Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

DOCOMO, Fujitsu e NEC implementam agregação de portadora com recurso a bandas de frequência 5G em rede de acesso rádio multifornecedor pela primeira vez a nível mundial

DOCOMO, Fujitsu e NEC implementam agregação de portadora com recurso a bandas de frequência 5G em rede de acesso rádio multifornecedor
Share it:
Permitirá uma velocidade de downlink de 4,2 Gbps para comunicações de dados de alta velocidade
Agregação de portadora usando bandas de frequência 5G em RAN multifornecedor

A NTT DOCOMO, INC., a Fujitsu Limited e a NEC Corporation acabam de anunciar ter alcançado o que acreditam ser a primeira implementação a nível mundial de agregação de portadora com recurso a bandas de frequência 5G numa rede de acesso rádio (RAN) multifornecedor. A interoperabilidade com equipamentos de estação base 5G de diferentes fornecedores foi alcançada em conformidade com as especificações estabelecidas pela Open Radio Access Network (O-RAN) Alliance, um grupo internacional que trabalha visando a criação de redes de acesso rádio de próxima geração mais abertas e inteligentes.

A agregação de portadora foi alcançada utilizando as bandas de 3,7 GHz e 4,5 GHz designadas para redes 5G. Além dessa conectividade dupla obtida pelo agrupamento de bandas LTE, poderão ser alcançadas velocidades de downlink de 4,2 Gbps, permitindo uma transmissão de dados ultrarrápida.

A DOCOMO já fornece serviços 5G comerciais no Japão através de uma RAN de multifornecedor que conecta unidades de banda base e unidades de rádio remotas fabricadas pela Fujitsu e pela NEC com base nas especificações abertas de fronthaul O-RAN. A mesma configuração de sistema foi usada para atingir esta agregação de portadora 5G.

Para Naoki Tani, vice-presidente sénior da DOCOMO: "a implementação de produtos compatíveis com O-RAN irá permitir que a DOCOMO construa redes de maneira flexível e forneça serviços 5G que respondam às necessidades do cliente. A agregação de portadora promovendo a comunicação de dados 5G de alta velocidade numa RAN multifornecedor desenvolvida conjuntamente com a Fujitsu e a NEC, é uma conquista importante. A DOCOMO continuará a trabalhar com parceiros da indústria para promover serviços abertos de RAN e 5G."

Shingo Mizuno, EVP e vice-chefe da unidade de plataformas de sistema da Fujitsu, afirmou: “Estamos muito satisfeitos por ter conseguido implementar a agregação de portadora para comunicação de dados 5G de alta velocidade num ambiente com interconexão de equipamentos de vários fornecedores em conformidade com as especificações O-RAN. Este marco importante na evolução do O-RAN contribuirá muito para a entrega de serviços 5G convenientes e para a abertura da RAN, algo que a Fujitsu tem vindo a apoiar ativamente com o objetivo de melhorar os serviços 5G."

Atsuo Kawamura, vice-presidente executivo da NEC e presidente da unidade de negócio de serviços de rede da empresa, reforçou que "o sucesso da agregação de portadora nas bandas 5G é um passo crítico na melhoria contínua do desempenho da rede 5G. Estou muito satisfeito que em colaboração com a DOCOMO e com a Fujitsu, possamos agora alcançar conectividade O-RAN multifornecedor de alto desempenho. Isto irá definir as bases para serviços e negócios 5G mais abertos."

Os resultados da verificação de interoperabilidade foram apresentados durante as conferências web O-RAN Plugfest organizadas pela O-RAN Alliance. O Plugfest foi realizado simultaneamente no Japão, China, Índia, Europa e América do Norte, facilitando a execução de provas de conceito e de testes de interoperabilidade de produtos e soluções O-RAN.

No futuro, a DOCOMO, a Fujitsu e a NEC continuarão a trabalhar para a introdução rápida de serviços comerciais de agregação de portadora 5G.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: