Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Casa da Imprensa exibe a exposição, Luís Afonso – Cartoons 2022

Casa da Imprensa exibe a exposição Luís Afonso – Cartoons 2022
Share it:

 Casa da Imprensa exibe a exposição

Luís Afonso – Cartoons 2022

A exposição do cartoonista estará patente na sede da Casa da Imprensa, em Lisboa, de 12 de janeiro a 17 de fevereiro.


A Casa da Imprensa inaugura amanhã, dia 12 de janeiro, em Lisboa, uma exposição do cartoonista Luís Afonso que, através dos seus quatro alter egos que periodicamente encontramos na imprensa portuguesa (Bartoon, A Mosca, Barba e Cabelo e S.A.), irá fazer um retrato do ano de 2022.

Como tem feito com o fotojornalismo, a Casa da Imprensa, em parceria com a associação CC11, decidiu contribuir para uma maior visibilidade e valorização do cartoon jornalístico, começando por lançar O Ano em Cartoons, uma exposição/revista para a qual convidará anualmente um/uma cartoonista. “O Ano em Cartoons – Luís Afonso 22” é a primeira destas iniciativas.

A exposição será inaugurada às 17:30, no Salão de Honra da Casa da Imprensa, na Rua da Horta Seca, 20, em Lisboa, com a presença do autor, e ficará patente até 17 de fevereiro. A entrada é livre.

Durante este período haverá ainda lugar a uma apresentação, com leituras dos livros de ficção de Luís Afonso, com a chancela da editora Abysmo; bem como de um evento de encerramento, onde dois conterrâneos seus, Luís Pedro Nunes e Rui Cardoso Martins, tentarão dissecar a complexa personalidade do autor.

A exposição é composta por 13 painéis em PVC no formato 155x100 cm (um painel de abertura com textos da organização e um por cada mês do ano). Acompanha esta exposição um jornal de 8 páginas, com entrevista de Ana Sousa Dias ao autor e textos de jornalistas do Público, d’A Bola, do Jornal de Negócios e da RTP.

Faz parte também da exposição um vídeo com uma seleção de cartoons animados d’A Mosca, que passam em “loop”, bem como a visualização uma vez por dia de Everestalefe, uma curta-metragem de Luís Afonso. Estarão ainda em exposição as três obras de ficção do autor, editadas pela Abysmo, uma garrafa magnum da Niepoort, com rótulo do cartoonista e ainda vários dos seus objetos pessoais.

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: