Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Seaspiracy - Netflix - Uma visão mais critica

Seaspiracy - Netflix - Uma visão mais critica
Share it:
O documentário da Netflix está entre os mais populares do serviço de streaming desde o seu lançamento no final de março. 
Seaspiracy - Netflix - Uma visão mais critica
O documentário em si está bem conseguido, vale a pena ver mas também esquece-se de algumas coisas importantes como aquecimento global e plásticos nos oceanos.

A premissa de Seaspiracy é que Ali Tabrizi, o diretor e narrador, queria fazer um filme sobre as maravilhas do oceano, mas rapidamente se assustou porque as ações dos humanos estavam a estrangular os mares. Ele narra a sua transição de fazer limpezas na praia local para ficar preocupado com a caça às baleias e ir para a famosa enseada em Taiji, Japão, onde a matança de golfinhos ocorre regularmente. 

Isso desencadeia uma viagem ao redor do mundo e entrevistas com quase três dezenas de especialistas ou pessoas envolvidas na indústria pesqueira. 

Ao longo do filme, Tabrizi argumenta que as verdadeiras questões que afetam o oceano não são o que a grande media gostaria que acreditasses, ao mesmo tempo em que mostra recortes de notícias e estudos cobertos nas notícias para tentar fazer as suas observações. 

A mudança climática é ignorada, assim como a poluição do solo pelo plástico. Em vez disso, o filme de Tabrizi aborda o problema dos equipamentos de pesca fantasma, um tópico amplamente coberto pelos media pegando no assunto de uma grande investigação do New York Times em 2015. 

Neste documentário os bandidos são asiáticos, especificamente caçadores de baleias e golfinhos japoneses e consumidores chineses de sopa de barbatana de tubarão. 

O documentário mostra a falha de vários sistemas, e que realmente os oceanos estão em sérios problemas. A mudança climática está a causar o superaquecimento e a acidificação dos oceanos. Apenas 88 empresas são responsáveis ​​por metade de toda a acidificação dos oceanos. 

Se a mudança climática continuar sem controle, alertaram os principais cientistas do mundo, os oceanos enfrentarão “condições sem precedentes” em meados deste século. 

O peixe que Tabrizi diz que quer salvar não existirá mais se ignorarmos o aquecimento global. Ao mesmo tempo, a poluição do plástico está a fugir do controle das artes de pesca a programas de reciclagem fracassados. 

A sobrepesca também está a pressionar o alto mar, e a pesca industrial é responsável por tudo, desde a escravidão e abusos dos direitos humanos até o despejo de poluição. É literalmente tudo o que os humanos fazem, ou, mais precisamente, o que algumas grandes corporações fazem. 

Para lidar com esses problemas, serão necessárias grandes revisões sistémicas de como administramos a pesca, medidas de conservação mais rigorosas e responsabilização das empresas de combustíveis fósseis. 

A resposta do Seaspiracy , porém, é muito mais básica: torna-te vegano ou vegetariano. Apresenta outras formas de alimentação sustentável mas sempre à base de Veganismo. Mas o veganismo não reduz o plástico no oceano nem põe fim às mudanças climáticas ou ao domínio da indústria de combustíveis fósseis. 

O comentário também não fala em resolver a escravidão. A questão de apresentar uma solução relativamente simples para as enormes crises interligadas que enfrentamos dificilmente se limita ao Seaspiracy. 

O documentário é bem-intencionado mas apela demasiado ao veganismo e esquece-se do que mais prejudica os oceanos.

Fica a critica mas mesmo assim vale a pena ver.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: