brosˈ, ˈRainbow Six Siegeˈ, e ˈVALORANTˈ.

A pesquisadora de esportes eletrônicos Esportsearnings forneceu dados interessantes sobre a Team Liquid, uma organização que obteve USD 35.445.998 em lucros, de acordo com os resultados apresentados pela analista dos eSports.

As marcas de casas de apostas como a Betway continuam a ser progressivamente incorporadas nos números de empresas que não estavam relacionadas com jogos de vídeo, mas que agora vêem a possibilidade de patrocinar torneios e combinar as apostas com os desportos electrónicos. 

Pouco a pouco começam a interessar-se em aproveitar as oportunidades económicas e financeiras que podem resultar destas ligações, além do desenvolvimento crescente dos eSports a nível mundial.
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