Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Surto global de Ransomware reforça a importância de Backups de dados regulares, alerta Check Point Software

Surto global de Ransomware reforça a importância de Backups de dados regulares, alerta Check Point Software
Share it:
Com o número de ataques de Ransomware a aumentar de mês para mês, o Dia Mundial do Backup vem relembrar os riscos que correm as organizações que não têm uma estratégia de backup implementada para os seus dados corporativos
Surto global de Ransomware reforça a importância de Backups de dados regulares, alerta Check Point Software
No Dia Mundial do Backup, a Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder de soluções de cibersegurança a nível mundial, alerta para as potenciais consequências da não realização regular de cópias de segurança dos dados corporativos de uma empresa. Os mais recentes dados partilhados pela Check Point Software reforçam a importância desta prática, com o número de ataques Ransomware a aumentar 9% a cada mês de 2021, apresentando, nos últimos 6 meses, um crescimento de 57%.

Em 2020, o custo médio de recuperação de um ataque Ransomware foi superior a 84.000 dólares. Tendo em conta que o custo de reparação aumenta a cada hora em que os sistemas empresariais estão inutilizáveis, a capacidade de restaurar rapidamente dados e softwares é fundamental - é imperativo contar com cópias de segurança de dados completas e recentes. A Check Point Software adverte para os principais riscos de não implementar como prática regular a realização de backups de dados.
  1. Perda de clientes. Quando uma empresa não tem uma cópia de segurança dos seus dados empresariais, a primeira consequência é, sem grande surpresa, a potencial perda de confiança dos seus clientes. Se a perda de dados for definitiva, o dano pode ser irreparável.
  2. Problemas legais com o RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados). Este regulamento não se refere apenas a todas as obrigações que devem cumprir as empresas que recolhem e utilizam dados pessoais. Inclui ainda todas as responsabilidades técnicas e específicas inerentes à gestão deste tipo de informação. Todas as empresas que não façam cópias de segurança regulares e de acordo com as normas estipuladas pelo RGPD podem ser penalizadas, não apenas com sanções económicas – podem ainda ser sujeitas a inspeções administrativas, com o objetivo de encontrar mais irregularidades.
  3. Custos económicos. A perda de dados supõe perdas económicas diretas relacionadas com os serviços necessários para a sua recuperação. No melhor dos cenários – no caso de se conseguir recuperar os dados, por completo ou parcialmente – o processo será, inevitavelmente, caro. Somam-se ainda a interrupção da capacidade produtiva de uma empresa advinda da perda de dados, bem como as prováveis multas e sanções acima mencionadas.
  4. Paralisação de atividade. Como já referido, se uma empresa perde os dados e ficheiros dos seus clientes, ver-se-á obrigada a paralisar temporariamente a sua atividade, com todas as consequências que tal acarreta. Os próprios fornecedores e colaboradores perderão acesso às informações de que necessitam para operar normalmente, resultando na paralisação do serviço.
  5. Danos reputacionais irreversíveis. A perda irreparável de dados ou ficheiros significa que estes terão de ser recoletados. Neste processo, a credibilidade da empresa é inevitavelmente questionada. O trabalho de muitos anos e a confiança adquirida ao longo dos mesmos podem ficar comprometidos.

“A prevenção é a melhor forma de evitar ciberataques. Mesmo contando com o melhor software de proteção, há medidas que são indispensáveis à segurança. Devemos ter sempre em consideração que todos os ciberataques têm como principal objetivo o roubo de informações sensíveis e consequentes ganhos económicos. Portanto, é imprescindível evitar, de todas as formas, a sua perda,” começa por afirmar Rui Duro, Country Manager da Check Point Portugal. “Realizar regularmente backups de dados é absolutamente essencial para a proteção das informações contra potenciais ataques ransomware ou qualquer outro transtorno ao normal funcionamento de uma empresa,” conclui o responsável.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: