Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Bosch lança Open BIM, a nova ferramenta de desenho para sistemas VRF

Bosch lança Open BIM, a nova ferramenta de desenho para sistemas VRF
Share it:
  • Software desenvolvido para facilitar o desenho, cálculo e modelação BIM de sistemas VRF da Bosch.
  • Área Comercial e Industrial da Bosch Termotecnologia fortalece o seu compromisso de facilitar o trabalho de designers, empresas de arquitetura e engenharia. 
  • Dia 3 de novembro, a Bosch promove webinar este novo Sistema Open BIM.
Bosch lança Open BIM, a nova ferramenta de desenho para sistemas VRF
 
No compromisso para tornar mais fácil o trabalho dos profissionais de engenharia, e ciente da importância de criar um futuro onde a colaboração, cooperação, otimização e facilidade de trabalho são as chaves do sector da construção, a área Comercial e Industrial da Bosch Termotecnologia, divisão que pertence ao Grupo Bosch, acaba de lançar a sua própria versão personalizada das ferramentas dos sistemas Open BIM do CYPE. O Open BIM BOSCH é uma ferramenta gratuita de desenho de sistemas de ar condicionado para a gama VRF (Caudal Variável de Refrigerante) que está integrada no fluxo de trabalho Open BIM proposto pelo CYPE, através da plataforma BIMserver.center.

Através desta tecnologia, a Bosch permite a implementação de um fluxo de trabalho colaborativo, multidisciplinar e multiutilizador, possibilitando o desenvolvimento de projetos de forma aberta, coordenada e simultânea. Neste fluxo de trabalho, o projeto é desenvolvido interactivamente, por meio da resolução progressiva dos seus diferentes aspetos ou componentes.

A forma de trabalho que o CYPE propõe é diferente dos fluxos de trabalho propostos por outras ferramentas BIM disponíveis no mercado. A sua principal vantagem está relacionada com o facto de ter por base formatos de troca padrão abertos e públicos (IFC), de forma a que o conteúdo do projeto BIM não precise de estar vinculado a nenhuma aplicação ou programa específico.

Para começar a trabalhar com o programa Open BIM Bosch, o utilizador pode iniciar a partir de um projeto Open BIM existente na plataforma ou gerar um novo projeto. No caso de já se encontrar ligado a um projeto existente que inclua uma maquete arquitetónica do edifício, o Open BIM Bosch irá importar a geometria, que servirá de referência para a distribuição de equipamentos. Caso o projeto Open BIM inclua informações referente a cargas térmicas de refrigeração e aquecimento do edifício, o utilizador poderá importá-lo para calcular o sistema de climatização considerando essas cargas.

Nas situações em que o utilizador não possui a geometria 3D do edifício nem as respetivas cargas térmicas, o Open BIM BOSCH permite trabalhar de forma autónoma com planos 2D e com a introdução manual dos valores de cálculo, obtendo os mesmos resultados de forma simples. Ao projetar o sistema Bosch VRF com a ferramenta, o utilizador deve selecionar as unidades interiores e colocá-las nas divisões. É aconselhável utilizar os diversos planos da planta para posicionar o equipamento de forma mais cómoda. Os equipamentos são ligados através de tubagem às unidades exteriores. É aconselhável continuar a fazê-lo na visualização 2D e usar a visualização 3D para verificar se o sistema está conectado corretamente.

Assim que esta fase de design estiver concluída, chega então o momento de "Dimensionar", a etapa em que o programa transfere os dados de cargas térmicas e condições interiores de design das divisões até às unidades interiores. No caso de duas máquinas coincidirem na mesma divisão, a carga térmica é dividida entre as duas máquinas. Da mesma forma, os dados das condições exteriores do projeto são transferidos para as unidades exteriores. Deste modo, o programa encarrega-se de verificar se o sistema está conectado corretamente e se não existem erros de projeto. Caso existam, serão exibidos uma série de avisos por forma a corrigi-los. O software verifica ainda se os comprimentos de tubagem e os desníveis entre os equipamentos estão dentro dos limites permitidos para o projeto. Por outro lado, seleciona os modelos dos equipamentos capazes de fornecerem as cargas térmicas das divisões. O Open BIM Bosch calcula também as potências corrigidas dos equipamentos em função das condições de dimensionamento. Por fim, seleciona os diâmetros das tubagens e dos derivadores, mede todos os elementos do projeto, reúne-os num documento e gera automaticamente o diagrama de instalação.

Concluída a fase de projeto, o Open BIM Bosch disponibiliza um relatório de cálculo detalhado, bem como um diagrama do sistema VRF, a medição em formato FIEBDC-3 (.bc3) e uma lista com a tabela de materiais.

A importação automática de arquitetura e cargas térmicas, mencionada anteriormente, permite que o Open BIM Bosch se torne uma ferramenta capaz de economizar tempo na introdução de dados em cada uma das fases do projeto, assim como reduzir a probabilidade de erros, no caso de modificações posteriores da geometria.

Para dar a conhecer este novo Sistema Open BIM personalizado para o projeto de sistemas VRF da Bosch, no próximo dia 3 de novembro Tiago Teixeira, Responsável de Vendas Comercial e Industrial da Bosch Termotecnologia Portugal, participará juntamente com João Lisboa, Responsável pelo departamento de pré-venda da Bosch Termotecnologia, num webinar onde serão discutidas as vantagens e as funcionalidades da ferramenta.

Inscrição no webinar: OPEN BIM BOSCH - Webinar

Pode realizar o download do programa Open BIM BOSCH na Store da BIMserver.center através do seguinte link: https://bimserver.center/pt/store/286/open_bim_bosch
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: