Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Jogada Inocente - Um antes de Gambito de Dama

Jogada Inocente - Um antes de Gambito de Dama
Share it:
Adorei ver Gambito de Dama ou "The Queen's Gambit", da Netflix, uma série sobre uma mulher prodígio do xadrez nas décadas de 1950 e 1960, que conquistou o mundo do xadrez.
Jogada Inocente - Um antes de Gambito de Dama
Posto isto no catalogo da Netflix foi-me proposto um filme de 1993, que no início hesitei, mas depois lá fui ver e, diga-se, muito bom. 

O filme, Jogada Inocente, segundo a Netflix:
Um pai descobre que o seu filho de sete anos é um prodígio do xadrez rápido e contrata um mestre implacável para preparar o rapaz para participar em competições.
The Search of Bobby Fischer, que é o titulo original é um filme americano de 1993 dirigido por Steven Zaillian. 

O filme é baseado em fatos reais da infância de Josh Waitzkin. Josh é um menino de sete anos de idade interessado em basebol, como todo garoto norte-americano daquela altura. 

Durante umas idas ao parque ele ganha interesse no xadrez de rua e depois disso ele desafia o pai para uma partida de xadrez, a primeira perde de propósito mas à segunda vence-o sem espinhas. 

O pai, um cronista desportivo, percebe que o menino apresenta um talento extraordinário e contrata um professor para ajudar Josh. 

A busca pelo sucesso ameaça tornar-se obsessiva, e quase traz problemas ao menino.

Como é óbvio após o sucesso da série Gambito de Damas, este filme despertou a atenção.

A história de Josh é muito interessante e revela a pressão enorme que há sobre os jovens prodígios e principalmente o fascínio que na altura os jogadores de xadrez viviam fascinados com Bobby Fischer, antigo campeão de xadrez que desapareceu misteriosamente. 

Bobby Fischer tinha o xadrez no sangue , começou a jogar desde muito novo e bateu imensos recordes e campeões consagrados, ainda muito jovem. Assim, todos os amantes deste jogo procuram o próximo Bobby Fischer. 

No filme tentam fazer de Josh o novo Bobby Fisher mas mostra com toda a pressão pode ser complicada para uma criança. Josh fica com medo de falhar e de desiludir, mas no fim a história compõe-se.

É um filme bonito, com uma mensagem bonita de como a pressão numa criança, numa idade de brincar e ser feliz pode ser prejudicial.

É um filme de 1993 mas apresenta muito boa qualidade de imagem e bom elenco.

Fica a dica.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: