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Verificação de Factos - Dicas da Google para o ajudar online

Verificação de Factos - Dicas da Google para o ajudar online
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A pandemia da COVID-19. Eleições em todo o mundo. Verificadores de factos (fact-checkers) em todo o mundo tiveram um ano agitado. Mais de 50.000 verificações de factos surgiram na Pesquisa do Google no último ano, tendo os verificadores recebido aproximadamente 2,4 mil milhões de impressões na Pesquisa nesse período.
Verificação de Factos - Dicas da Google para o ajudar online
Um crescente número de pesquisas externas sugere que a verificação de factos pode ajudar a combater as falsidades. Num novo relatório apoiado pela Google News Initiative publicado hoje, os investigadores Ethan Porter, Thomas Wood e Yamil Velez descobriram que as correções na forma de verificação de factos eliminam os efeitos da desinformação sobre as crenças acerca da vacina COVID-19.

No entanto, a verificação de factos não é apenas para os profissionais. Todos os dias, as pessoas procuram evidências para confirmar ou refutar uma informação sobre a qual não têm certeza. Nos últimos 12 meses, as pesquisas do Google por "é verdade que ..." foram maiores do que "como fazer pão”, mesmo quando no ano passado houve uma corrida ao fermento natural.

Temos o compromisso de apoiar todos os utilizadores à medida que procuram informações confiáveis online e partilhar as nossas percepções com outras organizações de modo a reforçar a verificação de factos na Pesquisa.

Com isto em mente, e para assinalar o Dia Internacional da Verificação de Factos, no próximo dia 2 de abril, partilhamos quatro dicas simples de modo a poder ajudá-lo a fazer as perguntas certas e poder identificar melhor a desinformação online.

Verifique se uma imagem está a ser utilizada no contexto correto

Uma imagem vale mais que 1.000 palavras, como diz o velho ditado. Mas uma imagem também pode ser tirada fora do contexto ou editada para enganar. O utilizador pode pesquisar com uma imagem clicando com o botão direito do rato numa foto e selecionar “Pesquisar essa imagem no Google”. Também é possível fazer o mesmo no smartphone, ao tocar e seleccionar a imagem. Este passo irá procurar a imagem para verificar se esta já apareceu online anteriormente e em que contexto, para que o utilizador possa ver se o seu significado original foi alterado.


Procure cobertura de notícias

O que é melhor do que uma fonte? Várias!! Veja como (e se) diferentes meios de comunicação noticiaram o mesmo evento para que possa ter uma visão completa. Mude para o modo de notícias ou pesquise um tópico em news.google.com. Certifique-se de clicar em “Cobertura total” se a opção estiver disponível.



Consulte os verificadores de factos

Os verificadores de factos podem ter abordado aquela história aleatória que o seu parente lhe enviou na conversa de grupo - ou uma história semelhante que irá apontar a direção certa para descobrir o que realmente aconteceu. Tente pesquisar o tópico no Fact Check Explorer que reúne mais de 100.000 verificações de factos provenientes de publishers confiáveis em todo o mundo.


Use o Google Earth ou Street View para verificar a localização

Eventos que acontecem em lugares distantes do utilizador podem se espalhar pela falta de familiaridade com a localidade. Se o utilizador quiser saber se a foto é realmente do local que diz ser, pesquise esse mesmo local no Google Earth ou no Street View no Google Maps.

Digamos que o teu amigo enviou uma história sobre o Bigfoot a passear pela Torre Eiffel em Paris, França. Pesquisar por Torre Eiffel no Street View irá, ao menos, confirmar que a torre não tem um grande chapéu de cowboy no topo (como é o caso de Paris, Texas). Se essa parte não se confirmar, o resto da história também pode ser suspeito.


Estamos comprometidos em ajudar as pessoas a detectar informações incorretas online e apoiar o ecossistema de verificação de factos.

Mais recentemente disponibilizámos US$3 milhões para os esforços jornalísticos na verificação de factos em desinformação sobre o processo de imunização da COVID-19 e com ênfase em projetos que visem atingir públicos com menos acesso à verificação de factos ou alvo de desinformação. O Google.org ajudou a organização sem fins lucrativos Full Fact através de fundos e sete bolsistas de engenharia pro-bono em tempo integral para impulsionar o número de afirmações que poderiam detectar.

Para obter mais dicas e melhores práticas, consulte os recursos reunidos pela International Fact-Checking Network em factcheckingday.com. Caso seja jornalista, visite o Centro de formação do Google News Initiative.
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