Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Porque deves manter a palavra-passe da Netflix para ti

Porque deves manter a palavra-passe da Netflix para ti
Share it:
É bom partilhar – exceto quando pode ser um risco. A ESET olha para os novos hábitos de partilha de palavra-passe de serviços de media com outras pessoas e deixa dicas sobre boas práticas de utilização das tuas credenciais de acesso.
Porque deves manter a palavra-passe da Netflix para ti
A partilha de palavras-passe com terceiros tem vindo a tornar-se uma prática comum no contexto do uso de plataformas online como Netflix, Amazon Prime e Spotify. Pode parecer óbvio para quem a cibersegurança é já um tema presente, mas vale a pena lembrar que quando usamos a mesma palavra-passe em serviços de media que usamos para outras contas, a partilha de informação torna-se um fator preocupante e que eleva o risco das nossas contas ficarem comprometidas.

Por forma a contribuir para a consciencialização sobre os riscos do cibercrime, a ESET estabelece como bom ponto de partida as boas práticas de utilização de palavras-passe. Por exemplo, a especialista em cibersegurança chama a atenção para o facto de que pode acontecer partilharmos palavras-passe com pessoas que, mais tarde, deixamos de ver, o que pode pôr em causa a segurança dos nossos dados, especialmente nas situações em que se usam as mesmas credenciais de acesso em múltiplas contas.

Importa também considerar a forma como partilhamos as palavras-passe e como isso também nos pode pôr em risco. A transmissão de palavras-passe por escrito online representa um perigo se pensarmos que as pessoas com quem partilhámos essa informação podem, propositada ou acidentalmente, passá-la a outros sem o nosso consentimento. No Twitter há inclusive registo de utilizadores que pedem aos seus seguidores acesso a credenciais de Netflix, existindo pessoas que satisfazem essas solicitações.

Por seu lado, o uso de palavras-passe em múltiplas contas online é um hábito que acarreta a sua quota-parte de perigos. As palavras-passe mais complexas, como as “frases-passe”, são mais fortes contra ataques, mas ao duplicarmos esses termos na Internet aumentam as chances das nossas contas serem comprometidas – ainda para mais se partilharmos esses acessos com terceiros.

Além de se recomendar uma maior cautela na partilha de palavras-passe, para evitar que usemos sempre as mesmas credenciais em múltiplas contas, a ESET sugere o uso de um gestor de palavras-passe de confiança. Os gestores de palavras-passe são uma forma segura de armazenar palavras-passe para que não tenhas de te lembrar de várias credenciais únicas, sendo apenas preciso saber a palavra-passe de acesso ao gestor (ou entrar através de um registo biométrico). Estas ferramentas são robustas e assim será o único a ter acesso às suas inúmeras credenciais, mantendo os hackers longe das suas palavras-passe.

Para criar palavras-passe fortes, a ESET conta um gerador de palavras-passe de uso totalmente gratuito para se proteger de forma mais eficiente na Internet.

Para mais informações, por favor, consulte este artigo do WeLiveSecurity.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: