Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Google Arts & Culture e a UNFCCC lançam novo conjunto de experiências climáticas

Google Arts & Culture e a UNFCCC lançam novo conjunto de experiências climáticas
Share it:
Google Arts & Culture e a UNFCCC lançam novo conjunto de experiências climáticas
No seguimento do lançamento da primeira experiência Heartbeat of the Earth em 2020, o Google Arts & Culture e a UNFCCC juntamente com 4 novos artistas reuniram-se para lançar um novo conjunto de “experiências em torno do clima”. As quatro experiências são baseadas numa ou mais das principais descobertas do relatório do IPCC de 2018 da ONU. Os artistas podem, assim, chamar a atenção sobre os tópicos importantes e transformar dados científicos em formatos facilmente acessíveis e emocionalmente relacionáveis. Com este objectivo definido, cada um dos artistas explora os dados climáticos utilizando tecnologias digitais, incluindo a chamada nuvem de pontos (cloud point), machine learning, animações, fotografias, vídeos, para que cada experiência ofereça uma nova lente interativa através da qual possa ser possível explorar e aprender sobre as questões climáticas complexas.

Quem:

Quatro artistas Cristina Tarquini (Itália), Giorgia Lupi (EUA), Felicity Hammond (Reino Unido), Sey Min ( Coreia)

Conteúdo: Quatro experiências on-line interativas / 'obras de arte do clima' interpretam dados científicos para criar visualizações ou cenários acessíveis que ajudam o utilizador a aprender mais sobre: os plásticos no ar que respiramos, as populações de alforrecas em expansão no Mediterrâneo e como estas nos podem ensinar sobre as mudanças climáticas, os efeitos que o aumento do nível do mar tem nas cidades costeiras e a perda de biodiversidade devido ao aumento das temperaturas:
  • Plastic Air por Giorgia Lupi // g.co/plasticair
    • O quê: A experiência convida a descobrir os redemoinhos ocultos dos microplásticos no ar, chuva e neve. Ao clicar nas partículas, saiba mais sobre a que produto cada uma delas pertence e de onde veio, como nos afeta e também como afecta o meio ambiente.
  • Climate Change Impact Filter por Sey Min // g.co/impactfilter
    • Um filtro de impacto de mudança climática que permite visualizar quais as espécies que podemos perder (pássaros e abelhas e várias outras espécies) conforme o aumento da temperatura e do nível do mar.
  • Medusae por Cristina Tarquini // g.co/medusae
    • Através de doze espécies diferentes de medusas que florescem em sete diferentes pontos quentes do Mediterrâneo, Medusae revela as mudanças no clima que estão a tornar o mar cada vez mais hostil a outras formas de vida.
  • The Lagoon por Felicity Hammond // g.co/thelagoon
    • Um trabalho de vídeo com colagens que descreve uma cidade costeira imaginária a submergir lentamente na água ao longo de 80 anos

Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: