Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Inovação e análise de dados para combater a desflorestação na Amazónia

Inovação e análise de dados para combater a desflorestação na Amazónia
Share it:
Amazon Conservation e SAS unem forças para proteger as florestas tropicais da extração maciça de madeira e conservar o meio ambiente.

A Amazónia perdeu 2,3 ​​milhões de hectares de floresta em 2020, 17% a mais que no ano anterior, apesar da pandemia.
Inovação e análise de dados para combater a desflorestação na Amazónia
Hoje, dia 21 de abril é o Dia Internacional da Mãe Terra, um aniversário proclamado oficialmente pelas Nações Unidas há 12 anos. O seu objetivo é consciencializar a humanidade sobre os problemas que geramos no planeta devido à superpopulação, poluição, desflorestação, não conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais.

O compromisso do SAS em criar um futuro mais sustentável através da inovação social é evidente no trabalho que desenvolve com a Amazon Conservation para ajudar a resolver uma das questões ambientais mais críticas da atualidade: travar a desflorestação da floresta tropical.

A Amazónia perdeu 2,3 ​​milhões de hectares de floresta em 2020, 17% a mais que no ano anterior, apesar da pandemia. De acordo com o Projeto de Monitorização da Amazónia Andina (MAAP), este é o terceiro pior registo dos últimos 20 anos, e o maior no Peru, Bolívia e Equador. Além disso, o relatório também indica que mais de 65% da desflorestação na Amazónia no ano passado foi localizado no Brasil, país que perdeu 1,5 milhão de hectares.

“Como líder mundial em analítica, sentimos a responsabilidade de usar a nossa tecnologia e recursos para encontrar respostas às necessidades mais urgentes da atualidade, neste caso ao desflorestação da floresta amazónica”, afirma Cátia Fernandes Crista, Communications & Customer Engagement Lead no SAS IberiaIbéria. “No SAS estamos totalmente comprometidos com o meio ambiente, por isso trabalhamos com organizações como a Amazon Conservation, disponibilizando o nosso conhecimento e capacidade analítica para ajudá-los a extrair dos dados as chaves para proteger o nosso planeta e a vida que nele habita ", acrescenta.

Proteja as florestas tropicais com dados e inteligência artificial

As florestas tropicais sofreram perdas florestais devastadoras em 2020, uma vez que os níveis de destruição e desflorestação dispararam, enquanto os esforços de conservação e fiscalização foram adiados devido ao efeito dominó da pandemia.

Em 2021, o SAS lançou um projeto de inovação social global para reunir voluntários de todo o mundo para ajudar, através de uma aplicação online, a reconhecer imagens de satélite que mostram paisagens intactas e áreas afetadas pelo desenvolvimento humano. Desta forma, preparam-setreinam-se os modelos de inteligência artificial para medir com precisão a desflorestação na selva amazónica. Enquanto a primeira fase está em andamento e classificou mais de 845.000 quilómetros quadrados da Amazónia até Mmarço, o SAS reforçoualargou o seu compromisso com esta causa em fazer a diferença unindo forças com a organização sem fins lucrativos Amazon ConservationConservação da Amazónia. Este projeto irá expandir o alcance e os esforços para identificar e rastrear a desflorestação ilegal e agilizar a intervenção através da monitorização de partes importantes da Amazónia.

Os estudos elaborados por cientistas de renome sugerem que a Amazónia está prestes a atingir o seu ponto crítico, no qual não será mais capaz de produzir as suas próprias chuvas e tornar-se-á potencialmente numa savana seca. A parceria do SAS com a Amazon Conservation ajudará a resolver uma das principais fontes de perda florestal: a desflorestação ilegal provocada pelo homem.

Como parte da atual experiência de crowdsourcing, o SAS e a Amazon Conservation incorporarão alertas de desflorestação do laboratório Global Analysis and Discovery (GLAD) da Universidade de Maryland (GLAD), que usa imagens de satélite de alta resolução para reunir dados semanais sobre a desflorestação nos trópicos.

Ao priorizar áreas altamente ameaçadas, protegidas e os territórios indígenas, o projeto vai aproveitar o poder das pessoas e da IA ​​para ajudar a automatizar o processo de determinar se a desflorestação é natural ou causada pelo homem. Com base nos alertas atuais do GLAD - que são limitados na medida em que indicam apenas as áreas de desflorestação potencial e não a causa real -, os funcionários do governo e comunidades locais poderão agora usar as informações adicionais fornecidas pelo SAS e pela Amazon Conservation Amazon Conservação para os ajudar a compreender a origem da desflorestação e determinar a sua legalidade em tempo real, de forma a poderem ser tomadas rápidas medidas sobre invasões de terras protegidas ou indígenas, antes que seja tarde demais.

“A Amazónia teve recordes históricos de desflorestação em 2020, com 5,6 milhões de acres perdidos nos nove países que abrange - um aumento de mais de 17% em relação a 2019, quando os incêndios na região se tornaram virais.” explica John Beavers, CEO da Amazon Conservation . “Espero que este esforço de crowdsourcing nos ajude não apenas a colocar uma ferramenta muito necessária nas mãos da população local que pode impedir a desflorestação, mas também uma oportunidade para que as pessoas aprendam sobre o que está a acontecer e tomem medidas”.

Para saber mais sobre como o SAS está comprometido com a responsabilidade social corporativa neste link.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: