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DPDgroup estima entregar 293 milhões de encomendas na Europa durante o Peak Period

DPDgroup estima entregar 293 milhões de encomendas na Europa durante o Peak Period
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Em Portugal, a DPD estima um crescimento na ordem dos 50% nas 3 primeiras semanas de Dezembro, traduzindo-se num pico de mais de 200.000 encomendas num só dia, que deverá ser alcançado a 30/11 (Black Friday) e a 2/12 (após o feriado).

DPDgroup estima entregar 293 milhões de encomendas na Europa durante o Peak Period

Num contexto mundial desafiante em que foi necessário tomar várias medidas de saúde para conter a propagação da Covid-19, tais como limitar o acesso dos consumidores ao comércio físico, o DPDgroup estima um aumento expressivo do comércio eletrónico no período entre a Black Friday e o Natal de 2020. O grupo antecipa que esta atividade atinja um volume de 293 milhões de encomendas entregues em toda a Europa durante o período em análise.

Em comparação com as 9,3 milhões de encomendas entregues no ano passado (2 de Dezembro 2019), em 2020, o DPDgroup conta com um aumento estimado de 50%, em conjunto com um recorde de 14 milhões de encomendas nos dias de maior afluência a Cyber Monday (30 de Novembro) e a semana antes do Natal. "A satisfação do cliente é a principal prioridade do DPDgroup, e manter a qualidade do serviço será um dos principais desafios. Os nossos volumes já aumentaram 30% em comparação com o ano passado, como tal, estamos a trabalhar de mãos dadas com os nossos clientes para responder de forma eficiente durante o Peak Period. Porém, devido ao atual contexto as previsões são mais difíceis de definir do que nunca. Acreditamos que iremos bater o nosso recorde como fazemos todos os anos, mas 2020 é um ano excecional e, igualmente, exigente", explica Bas Janssen, Director de Operações Europeias do DPDgroup.

Como player de referência no sector, o DPDgroup está a adaptar medidas estratégicas específicas para responder às necessidades deste Peak Period:
  • Entregas sem contacto, máscaras e o distanciamento social vão continuar a ser a norma, para proteger tanto colaboradores como clientes;
  • Foram adicionados mais de 120 agências e horários de abertura alargados ou horários deslocados estarão em vigor ao longo dos 1.200 centros e agências;
  • Contratação de 5.000 operadores de armazém temporários; 
  • Foram contratados mais 17.000 Condutores para a organização de recolhas e entregas;
  • Foi implementada uma maior capacidade da rede DPD em mais de 120 locais,;
  • Foram acrescentados até 400 linehauls internacionais;
  • Os horários de recolha são avaliados em estreita comunicação com os clientes.

DPD Portugal prevê crescimento de 50% nas encomendas online.

Em Portugal, as previsões apontam para um crescimento na ordem dos 50%, nas três primeiras semanas de Dezembro, face ao ano passado, e ao primeiro período pandémico (Abril e Maio). A DPD Portugal antecipa um pico de mais de 180.000 encomendas num só dia, que deverá ser alcançado a 30 de Novembro, devido à Black Friday, e a 2 de dezembro, após o feriado.

“Devido à pandemia, os compradores online são agora numa maior escala e, juntando a isto o fator de termos um número limitado de pessoas nas lojas físicas, com consequentes filas, é expectável que as compras no peak period, que medeia a Black Friday e o Natal, sejam efetivamente num número muito superior aos anos anteriores”, explica Olivier Establet, CEO da DPD em Portugal.

A DPD começa a preparar o peak period por volta do mês de Maio, o que permite conhecer as expectativas e previsões dos clientes e adequar a resposta às mesmas. Foram implementadas várias medidas, como o reforço de 300 colaboradores, nas equipas de Operações e Serviço a Clientes, a criação de duas estações temporárias, no Porto e em Lisboa, que vão permitir aumentar a capacidade de triagem das encomendas, bem como existe um investimento em diversos canais de apoio ao cliente, como um chatbot único no mercado, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, que permite responder rapidamente a questões relacionadas com as encomendas, visando reduzir o tempo de espera no atendimento e melhorar a experiência ao cliente.

No que se refere ao local de entrega, a DPD apela aos clientes que utilizem as opções OOH (Out of Home) sempre que possível, privilegiando o levantamento de encomendas na rede Pickup, quer nas 700 lojas, quer nos recém lançados 40 lockers, uma solução que será sempre mais célere.

Seis meses de pico de volumes

A pandemia de Covid-19 veio reforçar de forma significativa o e-commerce em todo o mundo. Os agentes de entrega referem-se a um "pico contínuo" com volumes crescentes de vendas a retalho online que deslocaram o sector de entrega de encomendas, impulsionados pelos volumes B2C. De facto, as receitas globais de vendas online no segundo trimestre de 2020 dispararam 71% em relação ao ano anterior.

De Abril a Junho de 2020, quando as medidas de confinamento se tornaram numa realidade na maioria dos países europeus, o DPDgroup entregou um total de 425 milhões de encomendas em toda a Europa, o que representa um acréscimo de 26% em relação a 2019.

Enquanto muitos esperavam um regresso ao padrão pré-pandemia, uma vez reabertas progressivamente as cidades em confinamento, estes crescentes picos de volumes, especialmente para B2C, têm sido consistentes desde Julho. O DPDgroup continua a registar um aumento considerável dos volumes de entregas mesmo hoje em dia: mais 30% entre Setembro de 2019 e Setembro de 2020, essencialmente, nos setores de B2C, que registou um aumento de 68% durante o mesmo período.

"O DPDgroup tem mantido as suas operações e atividades completas ao longo deste primeiro semestre desafiante. As nossas unidades de negócio responderam com sucesso aos contextos específicos de cada país graças tanto à sua forte posição no mercado, como à sua talentosa capacidade de adaptação rápida. Tomaram-se grandes iniciativas para contrariar a pandemia, apoiando as empresas locais e os esforços nacionais. Todas estas ações estão a ser mantidas na segunda vaga da pandemia", refere Boris Winkelmann, Presidente e CEO do GeoPost/DPDgroup.

Até ao final deste ano, o sector CEP (Courier, Express e Parcel) terá testemunhado contextos empresariais significativos e recordistas, incluindo uma pandemia mundial, uma mudança permanente dos regulamentos locais e do comércio eletrónico, tornando-se a longo prazo a forma mais segura e fácil de comprar. Em 2020, mais do que nunca, as vendas online estão prestes a exceder o recorde do ano anterior, começando na China com "Singles Day" (11 de Novembro), seguido da "Black Friday" (27 de Novembro), "Cyber Monday" (30 de Novembro) e, finalmente, na semana anterior ao Natal. Este período mais atarefado continuará na primeira quinzena de Janeiro, com a revenda e devolução dos vários presentes online.

O DPDgroup espera os maiores volumes de envio de sempre, e o Grupo fará o seu melhor para apoiar os seus clientes através desta época que promete bater recordes. Durante todo o ano a DPDgroup mantém o seu compromisso com:
  • Entrega de encomendas a através da utilização de uma frota com baixas emissões de CO2, tornando cada encomenda entregue neutra em carbono, sem qualquer custo adicional para os seus clientes;
  • Apesar do contexto pandémico, o DPDgroup continuará a implementar o seu ambicioso plano para reduzir a sua pegada ambiental nas principais cidades europeias. Um objetivo que já foi alcançado com 1.600 veículos com baixas emissões a entregar encomendas em 88 cidades.
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