Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Blogs de Portugal

Universidade de Aveiro recebe Centro de Competência em Computação Avançada

Universidade de Aveiro recebe Centro de Competência em Computação Avançada
Share it:
A Universidade de Aveiro (UA) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinam no dia 9 de novembro um protocolo de cooperação para implementar um Centro de Competência em Computação Avançada em Aveiro. O Centro, cuja assinatura conta com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, quer reforçar a produção científica nacional, nas áreas que envolvem as competências digitais avançadas, como a inteligência artificial e big data.

A cerimónia da assinatura decorre pelas 13h45, na reitoria da UA, e conta com as intervenções de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, de Helena Pereira, presidente da FCT, e Nuno Feixa Rodrigues, vogal da FCT, coordenador-geral do INCode.2030 e coordenador do ACP.2030. O momento é encerrado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. A sessão será transmitida online em https://youtu.be/4Tg11dkNA2E .

No âmbito dos objetivos traçados pela Iniciativa Nacional Competências Digitais, INCoDe.2030, a implementação deste Centro de Competência, vem proporcionar a promoção de um ambiente de investigação, inovação e empreendedorismo, a mobilização do processamento de dados de uma forma mais eficaz e diversificada em todas as áreas do conhecimento, desde a economia, saúde, clima, energia, mobilidade e no estudo dos processos sociais e a adoção de normas e melhores práticas para criar interoperabilidade.

O que é um Centro de Competência em Comunicação Avançada?

O Centro de Competência funciona como uma porta de entrada para os 4 centros de supercomputação (HPC), com a capacidade de alto armazenamento e de preparar e recuperar dados desses centros HPC. Com esta capacidade, passa a deter um papel importante na análise de dados de computação avançada, com recurso a software e hardware de visualização de última geração.

Tudo isto servirá para aproximar à indústria, incluindo PME’s e investigadores em instituições de ensino superior, centros de pesquisa, CoLabs, Air Center, PT.Space, entre outras instituições.

Num futuro próximo, os Centro de Competência de Computação Avançada receberão um forte impulso do projeto europeu EuroCC, estando também previstas outras iniciativas para promover esta proximidade da sociedade aos centros.

As instituições que acolhem estes Centro de Competências recebem, por parte da FCT, uma verba que suporta a aquisição de equipamento de última geração, bem como a contratação de recursos humanos especializados nesta área.

Recorde-se que o INCoDe2030 é uma iniciativa integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais e perspetiva-se num âmbito alargado para a promoção integrada do desenvolvimento digital, começando pela inclusão e a literacia digitais, passando pela educação das novas gerações, desde a infância, pela qualificação da população ativa até à especialização de pessoas licenciadas para ocuparem empregos digitais avançados e à investigação, de forma a converter o país num impulsionador efetivo dos novos desenvolvimentos digitais.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: